Reunião discute sistema de segurança para o Festribal 2018

Reunião com os órgãos de Segurança Pública foi realizada na tarde da última terça-feira (10), no Fórum da Comarca de Juruti para definir o esquema de Segurança para XXIV Festival Folclórico de Tribos Indígenas.

Estiveram presentes Rafael Trevisan – Promotor de Justiça, Delegado Madson Castro, Capitão Vanderley Costa – Policia Militar, Ariadne Elizabete Lima – secretária de Cultura Desporto e Turismo, Moisés Sousa – vice-presidente da Tribo Muirapinima e Alex Guedes-  presidente da Tribo Munduruku.

De acordo com o Capitão Vanderley, o Festival terá um esquema de Segurança reforçado não só pela PM como também por outros órgãos de Segurança. “O Festival das tribos é um evento reconhecido no estado. Então, o planejamento para esses eventos e, especificamente para esse, começou a ser feito no mês de abril, onde nós solicitamos o reforço de contingente policial para os dias de eventos, e como nos anos anteriores, estaremos recendo um efetivo de 30 Policiais Militares de Santarém para dar apoio nos dias do Festival”, disse o Capitão da PM.

Em relação aos menores, a orientação da Polícia Militar aos pais e responsáveis é que seja obedecida a Legislação, o Estatuto da Criança e do Adolescente, em relação à entrada e permanência nos locais, festas e casas de show.

Na oportunidade foi discutida a possível flexibilização da Lei Municipal 1.104 de 2016, que dispõe sobre o disciplinamento do horário de funcionamento de bares, lanchonetes, casas noturnas e similares, comercio ambulante e eventos realizados pela PMJ. “Infelizmente a prorrogação do horário não foi possível, haja vista que foi regulamentado por lei, e caso houvesse a prorrogação a Segurança Pública não poderia garantir que o festival se desenvolvesse na sua normalidade, e em relação aos ensaios, vai ser mantido o que está previsto na Lei Municipal”, disse Rafael Trevisan- Promotor de Justiça.

A Tribo Muirapinima tem um planejamento em relação aos ensaios, é o que confirmou o Vice Presidente da tribo, Moisés Sousa Mota. “Na verdade, a tribo tem um planejamento em torno de tudo isso, tanto na questão dos ensaios, que envolve toda essa situação quanto da segurança que a coordenação se preocupa muito, antes tínhamos problemas, hoje não, pois temos um planejamento, colocamos segurança no nosso espaço e procura arrumar todo o entorno para garantir a segurança dos brincantes como dos visitantes”, disse.

Sobre a Lei Municipal, o presidente da Tribo Munduruku, Alex Guedes deu a seguinte declaração. “Na verdade a gente entende que há uma Lei Municipal que rege tudo isso, nos estávamos tentando um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), um novo acordo para ajustar o horário, mas infelizmente não foi possível, temos que cumprir a Lei devido os órgãos de Segurança Pública não ter um efetivo suficiente para suprir a necessidade de um novo TAC e nós temos que prezar pela segurança tanto dos brincantes, quanto dos visitantes, e seria interessante que a Polícia Militar tivesse um efetivo a altura para cobrir todo esse evento, que é uma exceção, o Festival  de Juruti tudo muda, como trânsitos e horários, mas infelizmente quem rege tudo isso é a Lei e vamos ter que cumprir”, disse.

O XXVI Festival de Tribos Indígenas de Juruti acontecerá no período de 26 a 28 de Julho no Centro Cultural.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *