Alcoa e Prefeitura entregam novo Hospital Municipal de Juruti

José Carlos Danza (Alcoa), Ana Márcia Cunha, Henrique Costa, Tiniti Matsumoto, Marco Aurélio Dolzane e Sinésio Campos (Dep. do Estado do Amazonas)

“É um marco na história de Juruti, pois o Hospital precisava estar bem equipado para atender melhor o povo. Agora, com certeza, teremos um suporte especial”. As palavras da professora Zélia Moutinho representam o significado da conquista da comunidade jurutiense com a inauguração da ampliação do Hospital Municipal Francisco Rodrigues Barros, no dia 13 de Fevereiro. Uma cidadã comum que por muitas vezes precisou dos serviços de saúde e aguardava com esperança pelo desenvolvimento da saúde no município.

Com recursos da Agenda Positiva da Alcoa e da Prefeitura de Juruti, o prédio deve atender às áreas urbana e rural em casos de média complexidade. Por ano, cerca de 2.500 internações devem ser realizadas, aproximadamente 720 mil atendimentos ambulatoriais gerais e 60 mil ações complementares de atenção à saúde também serão executados. “As expectativas são as melhores possíveis. O atendimento é de qualidade e os pacientes serão bem acolhidos. Essa unidade atenderá também regiões vizinhas, como Faro, Terra Santa e Corocoró, no Amazonas”, declara Ana Maria Oliveira, Secretária de Municipal de Saúde.

De acordo com o levantamento dos Indicadores de Desenvolvimento de Juruti, realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), até 2008, o município possuía um hospital de baixa complexidade, três unidades de saúde da família, seis postos de saúde, uma unidade de vigilância sanitária e epistemológica e uma unidade mista de saúde. No mesmo ano, a pesquisa sinalizou que a região possuía número maior de agentes comunitários de saúde (76) que médicos (11) e enfermeiros (19). Para Caroline Dallas Pará, diretora da unidade, com a ampliação do Hospital Municipal, o perfil da saúde de Juruti será desenvolvido. “A inauguração é positiva tanto para os pacientes quanto para os funcionários. Temos um ambiente mais espaçoso, materiais novos e um serviço de qualidade”.

Desenvolvimento planejado

O Hospital Municipal consolida os objetivos da Agenda Positiva, pois a aliança entre Prefeitura de Juruti e Alcoa foi firmada para investir na infraestrutura do município e possibilitar melhores condições à população. Centro e comunidades rurais são beneficiados com um conjunto de ações definidas durante as audiências públicas de licenciamento da Mina de Juruti, em 2005. As obras envolvem os setores de Saúde, Segurança e Justiça, Educação e Cultura, Infraestrutura Urbana e Rural. Para a execução dos projetos, foi destinado um total de R$ 50 milhões.

Segundo Tiniti Matsumoto Júnior, Gerente Geral da Alcoa Mina de Bauxita de Juruti, a área da saúde foi prioridade.  “A Agenda Positiva é um compromisso voluntário da Alcoa juntamente com poder público municipal para beneficiar a população e o município de Juruti. A saúde obteve destaque dentro dos projetos. O Hospital é uma obra muito importante e o setor era carente na região”.

De acordo com José Carlos Danza, Diretor de Mineração da Alcoa América Latina e Caribe e Gerente Geral de Operação Interino em Juruti, a importância dedicada ao setor faz parte dos valores da Empresa. “Em todas as áreas onde atuamos, nós privilegiamos a saúde e a educação. Essa é a forma como a Alcoa trabalha e interage com a comunidade. Faz parte dos nossos valores”, declara.

O Hospital Municipal foi planejado para ações de prevenção, procedimentos clínicos, diagnósticos e cirúrgicos. Para o Prefeito de Juruti, Manoel Henrique Gomes Costa, a unidade oferece todas as condições estruturais e de atendimento para que a população não tenha apenas um atendimento básico. “A parceria foi firmada com a intenção de oferecermos qualidade de vida às pessoas. Tenho a convicção que não estamos apenas inaugurando uma obra, mas dando início a uma nova etapa no que diz respeito ao atendimento público de saúde em Juruti”, relata.

Além de representantes do poder público e empresas, moradores das comunidades acompanharam a cerimônia de inauguração.

Por: Raphaella Marques e Gabriela Assayag

Um comentário em “Alcoa e Prefeitura entregam novo Hospital Municipal de Juruti

  • 17 de abril de 2012 em 10:31
    Permalink

    Gostaria de saber um telefone que possa entrar em contato com o Hospital da alcoa em Juruti/Pa.
    Grata silvia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *