Projeto promove pecuária sustentável no Pará

Esse projeto busca equilibrar a produção de alimentos sem comprometer segmentos que serão essenciais no futuro

Implantar, desenvolver e adaptar sistemas inovadores de integração como alternativas viáveis para os setores agropecuário e florestal da Amazônia. É nesse sentido que o Sebrae no Pará trabalha desde 2009 em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental, por meio do projeto Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF). Esse projeto busca equilibrar a produção de alimentos sem comprometer segmentos que serão essenciais no futuro. Importantes resultados já aparecem, como o retorno de áreas à atividade produtiva, depois da recuperação de pastagens via agricultura.

Iniciado em 2007, o projeto é desenvolvido em rede nacional e agrega os sistemas agrossilvipastoris, silvipastoris, silviagricolas e agropastoris. O Pará faz parte da Sub Rede Norte, que engloba seis Estados da região. Na mesma época de sua criação, o Sebrae iniciou o projeto de Leite e Derivados, com foco nos produtores de pequenas propriedades e nos processos de qualidade, gestão e inovação.

– Identificamos a necessidade de recuperar o solo e reflorestar as áreas degradadas nas propriedades que mais sofreram com o fenômeno de desmatamento desordenado no sul e sudeste do Pará. Esta é a proposta do projeto Integração Lavoura, Pecuária e Floresta – explica a gestora dos projetos da Carteira de Leite e Derivados do Sebrae no Pará, Maria Luzineuza.

– Nossos projetos foram criados para fortalecer os pequenos negócios da bacia leiteira do Sul e Sudeste do Pará, aumentar a produção e produtividade de leite nas pequenas propriedades – conta Maria Luzineuza.

Atualmente, são atendidos 200 produtores na carteira.

Segundo a gestora, as melhorias na região são percebidas a partir da correção do solo após a cultura do grão e aumento de produção. Maria Luzineuza explica que os próximos experimentos serão com cultivo de milho para produção de silagem como forma de alimentação alternativa para o rebanho leiteiro.

Contribuições

O ILPF é aplicado em áreas da Embrapa e em pequenas propriedades localizadas em Canaã dos Carajás, Jacundá, Eldorado dos Carajás, Xinguara e Santa Maria das Barreiras. Nesses muicípios, as propriedades são monitoradas periodicamente e seus proprietários recebem assistência técnica e suporte tecnológico. Nos demais municípios, são instaladas as unidades demonstrativas em parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado do Pará.

No trabalho de implantação do projeto, todos os envolvidos contribuem de alguma forma. A Secretaria de Agricultura colabora com o fornecimento do adubo, a Embrapa com a oferta de sementes, os produtores com a mão de obra e as prefeituras ficam responsáveis por preparar a área a ser utilizada para o plantio.

– Em Canaã dos Carajás o processo já iniciou com a primeira etapa do plantio de cultura do milho. Em outubro, começou a segunda etapa com a entrada do cultivo de capim e floresta – informa a gestora. (Sebrae)

Portal na Hora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *