ALAS empossa nova diretoria
O presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS), Eriberto Santos informou que a entidade promove reunião empossar a sua nova diretoria. O evento será realizado na quinta-feira (18/11), às 18h, no Centro Cultural João Fona.
Dois candidatos demonstraram interesse em pleitear a presidência da ALAS para o biênio 2011/2012: Ednaldo Rodrigues e Eduardo Fonseca. No entanto, após entendimento resolveram compor e apenas uma chapa foi inscrita, encabeçada pelo escritor Eduardo Fonseca. Ednaldo Rodrigues vai continuar como Secretário Geral da ALAS pela terceira vez consecutiva.
Confira a formação da nova diretoria da ALAS.
Diretoria Executiva:
Presidente – Eduardo Maurício Silva Fonseca
Secretário Geral – Manoel Ednaldo Rodrigues
Primeiro Secretário – Odenildo Queiroz de Sousa
Segundo Secretário – Francisco Edson Oliveira
Tesoureiro – Milton José Rego Corrêa
Suplentes da Diretoria Executiva:
Elias Lopes do Rosário
Aurenice Araújo Gabler
Ezelimar Roque de Lima
Titulares do Conselho Fiscal:
José Gumercino Rebelo
Antônio Santos Pereira
Hélcio Amaral de Sousa
Suplentes do Conselho Fiscal:
Ivone da Silva Picanço
Eriberto Siqueira dos Santos
Isauro Farias de Sousa
A Academia de Letras e Artes de Santarém foi fundada no dia 18 de julho de 2004, pela Lei Municipal Nº 17.847/2004, de autoria do ex-vereador Osvaldo de Andrade, com empenho decisivo de Eriberto Santos e Ednaldo Rodrigues
Em 2004, a ALAS foi organizada por uma comissão provisória, considerados os fundadores da entidade: Antônio Santos Pereira (Cronista), Domingos Djalma Rego Pereira (coordenador de cultura do município e instrumentista), Edivaldo da Silva Bernardo (Escritor), Efren de Jesus Neves Galvão (escritor), Hélcio Amaral de Sousa (historiador), Manoel Ednaldo Rodrigues (jornalista e poeta) e Wilde Dias da Fonseca (historiador), Padre Sidney Canto (escritor) e Eriberto Siqueira Santos (escritor), nomeados pelo decreto municipal Nº 245/2004, de 23 de novembro de 2004, para fundar a Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS). O presidente da Comissão Provisária foi o escritor Edivaldo da Silva Bernardo e Ednaldo Rodrigues, secretário.
Em 2010, é eleita a terceira diretoria da ALAS, que já teve como presidentes: Odilson Matos Guimarães Rodrigues, Eriberto Santos e agora deve assumir a direção da entidade o professor Eduardo Fonseca.