Aeroporto de Belém volta à normalidade

Em reforma desde o dia 15 de janeiro, a pista principal do Aeroporto Internacional de Belém, foi liberada para pousos e decolagens no início da noite de ontem (27). Os voos que estavam utilizando a pista secundária foram autorizados a utilizar a pista principal após as 18 horas.

De acordo com o superintendente do Aeroporto Internacional de Belém, Samuel Lima Sales, a reforma faz parte de um procedimento normal da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), que pretendia evitar desgastes que pudessem prejudicar os pousos e decolagens. “É uma manutenção programada para manter as perfeitas condições operacionais da pista”.

Foi feito o recapeamento de 600 metros de asfalto da pista 06/24, perímetro onde o desgaste é maior. “O desgaste é natural devido as nossas condições climáticas”, explica Samuel.

Mesmo com a transferência de todos os pousos e decolagens para a pista secundária no período das obras, ele afirma que o aeroporto funcionou em condições normais. O aeroporto recebe diariamente 40 pousos e 40 decolagens, sendo que 97% dos pousos são realizados na pista principal. Segundo a Infraero, na tarde de ontem, antes da liberação, foram feitos todos os testes que garantiram a segurança da pista.

“Todas as garantias que a norma regulamenta foram feitas. Antes de suspendermos o notam (aviso aos aeronavegantes) temos que fazer todo esse procedimento. A pista é segura e já foi liberada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)”, explica Samuel.

Atrasos

Na tarde de ontem, antes da liberação da pista principal, não foram verificados atrasos nos voos, mesmo com a forte chuva que caiu. Ainda assim, a situação pela qual os passageiros da companhia aérea Gol passaram nos últimos dias por causa da decisão da companhia de não utilizar a pista secundária em dias de chuva ainda foi lembrada por alguns passageiros.

O sociólogo Leonardo Condurú, que havia acabado de voar pela Gol, acredita que os motivos dos atrasos possam ser outros. “Eles (da Gol) precisam explicar os motivos reais para aqueles atrasos porque o argumento da chuva é muito fraco, já que temos um aeroporto bem aparelhado”.

Já no início da noite, somente um voo da Gol com destino a Macapá foi cancelado. Segundo informações de atendentes da empresa, o cancelamento já estava programado e nenhuma passagem havia sido vendida. O DIÁRIO tentou confirmar informações com a assessoria da Gol, mas não obteve sucesso.

Com informações do Diário do Pará / No tapajós

Um comentário em “Aeroporto de Belém volta à normalidade

  • 18 de setembro de 2012 em 19:56
    Permalink

    Será que um dia o Aeroporto internacional de Belém vai receber o A380 ?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *