Morre Lily Marinho, viúva de Roberto Marinho

Lily Marinho ao lado de seu marido, Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo, morto em 2003 aos 98 anos

Lily de Carvalho Marinho, 89 anos, viúva do fundador das organizações Globo, Roberto Marinho, morreu às 20h05 da noite desta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, por falência múltipla dos órgãos em decorrência de uma pneumonia.

O corpo de Dona Lily, como era conhecida, será enterrado às 10h30 desta quinta-feira (6), no cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo.

Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva da Clínica São Vicente, na Gávea, desde o dia 13 de dezembro de 2010, mas a informação só foi divulgada na tarde da última terça-feira (4).

Lily Marinho nasceu em 10 de maio de 1921, na cidade de Colônia, na Alemanha. Filha única da francesa Jeanne Lamb e do inglês Edward John Lamb, foi registrada na Inglaterra e educada em Paris, para onde seu pai, major do Exército britânico, havia sido transferido quando ela tinha apenas quatro anos.

Aos 17, ostentava o título de miss Paris e ficou noiva do jornalista e fazendeiro brasileiro Horácio Gomes Leite de Carvalho Filho. Chegou ao Rio de Janeiro um ano depois, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, acompanhada de sua mãe. Lily e Horácio viveram 45 anos juntos e tiveram um único filho, Horácio Gomes Leite de Carvalho Neto, que morreu em 1966, então com 27 anos, em um acidente de carro. Sete meses depois, aconselhada por sua amiga Sarah Kubitschek, Lily adotou João Baptista, que lhe deu quatro netos.

Após a viuvez, em 1983, Dona Lily se dedicou a cuidar do patrimônio herdado. Em 1988, era a maior produtora de café do Estado e era dona ainda de três estúdios de gravação. Além dos imóveis e negócios, herdou do primeiro marido obras de arte, que continuou a colecionar

Lily já conhecia Roberto Marinho desde a década de 40, mas eles se casaram apenas em 1991. Viveram juntos por 15 anos, até a morte do empresário, em 2003.

Em 2004, lançou o livro Roberto & Lily, sobre sua vida ao lado do magnata das comunicações. Em julho de 2010, ela organizou um almoço para a então candidata à presidência Dilma Rousseff na famosa mansão do Cosme Velho. Na ocasião, Lily disse que “Dilma tem coragem de fazer política”, e elogiou o presidente Lula.

Durante sua vida, Lily ficou conhecida como uma figura vivaz e espirituosa, com bastante traquejo social e sempre foi considerada uma anfitriã impecável. Organizou recepções memoráveis para pessoas importantes como a Rainha Sílvia da Suécia e Fidel Castro.

A viúva do magnata Roberto Marinho participou da festa de 80 anos da apresentadora Hebe Camargo
Lily Marinho era embaixadora da boa vontade da Unesco
Ela aparece nesta foto ao lado de Hebe Camargo, saindo de um restaurante
Lily Marinho participou de um almoço com a atual presidente Dilma Rousseff na época da campanha da candidata petista
Na imagem, Lily Marinho aparece segurando o livro 'Roberto & Lily', que escreveu em homenagem ao marido Roberto Marinho

Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *