Acusado de pedofilia é preso em Itaituba
O elemento Irajá Fonseca, que responde na Comarca de Itaituba por crime de pedofilia e estava foragido há vários anos, foi preso na manhã de hoje, quando se apresentou à Justiça local para prestar depoimento sobre a acusação. Na ocasião, o Juiz determinou que a Polícia levasse Irajá preso.
Fatos – No dia 21/01/2009 foi feita uma denúncia na Delegacia da Mulher de Itaituba, contra Irajá Fonseca, por crime de pedofilia praticado contra crianças e adolescentes do Município.
Na época, o caso ganhou a mídia, pois tratava-se de um caso de grande repercussão na cidade, pois envolvia membros de uma família tradicional, bem como Irajá ser um homem influente e de posses na cidade “piloto de avião, dono de garimpo, fazendeiro latifundiário e empresário, e ser filho de um senhor conhecido como “Pai Velho”, o qual segundo as denúncias recebidas, lhe dava cobertura, onde no ano de 1993, Pai Velho também foi preso pela Polícia Federal acusado de transportar meninas menor de idade para se prostituírem nas boates de seu garimpo Cuiú-Cuiú.
A Comissão Justiça e Paz- CNBB N2, durante a audiência realizada pela CPI no Município de Itaituba, acompanhou o desespero de uma das famílias vítima desse cidadão, e foi solicitada a lutar com a mesma para que Irajá Fonseca fosse responsabilizado pela lei.
Hoje, pela manhã, durante a audiência, o acusado teve a coragem de se entregar e finalmente foi preso.
“Queremos parabenizar pela seriedade, competência e compromisso dos atuais Promotores e Juízes que hoje atuam em Itaituba e que com certeza trouxeram para a população local esperança e garantia de que a Lei foi feita para todos!”, disse com grande satisfação a Irmã Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante, que estava presente na audiência.
Da Redação