Receita alerta – Prazo para entrega do ITR termina nesta sexta-feira

A Receita Federal informa que termina, nesta sexta-feira (28), às 23:59 h, horário de Brasília, o prazo para entrega da Declaração de Imposto Territorial Rural, a DITR.
Está obrigada a apresentar a DITR a pessoa física ou jurídica, exceto a imune ou isenta, proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título de imóvel rural, inclusive a usufrutuária, um dos condôminos e um dos copossuidores”.
A declaração deve ser feita por meio de arquivo eletrônico, no programa próprio para o ITR. Como outras prestações à Receita, caso seja identificado algum erro depois do envio, há possibilidade de fazer uma declaração retificadora, que substituirá a original. Quem perdeu imóvel ou teve o direito de propriedade transferido a partir 1º de janeiro deste ano também deve declarar o ITR.
NOVIDADE
Pessoas que já tiverem o CAR (Cadastro Ambiental Rural) poderão incluir o número do recibo no formulário da DITR a fim de facilitar a isenção. É a primeira vez que a Receita Federal possibilita o registro como forma adicional do contribuinte prestar as informações ambientais para a exclusão das áreas não tributáveis. Para isso, o produtor deve apresentar o ADA (Ato Declaratório Ambiental) ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) também até 28 de setembro.
Fonte: RG 15/O Impacto e Jairo Silva Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *