PRF terá 430 agentes atuando nas estradas

Faltando apenas dois dias para a chegada de 2011, a maioria dos paraenses já está no clima para aproveitar os últimos dias do ano. Por isso, é necessário que a atenção seja redobrada, principalmente nas estradas. Mesmo com todas as recomendações feitas pelas autoridades de segurança pública, os dias que compreendem as semanas do Natal e Ano Novo têm sido dos mais sangrentos.

Somente do dia 24 a 29 foram registrados diversos acidentes gravíssimos nas estradas paraenses e na capital. O índice contabilizado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran–PA) mostra que, no período de 29 de dezembro do ano passado até o dia 3 de janeiro, ocorreram 391 acidentes que resultaram em 201 feridos e 24 mortos. Das vítimas fatais, 10 eram condutores, cinco passageiros, cinco pedestres e quatro motociclistas.

Os principais causadores dos acidentes ainda continuam sendo o excesso de bebida alcoólica e a falta de atenção dos condutores. Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Márcio Diniz, a fiscalização será redobrada durante a “Operação Ano Novo”, que deve iniciar hoje (30). “Vamos focar principalmente nos itens de segurança, como pneus carecas, cinto de segurança e excesso de velocidade”.

Além dos itens citados, os agentes ainda vão fiscalizar superlotação, películas, iluminação proibida (xenon), transporte de crianças fora do acento ideal e consumo de bebidas alcoólicas.

Durante os dias da operação, serão deslocados 430 agentes da PRF que devem fiscalizar os principais pontos da BR-316. Conforme a PRF, 70% dos acidentes aconteceram na BR-316 e, dentro esses, mais de 60% aconteceram no perímetro do quilômetro 0 ao 20, onde a atenção será redobrada.

Diário do Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *