Sucateada e quase extinta frota de ônibus deixa usuários em perigo

A linha Rodagem-Nova República é apontada pela população como a pior de Santarém

Considerados pela população o principal meio de transporte de Santarém, os ônibus existentes na cidade viraram motivo de denúncias de usuários. Eles apontam vários problemas existentes na frota de ônibus da cidade, como atraso nos pontos, carros sucateados, cobrança da tarifa exorbitante de R$ 3,00, entre outros.

Devido à situação, sobram reclamações por parte dos usuários. Os relatos mais comuns são os de viagens perdidas porque o ônibus não suportou o percurso. “Ele (ônibus) costuma quebrar no meio do caminho quando está lotado. Já fiquei no prego umas três vezes”, revelou a trabalhadora Isalene Santos, acrescentando que do bairro onde mora até o centro de Santarém, o tempo é de quase uma hora.

Quem necessita do transporte público para ir ao trabalho diariamente reclama das péssimas condições do serviço oferecido pelas empresas de ônibus. “Quase todos os dias eu chego atrasada no trabalho. Eu ainda não sei como a minha patroa ainda não me demitiu. Isso acontece porque eu fico mais de 40 minutos na parada esperando o ônibus. Isso é muito irritante”, disparou Isalene.

Os passageiros amargam viagens e veículos velhos. Para a dona de casa Maria Antônia, o órgão responsável pela fiscalização dos ônibus, em Santarém, deveria agir com mais rigor, para que o usuário possa ter um serviço de melhor qualidade. “Eu moro às margens da BR-163 e, quando tenho que ir ao centro da cidade é um problema. Os ônibus demoram muito a passar na parada. Tudo isso deixa a gente bastante impaciente”, desabafou a usuária.

O Jornal O Impacto apurou que o contrato da Prefeitura de Santarém com as empresas que operam as linhas, indica que os ônibus com mais de dez anos não podem circular na cidade. A falta de fiscalização fica ainda maior quando se trata de áreas mais afastadas do centro. Em bairros mais carentes, principalmente os localizados nas zonas sul, oeste e leste, é possível perceber a diferença entre os transportes, muito mais defasados na periferia, de acordo com os usuários.

Ônibus com quase 15 anos foram flagrados por nossa reportagem, circulando pela cidade normalmente, de maneira ilegal, ultrapassando os 10 anos limites.

Para complicar a situação da frota, segundos os usuários, vários ônibus foram apreendidos em recentes operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As linhas da Nova República e Rodagem, são apontadas por passageiros, como as piores de Santarém.

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Santarém (Setrans) admite que as empresas tenham ônibus antigos, mas alegam estarem com dificuldades por conta da crise financeira.

O transporte público em Santarém há mais de 30 anos é autorizado de forma precária, nunca foi feito um processo licitatório, o que contraria a Lei e levou o Ministério Público Estadual (MPE) a mover uma Ação Civil Pública contra o Município em 2011, para a realização de licitação para concessão das linhas de ônibus. Em 2014, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará determinou que a Prefeitura realizasse licitação para concessões ou permissões do serviço de transporte coletivo. A Justiça também proibiu o Município de liberar novas rotas de forma precária.

APREENSÃO DE ÔNIBUS: Na semana passada, em uma fiscalização da SMT, com apoio do Detran e da Polícia Militar, 13 ônibus foram apreendidos, pois estavam atuando de forma irregular em Santarém.

Durante as operações que ocorreram nas proximidades da cabine de fiscalização da SMT localizada na Avenida Rui Barbosa, os órgãos de segurança verificaram as condições dos ônibus e documentações do veículo e motorista.

“A operação foi pensada em conjunto com os órgãos de segurança tendo em vista que muitos veículos de transporte coletivo urbano com problemas nas documentações e em más condições estavam sendo observados transportando passageiros. O objetivo é tirar de circulação os veículos que estão com alguma pendência para que se adequem, se legalizem junto ao órgão responsável e possam voltar a fornecer transporte com segurança para os passageiros”, ressaltou a chefe de fiscalização e operação da SMT Lyvia Daniel.

Os ônibus apreendidos foram levados para o pátio de retenção da VIP Leilões e só estão sendo liberados mediante regularização no sistema. Todos os anos a SMT realiza a inspeção nos transportes coletivos e nas garagens.

As operações em conjunto irão continuar com o objetivo de dar cada vez mais segurança as pessoas que utilizam o transporte coletivo de passageiros. Na segunda-feira (09) em outra fiscalização, novamente outros ônibus foram apreendidos.

Por: Jefferson Miranda

Fonte: RG 15/O Impacto

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