Cidade de Monte Alegre completa 131 anos

Vista aérea da cidade de Monte Alegre

Ela representa, de acordo com o historiador Arthur César Ferreira Reis, uma das mais antigas fundações urbanas da Amazônia, cuja origem antecede à própria ocupação da região pêlos colonizadores lusitanos. 

A fundação de Monte Alegre remonta à primeira metade do século XVII, quando os colonizadores portugueses chegaram à região do Baixo-Amazonas. Os primeiros colonizadores portugueses chegaram à região do Médio-Baixo Amazonas em 1639, integrando a expedição comandada pelo capitão Pedro Teixeira. O primeiro local visitado foi o aldeamento de Gurupatuba.

Segundo Arthur Cezar Ferreira Reis, um dos mais brilhantes estudiosos da história de Monte Alegre, o primeiro posto de catequese na aldeia foi estabelecido por religiosos da Companhia de Jesus, os jesuítas, ainda no século XVII. De acordo com o mesmo autor, o jesuíta missionário João Felipe de Bettendorf visitou a aldeia de Gurupatuba em 1661, tendo ali erguido uma cruz. A partir de 1681, a aldeia passou a contar com a presença permanente dos religiosos Inacianos, responsáveis pela edificação de uma igreja a Nossa Senhora da Conceição.

Em 1758, no dia 27 de fevereiro, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, irmão do poderoso Marquês de Pombal,  aportou em Gurupatuba. Ele estava em viagem a Mariuá, no rio Negro, onde se encontraria com representantes do governo espanhol para tratar da demarcação dos limites entre as terras das coroas Lusitana e Espanhola. Naquele dia, ele elevou a então missão à categoria de vila, dando-lhe a denominação de Monte Alegre, em alusão a uma vila portuguesa e também à beleza que o local proporcionava aos visitantes, segundo Arthur Cezar Reis.

E nessa condição foi mantida por 122 anos, até que, no dia 15 de março de 1880, a então vila ganhou oficialmente o status de cidade. Assim, hoje, Monte Alegre completa 131 anos como cidade e faz festa. Desde ontem, uma série de eventos esportivos e culturais celebra o aniversário.

Parabéns, Monte Alegre!

Por: José Maria Piteira

Um comentário em “Cidade de Monte Alegre completa 131 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *