Estudo do Ministério da Justiça coloca Santarém entre as cidades mais violentas

O crescente índice de criminalidade preocupa autoridades e a população de Santarém, no Oeste do Pará. Assaltos, homicídios, roubos e furtos são registrados diariamente pelas autoridades de segurança do Município. Em um estudo divulgado pelo Ministério da Justiça, Santarém aparece entre as cidades mais violentas do Brasil.
O estudo foi realizado, em 2010, pelo Ministério da Justiça e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 283 cidades brasileiras que possuem mais de 100 mil habitantes, segundo o Censo 2010. Além de Marabá e Belém, também fazem parte desta lista Marituba, que aparece como a 15ª cidade mais violenta para jovens; seguida de Ananindeua, como a 28ª – na Região Metropolitana de Belém. Na sequência aparecem Parauapebas (29ª), Abaetetuba (31ª), Castanhal (50ª), Bragança (87ª), Santarém (107ª) e Cametá (116ª).
Nos dez municípios paraenses com população acima de 100 mil habitantes considerados violentos para o público jovem, crianças e adolescentes além de expostos à criminalidade, também estão à evasão escolar e a má distribuição de renda.
Para fazer o levantamento, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública levou em consideração os números de homicídios e de acidentes de trânsito que envolveram os jovens. Em relação à educação foram observadas a frequência e a evasão escolar, bem como a presença de adolescentes no mercado de trabalho. A geração e distribuição de renda, dos municípios, também foram alguns aspectos analisados.
As cidades consideradas violentas para os jovens brasileiros, segundo o IVJ-Violência, foram aquelas que obtiveram resultados de vulnerabilidade entre “alta” e “médio-baixa”. Das 283 cidades pesquisadas, 120 ficaram nestas médias – entre este total, aparecem os dez municípios paraenses.
Fonte: RG 15/O Impacto
Segurança pública é muito mais além, não é só problena de polícia, seja civil ou militar, polícia é apenas a ponta e é claro de suma importância, mas temos que analisar em seu aspecto amplo, aqui no Brasil as leis são velhas e ineficazes, o governo federal que tem o congresso ao seus pés não toma pra si e muda nossa legislação, outra coisa importante é que não temos policiais suficientes pra fazer tantas prisões e as nossas leis velhimhas, fazem com a justiça liberem os criminosos constantementes. Então diante disso percebemos que culpar os servidores sejam policiais, MP, Judiciário é a forma mais rápida de culpar alguém. Pense nisso!!
\’\’\’Antigamente todo mundo tinha uma arma em casa e o vagabundo pensava duas vezes antes de arrombar uma residencia pois sabia que ia se dar mal…hoje o ladrao rouba pois tem ceteza que o cidadao está desarmado….a culpa é nossa , pois fomos votar pelo desarmamento….e a violencia continua…e aí??/
A imprensa deveria cobrar dos nossos Deputados, urgentemente mudanças na cúpula da policias aqui da nossa cidade, ninguém aguenta tanta violencia, a cidade não era assim, era uma cidade tranquila, onde tínhamos orgulho de viver, e agora passando por este tormento que é a falta de SEGURANÇA PÚBLICA.
é muito fácil culpar os chefes das políciais, é muito fácil, mas com certeza a violência que esta chegando tende a aumentar, independente de quem é o chefe local, pois faltam leis severas pra colocar na cadeia delinquentes e não deixa-los sair, mas temos que perceber é que Santarém cresce e quem tem que fazer alguma coisa é nossos governantes, pois junto com crescimento vem a violência.
Tá na hora de trocar os comandos da Policia Civil e Militar aki em Santarém, será que ninguém tá vendo . Depois que eles assumiram os respectivos comandos a Segurança Pública de Santarém foi de mal a pior, a violencia cresceu assustadoramente. Então GOVERNADOR, se não ta dando certo ta na hora de mudar. Mudança já
MAJOR VALÉRIO FERREIRA VIU OU LEU AS PESQUISAS!
POLÍCIA MILITAR FAZENDO SEGURANÇA DA YAMADA.
O SENHOR TEM QUE VIR A PUBLICO SE DEFENDER!
ESTOU LHE AGUARDANDO! COMANDANTE EM BELÉM JÁ ESTA SABENDO DO SEU TRABALHO!
VOLTAREI