AS BANCADAS NO CONGRESSO NACIONAL

Levantamentos feitos através de pesquisa e avaliações dão conta sobre atuação dos congressistas comprometidos em atender compromissos firmados com aqueles que financiaram campanhas eleitorais. Os envolvidos têm como atuação principal formar grupos de pressão para ter domínio na Câmara e no Senado. Vários grupos organizados têm por trás deles as mais diversas entidades de interesses particulares. É fácil encontrar os patrocinadores de campanhas eleitorais transitando pelo Congresso diariamente para ter seus interesses garantidos através dos grupos comprometidos.

A capacidade de mobilização tem sido grande quando está em jogo os interesses particulares. Tem Deputado que defende até o seu próprio patrimônio, especialmente quando se trata de sua própria terra. Os grupos são integrados por partidários de várias siglas. Estes grupos de pressão, que são gratos aos financiadores de campanha eleitoral, não deixam por menos na hora de conseguir a fatia do bolo. Vai da ocupação de cargos nos vários escalões, a criação de leis ou anulação quando é preciso.

É dezessete o número dos grupos organizados por deputados e senadores. O maior deles cuida dos interesses de empresários e industriais. É composto por 273 parlamentares. Em segundo vem os que estão à disposição dos fazendeiros, agropecuaristas e integrantes do agronegócio, com um total de 160 parlamentares. A menor bancada está composta por 8 parlamentares, comprometida com instituições financeiras. Apesar de pequena tem poderes para atender os desejos dos beneficiados.

Entre as bancadas que estão à disposição dos financiadores, que vem mostrando peso dentro do Congresso, está aquela que é ligada às empresas do agronegócio e pecuária. Na última eleição abriram os cofres para eleger deputados e senadores. Investiram a “ninharia” de cem milhões de reais, conforme ficou provado. Aumentou a bancada ruralista que era de 56 para 160 parlamentares.

Agora estão de olho na aprovação do Código Florestal que tramita no Congresso Nacional. Querem garantir que a aprovação ocorra até 12 de junho, data que entra em vigor o decreto nº 7029/2009, prevendo que todos os imóveis rurais deverão estar com suas reservas legais averbadas. Se não acontecer, pode a lei deixar na ilegalidade 90% das propriedades rurais brasileiras. Os desejos dos ruralistas são contrariados pelos ambientalistas. Segundo eles, o Código Florestal a ser aprovado irá anistiar os desmatadores, reduzir as áreas de preservação permanente e permitir a ocupação de encostas e topos de morros.

Tudo acontece longe do povo, que só é visto de perto no período de eleição. O peso da pressão por bancadas comprometidas não está voltado para conquista de dias melhores para o conjunto da sociedade. Muitos não pensam no bem comum. Não passam de inimigos do povo que os elegeu. São poucos que estão voltados para o fortalecimento da democracia e a diminuição das desigualdades sociais.

Por: José Alves

Um comentário em “AS BANCADAS NO CONGRESSO NACIONAL

  • 3 de setembro de 2012 em 17:05
    Permalink

    se ele não virar a CASACA ele pode ter morto pois a maioria dos PARLAMENTARES BRASILEIROS de hoje em dia estão aiados ás tais e tais FORÇAS DO MAL.etc.de inúmeras denominações.etc.e quase não tem nenhum parlamentar que são 100% á favor das tais e tais FORÇAS DO BEM…pois…conforme–PLATÃO–“”O problema de quem não gosta de POLÍTICA é que sempre será governado por quem gosta e principalmente de quem gosta e gosta um ito de POLÍTICA””—e tudo na vida é POLÍTICA de uma forma e ou de outra tudo é POLÍTICA—principalmente aonde será decidido tudo sobre os CI DADÕES seja lá aonde for tudo é POLÍTICA.etc.querendo e ou não querendo.etc.pois por exemplo excepcionais PROFISSIONAIS que não conse guem nada de nada mesmo é por não ter os seus LEGÍTIMOS REPRESENTATIVIDADES PARLAMENTARES e ou LOBBISTAS á favor de sua profissão/ categoria-profissão.etc.-como por exemplo acontece com a maior de todas as 17 ÁREAS DA SAÚDE.etc.pois é mais de 60% de todas as 17 ÁREAS DA SAÚDE e a 02ª maior do país regulamentada oficial e é também uma das 02, 03 profissões mais antigas-SECULAR-pois tem quase 150 anos de e xistencia-a enfermagem brasileira.etc.á qual mesmo assim ainda hoje não conseguiu até hoje nada de nada mesmo e nem mesmo o mínimo do mí nimo as suas 30 horas.etc..

    https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/376759_10151973788305221_193518749_n.jpg

    e quem gosta mas gosta muito mas muito mesmo de—POLÍTICA—infelizmente são a maioria dos que pertencem á tal—FOR ÇA—DO—MAL((–os-SURRUPIADORES-os—CORRUPTOS-.etc.))–mas absurdamente do outro lado os que na sua maioria não gostam de—POLÍTICA–são os que perten cem á tal—FORÇA—DO—BEM—(((–profissionais-SAÚDE-EDUCAÇÃO-SEGURANÇA-PÚBLICA-o-trabalhador-o-povo-em-geral-.etc –)))–e isto tudo ainda acontece ainda hoje em dia—JULHO/2012-SÉCULO—XXI —há mais de MEIO MILENIO do DESCOBRIMENTO DO BRASIL.etc. pois os das FOR ÇAS DO MAL só precisam que nada nada mesmo que favoreça os da FORÇA DO BEM não vá prá frente de jeito nenhum…pois os das FORÇAS DO MAL não precisam de nada pois agem na—ESCURIDÃO—na-CLANDESTINIDADE ILEGALIDADE OCULTAMENTE ESCONDIDINHO.etc.isto é só preci sam que nada de nada mesmo chegue aos que pertencem ás FORÇAS DO BEM…só isto…e nada mais…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *