Simão Jatene começa a escolher secretários

O governador eleito Simão Jatene

O governador eleito Simão Jatene deve apresentar, no início desta semana, alguns nomes do secretariado. Os três primeiros integrantes da equipe do próximo governo podem ser conhecidos até amanhã (14), segundo informações da assessoria de Jatene, que chegou a marcar o anúncio para a última sexta-feira, mas acabou adiando.

Uma das razões do adiamento teria sido a revisão que o governador está fazendo na atual estrutura administrativa. Jatene não descarta a fusão, extinção ou criação de novos órgãos, mas é pouco provável que vá ressuscitar as secretarias especiais existentes no primeiro mandato dele.

Ainda faltam também detalhes dos acertos com os partidos da base aliada para a definição dos nomes. Em conversa com os jornalistas, na última sexta-feira, durante uma visita à sede do Ministério Público Federal (MPF), o governador eleito confirmou a participação do economista Sérgio Leão na equipe. Leão é hoje o coordenador da transição por parte do novo governo. Não há informações sobre qual pasta seria assumida por ele.

Os primeiros nomes a serem anunciados devem ser dos secretários de Saúde, Segurança e Educação. Não há nomes confirmados, mas as especulações são de que o novo secretário de Segurança será o delegado da Polícia Civil (PC), Luiz Fernandes Rocha. Para a Secretaria de Educação, o cotado seria o ex-reitor da Universidade do Estado do Pará e deputado federal reeleito pelo PSDB, Nilson Pinto de Oliveira ou um nome indicado por ele. Para a área da saúde, o indicado virá do DEM ou PPS, os dois maiores partidos que apóiam Jatene.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *