Atletas santarenos se destacam no campeonato mundial de Jiu-Jitsu

Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu foi realizado no Ginásio Ibirapuera, em São Paulo

O Professor de Jiu-Jitsu, Willians Lima recentemente esteve à frente de uma delegação de atletas de Santarém que participaram do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, que aconteceu em São Paulo, ocasião em que os atletas santarenos conquistaram várias medalhas. Ele esteve acompanhado dos também professores Leandro Teixeira e Fabrício Costa. Professor Willians falou à nossa reportagem, como funciona esse campeonato.

“O Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu que aconteceu no período de 05 a 9 de julho, envolveu atletas do Brasil e do mundo, que praticam a arte suave e desejam obter o título de campeão mundial, que se trata de um dos maiores títulos que o Jiu-Jitsu tem em si. A finalidade do campeonato é de que a pessoa possa chegar no lugar mais alto do pódio, consagrando-se campeão. Trata-se de algo muito difícil de se conquistar, devido ao alto grau de competitividade de todos os atletas, que treinam muito e se dedicam para dar o seu melhor para chegar lá e fazer bonito, consequentemente se tornar campeão mundial. Temos competidores de todo mundo, como argentinos, bolivianos, americanos, mas  a grande massa de participantes vem da América Latina. Fica um pouco mas difícil para os europeus devido a distância. Esse campeonato sempre é sediado no Brasil, mais precisamente em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera, atraindo a atenção de atletas de alto nível, como Erberth Santos, Leandro Lo e Claúdio Calasans, que são atletas de grande renome na arte e participam do campeonato em busca desse título também”, informou.

Willians Lima informou que a comitiva de atletas foi bastante diversificada. “Nós fomos em uma comitiva de 19 atletas, sendo que entre eles quatro eram crianças entre 12 e 16 anos e também mulheres para competirem. Nessa jornada tivemos a alegria de trazer campeões e vice-campeões, como Karinny Capitania, Clara Fernandes e Brenda Feleol que conquistaram o 3°Lugar; Sidney Nascimento e Sany Costa, como vice-campeões mundial e; Edson Araújo que conquistou o título de campeão mundial. Com 38 anos de idade, Edson Araújo competiu com o grau de faixa branca, 4º Dan de Jiu-Jitsu, ao participar do campeonato, e consequentemente foi graduado à faixa azul devido o período de treino dele. Edson está representando muito bem nossa equipe, ele treina há oito meses conosco e nesse período participou de vários campeonatos, sendo campeão em todos, alguns aqui na cidade, outros nos municípios de Uruará e  Oriximiná”, declarou o professor.

Ao ser questionado com relação às pessoas que têm vontade de praticar esse esporte que hoje está trazendo tanto orgulho para Santarém, o que de vê ser feito para praticar o Jiu-Jitsu? Willians Lima informou: “O Jiu-Jitsu em si não exige uma grau de saúde, qualquer tipo de pessoa pode praticar esta arte aqui conosco, até porque ao praticar a arte a pessoa passa a adquirir um bom condicionamento físico e melhor qualidade de vida. Aquelas pessoas gordinhas que desejam perder peso e adquirir um condicionamento físico, o jiu-jitsu pode ajudar, e consequentemente pode vir a se tornar um atleta. Inclusive nós já temos aqui na cidade um tetra campeão mundial, que participa de uma outra equipe, trata-se do José Carlos, ele pesava antes 160 quilos e mesmo com todo esse peso nada o impediu de praticar a arte e se tornar um tetra campeão mundial”, disse Willians Lima.

O professor disse que as portas estão abertas e os atletas não pensam em outra coisa, a não ser conquistar outros torneios. “Agora no mês de setembro nós estamos com a perspectiva de viajar para Manaus para disputar um Campeonato Internacional da Confederação da IBJJF. Trata-se de um campeonato de renome, inclusive fora do Brasil, Também estamos nos organizando para disputar futuramente a seletiva do Abu Dhabi Grand Slam, estamos lutando para conseguimos a classificação, e posteriormente irmos para os Emirados Árabes. Se Deus quiser, vamos representar a cidade de Santarém em um evento tão grande como esse”, informou.

Ao ser questionado se para participar desses torneios, os atletas estão recebendo ajuda do governo, especificamente da Secretaria de Esporte e Lazer. O professor Willians Lima falou: “infelizmente não temos contado com esse tipo de apoio, principalmente da Secretaria de Esporte e Lazer. Eu acredito que seria o dever da Secretaria estar nos apoiando e incentivando, até porque trata-se de um esporte que não trouxe apenas um ou dois e sim vários campeões aqui para Santarém, não só mundiais como também, campeões paraenses, campeões pan-americanos e assim vai. O exemplo é o atleta Fabrício Martins, que foi campeão sul-americano. No período das inscrições do campeonato, nós estivemos no gabinete do Prefeito e dos vereadores, tentamos qualquer tipo de apoio, pois viajar daqui para São Paulo o custo é muito alto. Por exemplo, um atleta gasta em torno de 3 mil reais com despesas, então, nem todos tem condições financeiras e se houvesse algum apoio da Prefeitura, poderia até ter uma melhora na questão de treinos e a possibilidade de trazer muito mais campeões. Ao invés do atleta estar se preocupando atrás de dinheiro e outras coisas, ele poderia está treinando nesse período e melhorando muito mais sua capacidade para ser campeão. Quando procuramos a Secretaria, nos deram aquela resposta de sempre: “Passem amanhã, agora estamos ocupados”. São tantas desculpas que acabam nos vencendo pelo cansaço, e consequentemente abrimos até mão. Nossa vantagem foi que a pequena classe empresarial de Santarém nos apoiou, posso dar alguns exemplos como Nefromais, Academia HD Store, Boi Prime, Massabor, entre outros empresários que tem nos ajudado, contribuído até mais do que a Prefeitura poderia fazer por nós. Nos forneceram além de passagens, kimonos, alimentação e transporte; deram incentivo e fechamos até alguns patrocínios para os próximos campeonatos que iremos participar”, finalizou o professor Willians Lima.

Por: Allan Patrick

Fonte: RG 15/O Impacto

 

Um comentário em “Atletas santarenos se destacam no campeonato mundial de Jiu-Jitsu

  • 8 de abril de 2019 em 16:45
    Permalink

    Como faço para conseguir um exemplar desse jornal

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *