Encontro sobre recursos hídricos do Baixo Amazonas começa nesta quarta-feira, dia 27

Começa nesta quarta-feira, 27 de abril, em Santarém (PA), o 9º Encontro de Estudos e Debates sobre Águas Doces do Baixo Amazonas, que discutirá o tema “Sistemas Fluviais do Oeste do Pará: potenciais e desafios”. Os múltiplos usos dos recursos hídricos na bacia do rio Tapajós serão discutidos durante o encontro, que tem o objetivo de divulgar e debater estudos voltados à gestão racional das águas doces da região.

Promovido pelo Fórum de Pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisas Científicas de Santarém (FOPIESS), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Agência Nacional de Águas (ANA), o Encontro inicia às 19 horas, no Amazônia Boulevard (Av. Mendonça Furtado, nº 2946), com a conferência “A Importância do Saneamento na Manutenção dos Sistemas Fluviais”, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Von Sperling, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na quinta-feira, dia 28, às 19 horas, será realizada mesa-redonda sobre os usos múltiplos dos recursos hídricos da bacia do rio Tapajós, a qual discutirá temas como geração hidrelétrica, navegação, fluxos quantitativos de água e sedimentos, entre outros. O evento encerra-se na sexta-feira, dia 29, com a mesa-redonda que discutirá o planejamento dos recursos hídricos da bacia do rio Tapajós.

O 9º Encontro de Estudos e Debates sobre Águas Doces do Baixo Amazonas conta com o apoio da Embrapa, Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará, Universidade do Estado do Pará (UEPA), ULBRA, Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) e Faculdades Integradas do Tapajós (FIT).

Inscrições – No valor de R$ 10,00 para estudantes e R$ 15,00 para profissionais, as inscrições para o encontro na UFOPA estão sendo realizadas na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPPIT) e na secretaria do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), situadas no Campus Tapajós, e no Laboratório de Biologia Ambiental, no Campus Rondon.

Mais informações no sítio http://encontrodasaguas.ufopa.edu.br, através dos correios eletrônicos encontrosfopiess@gmail.com e eventosfopiess@gmail.com, ou pelos telefones (93) 2101-4905 (PROPIT/UFOPA), 2101-4944 (ICTA/UFOPA) e 2101-3604 (Laboratório de Biologia Ambiental/UFOPA).

Fonte: Ascom/UFOPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *