Em Altamira, PF desarticula quadrilha que distribuía cigarros contrabandeados

Os municípios de Altamira e Vitória do xingu, sudoeste paraense, são alvos da operação Alcatrão, da Polícia Federal, que tem como objetivo desarticular associação criminosa responsável pela aquisição e distribuição de cigarros contrabandeados. São cumpridos nove mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva nessas cidades na manhã desta quarta-feira (31).  O grupo movimentava cerca de R$ 250 mil por mês, valor equivalente a 250 caixas de cigarros contrabandeados.

Segundo a Polícia Federal, as investigações duraram oito meses, período em que a Polícia Federal de Altamira realizou três prisões em flagrante de contrabandistas locais, e levantou informações que descobriram o modo de agir da organização criminosa.

Os cigarros contrabandeados têm origem do Paraguai e, ao chegarem em Goiânia (GO), recebem nova distribuição, ocasião em que são fornecidos a contrabandistas locais do interior do Pará. Já nestas cidades, policiais civis juntavam-se com contrabandistas locais para apreender ilegalmente carregamentos de cigarros de contrabandistas concorrentes, exigindo vantagem indevida para a não lavratura da prisão em flagrante.

Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, contrabando e concussão, e as penas podem chegar até 8 anos de prisão.

Fonte: ORM

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/PF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *