Prefeitura de Itaituba altera calendário fiscal e facilita pagamento do IPTU

O diretor fiscal do Município, Herbet Pinto, disse que agora, pelo novo sistema, o contribuinte poderá acessar o serviço através de qualquer computador ou celular

A Prefeitura de Itaituba, através da Secretaria Municipal de Administração – SEMAD, alterou a Portaria nº 0012/2018, que estabelece o calendário fiscal para cobrança dos tributos municipais no exercício deste ano.

O Secretário de Administração, Ronny Freitas, destacou que a alteração é mais uma alternativa que beneficia o contribuinte para sua não inadimplência junto ao órgão tributário, sendo mais uma grande oportunidade para todos respirarem e quitarem seus débitos. O Secretário destacou, por exemplo, o Desconto de 30% no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano-IPTU, até o dia 10 de setembro, em parcela única. Outro ponto positivo oferecido pela Prefeitura, é que os contribuintes poderão optar pelo pagamento fracionado em 03 parcelas mensais sucessivas, com vencimento da 1ª parcela em 10 de setembro, a 2ª em 10 de outubro e a 3ª 09 de novembro, neste caso sem o desconto previsto.

O Secretário enfatizou que a grande novidade é que a partir deste ano de 2018, o boleto do Imposto Predial e Territorial Urbano-IPTU, poderá ser impresso pelo contribuinte pela internet, dando mais comodidade e economizando tempo para a população, caso não precise utilizar o carnê. Ao encerrar o Secretário frisou o endereço na internet para o acesso dos contribuintes, que é feito pelo site da Prefeitura de Itaituba:
www.itaituba.pa.gov.br (http://itaituba.tributosmunicipais.net:8110/servicosweb/home.jsf )

NOVO SISTEMA BENEFICIARÁ CONTRIBUINTE: O diretor fiscal do município de Itaituba, Herbet Luiz de Sousa Pinto, disse à nossa reportagem, que agora, pelo novo sistema, o contribuinte poderá acessar o serviço referente ao pagamento do IPTU de 2018 através de qualquer computador ou celular. Ficou mais cômodo, confiável e ágil.

“Essa medida vai ser benéfica ao contribuinte, pois não vai ficar aguardando a chegada de carnê no seu imóvel. Aqui tivemos muitos problemas na entrega. Alguma carnês foram extraviados por brincadeira de crianças, chuvas ou animais. Agora, como disse, tudo pode ser feito no horário que for mais conveniente ao contribuinte e na segurança e conforto da sua casa ou escritório, sem precisar se deslocar até a Coordenadoria de Tributos para buscar seu carnê. Quando acessar o sistema na página da Prefeitura o contribuinte terá opção de emitir uma guia para pagamento em cota única e usufruir de desconto de 30% ou emitir a primeira parcela do imposto. O novo sistema é mais moderno, rápido e confiável, disponibilizando os serviços tributários em plataforma on line”, disse Herbert Pinto.

“Ficou menos burocrático e seguro aos contribuintes e, na mesma proporção, mais eficiente à fazenda municipal, principalmente neste momento em que o Tribunal de Justiça do Estado afetou todos as ações judiciais de execução fiscal pelo IRDR nº 03. Explico: com a determinação do TJE em suspender todas a execução fiscais no Estado o novo sistema permite com mais agilidade a inscrição de débitos fiscais em dívida ativa e seu imediato encaminhamento ao cartório de protesto de títulos”, informou Herbert Pinto.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *