Cadastro ambiental contempla agricultores em Itaituba

Prefeito entrega título a uma moradora

Depois de expedir mais de 160 Cadastros Ambientais Rurais ano passado, a Prefeitura Municipal vai ampliar esse benefício na zona rural. Para isso, a Secretaria de Agricultura de Abastecimento (SEMAGRA), enviou na semana passada técnicos ambientais para quatro comunidades localizadas no ramal Norte/Sul para fazer o cadastramento de mais 200 famílias nas seguintes comunidades: Santa Terezinha, Santo Antonio, Santa Rita e Santa Luzia.

O prefeito Valmir Climaco destacou a importância do CAR como um planejamento econômico que define a produção da área rural, pois mostra que o produtor está de acordo com a legislação ambiental, servindo como mapeamento e registro das obrigações ambientais, regularização, ordenamento e planejamento ambiental das propriedades rurais.

O produtor precisa deste documento para que a propriedade esteja em situação legal perante a lei. O cadastro comprova a regularidade ambiental da propriedade rural e é pré-requisito para a obtenção de licença ambiental para uso ou exploração de recursos naturais dentro da área cadastrada.

O Cadastro Ambiental Rural funciona como uma carteira de identidade do imóvel rural e é emitido pela Secretária de Estado de Meio Ambiente do Pará (SEMA/PA). Ele é obrigatório e está vinculado ao imóvel rural, independente de transferência de propriedade, posse e domínio, além de facilitar a liberação de empréstimos bancários e mais importante: permite o monitoramento do desmatamento ilegal, ajudando assim a proteger a floresta Amazônica.

No Pará, somente os municípios de Itaituba e Paragominas, receberam o treinamento realizado pelo Ministério da Agricultura, que capacitou uma equipe técnica a fazer o CAR. Em Itaituba, mais de 350 famílias já estão sendo beneficiadas com o CAR e esse cadastro será feito até o ano de 2015

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *