Engenheiro implanta energia solar na Resex Tapajós

Engenheiro Fábio Rosa

O engenheiro Fábio Rosa esteve em Santarém, na semana passada, para implantar energia solar fotovoltaica em algumas residências da Resex Tapajós,em Santarém.

Projeto Luzes da Amazônia – O IDEAAS é uma organização governamental sem fins lucrativos, que se dedica ao uso de energias renováveis e acesso à energia em comunidades remotas ou isoladas. Desenvolve desde 2006 um projeto piloto com energias solar fotovoltaica para iluminação de residências familiares na RESEX do Tapajós, em parceria com o PSA – Projeto Saúde e Alegria. Até o momento foram atendidas aproximadamente 50 famílias, assim como capacitadas mais de 250 pessoas para o uso sustentável dos sistemas fotovoltaicos.

Nesta nova etapa estarão sendo avaliados sistemas de bombeamento solar fotovoltaico de baixo custo, sistemas de telecomunicações com uso de energia fotovoltaica e kits solar LED portáteis para uso por público em geral e público em idade escolar.

O IDEAAS também avalia em parceria com o PSA e novas parcerias locais, a instalação de outras unidades demonstrativas que podem promover o uso de renováveis e eficiência energética em residências e prédios urbanos.

Na semana passada esteve em Santarém, a convite dos empresários de Alter do Chão, o engenheiro Fábio Rosa. É pensamento dos empresários implantarem esse sistema nas empresas de Alter do Chão, para não depender da energia fornecida pela empresa Celpa, principalmente na rede hoteleira, pousadas e comércio. Segundo os empresários daquela vila balneária, com as constantes oscilações da energia fornecida pela Celpa, vários hóspedes dos hotéis e pousadas encurtaram suas férias e foram embora, bem como o comércio está tendo prejuízos constantes.

Veja matéria completa na edição de sexta-feira do jornal O Impacto.

Por: Carlos Cruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *