Mutirão de 24 pintores voluntários revitaliza escola municipal em Alter do Chão

Escola Dom Macedo Costa foi totalmente revitalizada por alunos recém-formados pela Universidade Futura do Pintor

No último sábado, 23/09, a Escola Municipal Dom Macedo Costa, instituição de ensino de Alter do Chão/PA, que atende cerca de 270 alunos do ensino médio, recebeu um mutirão de 24 pintores imobiliários para uma pintura voluntária. A Escola foi totalmente revitalizada por dentro e por fora.

Os voluntários são alunos recém-formados pela Universidade Futura do Pintor, projeto da indústria Futura Tintas, que ensina gratuitamente a esses profissionais técnicas de pintura, empreendedorismo, atendimento ao cliente, primor na execução, entre outros temas.

Durante a ação social, os pintores tiveram a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprenderam no decorrer das aulas, em uma obra real. “Os trabalhos tiveram início por volta das 09h e os pintores receberam a notícia da ação com muita alegria e entusiasmo”, comenta Bell Zinn, coordenadora dos cursos itinerantes da universidade. Tanto o curso quanto a pintura solidária receberam apoio da loja Massafra, e foram apadrinhados por Roberta Massafra.

Roberta conta como foi adotado o critério para escolher a instituição que receberia o apadrinhamento. “Recebemos diversos ofícios de escolas e instituições pedindo apoio de vários tipos de materiais. Escolhemos a mais carente e que fosse servir a comunidade. Queremos que quando as pessoas cheguem todos os dias se sintam encantadas e motivadas no local”, comenta a empresária.

“Tudo o que está acontecendo é fantástico. Ficamos muito felizes quando soubemos que a escola receberia esse apoio da Universidade Futura do Pintor e da loja Massafra. É muito importante para o aprendizado que os alunos estudem em um ambiente limpo, agradável, organizado, motivador e colorido”, comemora Ênio Viana de Vasconcelos, vice-diretor da escola.

A UNIVERSIDADE FUTURA DO PINTOR: O projeto foi uma iniciativa do empresário Ricardo Stiepcich, sócio-diretor da Futura Tintas, fabricante de tintas, complementos, esmaltes e massas, com o objetivo de retribuir aos pintores a relação de confiança construída com a marca ao longo dos seus mais de 35 anos de história.

Uma estrutura de 1.800 m² no bairro do Belenzinho, zona leste de São Paulo, totalmente equipada para as aulas teóricas e práticas abriga o projeto desde então. “Nosso principal objetivo é desenvolver profissionais capazes de atuar no segmento de pintura não apenas com qualidade técnica, mas principalmente com ética, responsabilidade e respeito aos clientes”, explica Ricardo. “Acreditamos que o sucesso de um projeto como esse está na sua semente, em despertar nos pintores um novo olhar sobre a sua profissão e vida pessoal”, completa.

Para Sandra Campos, líder de marketing da Futura Tintas, uma das maiores vitórias está no fato de que a Universidade atravessa toda essa crise incólume. “Enquanto diversos setores, inclusive o mercado de tintas, enxuga, demite e promociona, a gente continua investindo na formação, na transformação de vidas e na construção de uma nova economia”, comemora.

AMPLITUDE: Os cursos na Universidade Futura do Pintor são totalmente gratuitos e divididos em dois módulos: a Escola do Pintor, para quem deseja ingressar na profissão, e a Academia do Pintor, para quem já atua como pintor, mas busca aprimoramento. Ambos são ministrados por 36 educadores solidários.

Por meio de um processo de aprendizado que une conhecimento técnico e humano, os alunos aprendem uma nova forma de lidar com seu próprio negócio. Técnicas em pintura, de negociação, atendimento ao cliente, planejamento da obra, excelência na qualidade, gestão de recursos e iniciação digital são alguns temas que compõem os cursos. “Outro objetivo da Universidade é auxiliar esses profissionais a entregarem não apenas um bom serviço de pintura, mas a criar uma relação duradoura e de confiança com seus clientes”, explica Patrícia.

Há, também, a módulo itinerante da Academia do Pintor que leva a oportunidade de qualificação a profissionais de várias cidades do país.

Fonte: RG 15/O Impacto e Cássia Cunha

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *