Borracharias denunciadas como foco de dengue

Pneus velhos ficam expostos a chuva, sem fiscalização da saúde

Moradores da Avenida Borges Leal, no bairro de Santa Clara, denunciam que algumas borracharias que estão localizadas próximas às residências estão servindo de criadouros do mosquito da Dengue, o Aedes Aegypti. Segundo os moradores, próximo a Travessa Sete de Setembro, onde funcionam quatro borracharias, 24 horas, os proprietários não estão cumprindo o que determina o Ministério da Saúde, com os reparos em restos de pneus.

Ainda de acordo com os comunitários, pneus antigos e que foram abandonados no pátio e nos quintais das borracharias estão acumulando água da chuva e se transformando em criadouros da larva do mosquito da dengue.

Um morador das proximidades conta que várias pessoas da sua família foram acometidas pela Dengue somente neste ano. Para ele, o surto de Dengue na sua família foi em conseqüência da água acumulada em pneus antigos, dentro das borracharias que está ocasionando a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

A coordenação da Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa) informou que já mandou um Agente de Saúde ao local, para fiscalizar as borracharias e, que várias ações de combate ao mosquito transmissor da doença estão sendo realizadas em vários bairros de Santarém.

Por outro lado, os moradores de Santa Clara afirmam que o problema continua e, que os proprietários das borracharias continuam ignorando as determinações da Divisa. Eles pedem apoio da Polícia Militar para retirar os pneus das borracharias na Avenida Borges Leal.

ESTATISTICA – Dados da Coordenação de Vigilância a Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) revelam que de 1º de janeiro a 9 de fevereiro deste ano, foram notificados 3.269 casos de dengue no Pará. Além disso, foi identificado o segundo caso de dengue tipo 4 no Estado a partir de mostras encaminhadas ao Instituto Evandro Chagas (IEC) pela Vigilância Epidemiológica do município de Belém, onde o caso foi notificado no dia 14 de janeiro.

Após investigação preliminar, foi constatado que o paciente é do sexo masculino, tem 36 anos e reside na capital paraense.

Nessas cinco semanas, também ocorreram nove mortes suspeitas de dengue, sendo 05 em Belém (03 em investigação, 01 confirmado e 01 descartado), 01 em Castanhal, 02 em Tucuruí e 01 em Marabá (todos em investigação).

Já os municípios com maior número de casos notificados são: Belém (478), Novo Progresso (309), Altamira (227), Santarém (225) e Parauapebas (177).

Por: Manoel Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *