Cem anos da Assembléia de Deus

A Assembléia de Deus é uma das instituições evangélicas que se instalou no Pará. Sua data centenária está ligada a presença de dois pastores que aportaram em Belém no dia 19 de novembro de 1910. A chegada de Daniel Berg e de Gunnar Vingren, vindos da Suécia, deu origem a fundação da Igreja Assembléia de Deus. Tornou-se uma das maiores do mundo na qualidade de organização evangélica. Tem uma estatística de 53 milhões de fiéis espalhados em 162 países.
A Assembléia de Deus vem realizando várias atividades, visando a comemoração dos seus 100 anos de existência. O encerramento está previsto para junho, em novas instalações do templo da Igreja em Belém. Para realização do centenário estão sendo projetadas algumas metas. Visa a realização de 10 mil batizados, a construção de mil núcleos missionários, cem novos templos e doação de 500 toneladas de alimentação.
O momento comemorativo do centenário da Igreja Assembléia de Deus começou com uma programação que encenou a chegada dos pastores a Belém. O pastor Ronaldo Barata informou que a comemoração representa uma maneira das pessoas terem a idéia do que aconteceu quando os pastores chegaram da Suécia. Em um barco foram transportados até o cais do porto. Vestidos como se fossem Daniel Berg e Gunnar Vingren apresentaram-se a uma multidão de evangélicos que os aguardavam.
Falando da programação a ser feita, o pastor Ronaldo Barata expressou sua satisfação e concluiu dizendo: “Foi uma idéia muito boa e muito bem aceita. Somos uma igreja genuinamente paraense. Após a criação, mudaram muitos poderes e paradigmas. A Assembléia de Deus foi fundada pela fé e agora estamos caminhando para o nosso centenário”.
A partir de Belém espalhou-se por todo Pará. Basta citar o município de Santarém que comemora 83 anos. Começou com o pastor João pereira Queiroz que inaugurou o templo, situado na Avenida 24 de Outubro, em 29 de julho de 1928. Hoje conta com 49 templos espalhados pelo Município e o templo central na Avenida Mendonça Furtado, que foi inaugurado em 27 de agosto de 1969, sob o comando do pastor José Menezes. O atual pastor é Jaime Fernandes Pires, que faz parte da Convenção Geral na qualidade de vice-presidente.
– Os cem anos da Assembléia de Deus deixaram sua marca registrada.
A evangelização não foi fácil em virtude das dificuldades. A dedicação dos evangelizadores teve grande importância para o crescimento do número de fiéis. Uma das características da Assembléia de Deus foi o avanço do “Movimento Pentecostal”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *