Revolta contra Rede Celpa fecha Transamazônica

Foto: Elenilton Batista

Cerca de mil e duzentas pessoas participaram de um protesto no município de Anapú, localizado na região Transamazônica. A revolta dos moradores era com a falta de energia elétrica no Município que tem sido freqüente.

Cansados de esperar pela Rede Celpa, empresa responsável pela distribuição de energia na região, os moradores fecharam a Transamazônica por quase 6 horas. A manifestação aconteceu na quarta-feira. Com a manifestação e consequente paralisação  no tráfego,  uma fila de carros de aproximadamente cinco quilômetros se formou ao longo da estrada. Pneus  queimados, pedaços de madeira fechando a Rodovia de uma ponta a outra, foi o registro da revolta. O fato aconteceu próximo a ponte sobre o rio Anapú, impedindo a passagem dos veículos.

Segundo os moradores, foram quase 30 horas sem energia elétrica com a cidade às escuras. Revoltados, eles ameaçaram atear fogo em uma das torres do Linhão da Eletronorte, caso a diretoria da Rede Celpa não desse uma solução para o grave problema. Enquanto os manifestantes não deixavam a Rodovia, os motoristas amargavam o congestionamento em vários pontos, entre eles a travessia do rio Xingu em Belo Monte, onde o número de veículos deu trabalho aos funcionários da balsa. O gerente de perdas e apoio da Celpa, João Cerqueira, declaou  à imprensa presente no local que a causa da falta de energia no município de Anapú, foi motivada pela queda de dois postes no trecho que liga Belo Monte e Anapu. O vendaval que caiu na última terça-feira derrubou os postes que são de madeira.

Segundo João Cerqueira, os velhos postes de madeira colocados às margens da estrada há cerca de 15 anos estão apodrecendo e com isso não suportam grandes temporais. Mas segundo ele a empresa já está providenciando a troca de todos estes postes.

Solução – Os postes danificados foram substituídos por volta de cinco horas da tarde e logo em seguida houve o restabelecimento da energia para a região atingida. Coincidência ou não, o problema aconteceu exatamente no dia em que a regional de Altamira recebia o prêmio desempenho operacional dado as Regionais que se destacam no atendimento aos consumidores.

Por: Carlos Cruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *