Reino Unido expõe quadro mais caro vendido em leilão da história

Pintura é retrato cubista da amante de Picasso

O quadro mais caro vendido em um leilão da história, chamado Nu, Folhas Verdes e Busto, do espanhol Pablo Picasso, poderá ser contemplado a partir desta segunda-feira (7) pela primeira vez no Reino Unido.

A obra foi pintada pelo artista no ano 1932, e estará exposta ao público na galeria de arte contemporânea Tate Modern de Londres, em uma nova sala dedicada a Picasso.

O quadro foi vendido na galeria Christie’s em Nova York em maio do ano passado por um preço que marcou um recorde mundial ao alcançar a cifra de US$ 106,5 milhões (R$ 174,6 milhões). Nunca antes um quadro havia sido vendido por um preço tão alto.

O comprador – que se manteve anônimo – emprestou a obra à galeria. O diretor da Tate se mostrou muito animado ao apresentar a obra.

– Trata-se de um quadro de destaque de Picasso e estou muito feliz que possamos expô-lo perante o público britânico.

Retrato da amante

A pintura, de 162 centímetros de largura e 130 de altura, tem tons azuis, rosas e verdes vivos. Feito no estilo cubista, a obra é um retrato de Marie-Thérèse Walter, amante de Picasso no final dos anos 1920 e nos anos 1930.

Picasso era casado ao conhecer Marie em 1927, quando ela tinha apenas 17 anos. Foram amantes até 1935, quando o espanhol a trocou por outra mulher, chamada Dora Maar.

Até o momento de sua venda, o quadro fazia parte da coleção americana de Mrs. Sydney F. Rody, uma das mais prestigiosas do mundo da arte modernista.

Do R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *