Nem 50% dos contribuintes entregaram o IRPF em Santarém

Até o dia 19 de abril de 2011, apenas 26.543 declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do exercício de 2011 foram entregues na região jurisdicionada pela Delegacia da Receita Federal do Brasil (DRF) em Santarém. Como são esperadas aproximadamente 58.000 transmissões, chega-se à conclusão que nem a metade dos contribuintes do Oeste do Pará quitaram sua obrigação com o Fisco.
A DRF Santarém é responsável por 29 municípios paraenses e mais dois amapaenses. A quantidade esperada foi obtida através de uma estimativa que considera as declarações enviadas no ano anterior e mais outras características, como redução ou aumento do número de contribuintes devido a mudanças na legislação. Em números mais exatos, apenas 45,76% dos habitantes destes municípios obrigados a fazer o IRPF já fizeram sua transmissão para o sistema da Receita. Pegando o município de Santarém como exemplo, até o dia 19, apenas 8.456 declarações foram enviadas, quando são esperadas quase 19.000.    
O fato de a declaração ter um prazo relativamente longo para ser enviada (aproximadamente dois meses) colabora para o número baixo observado pela Receita Federal em Santarém. Mas a causa que mais contribui para a pouca procura até o momento é que ela é inteiramente feita pela internet. Basta baixar o programa no site www.receita.fazenda.gov.br, informar os rendimentos e deduções e transmitir, tudo isto em questão de minutos.
O prazo para entrega já expira na semana seguinte: dia 29 de abril até as 23:59 h. Quem não declarar até esta data estará sujeito a multa que pode variar de R$ 165,74 até 20% do valor do imposto devido.  

Fonte: Jairo Silva Oliveira – ATRFB DRF/Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *