Município entrega títulos definitivos para moradores do bairro Maria Madalena
Com a presença expressiva de moradores do bairro Maria Madalena, na manhã de sábado, dia 30, a Prefeitura de Itaituba entregou o primeiro lote de títulos definitivos de terras, contemplando 40 do total de quase trezentos que também irão recebê-lo em outra ocasião.
A solenidade ocorreu na sede comunitária do bairro, onde o líder de governo (PMDB) vereador Luiz Fernando Sadeck representou o prefeito Valmir Clímaco no ato solene. O primeiro a fazer uso da palavra foi o presidente da comunidade Itamar Dias, que afirmou ser o gesto do Prefeito um ato histórico para os moradores que começou como uma invasão em 2007 e agora está se tornando um bairro com infraestrutura.
O diretor de tributos, Waltinho, agradeceu o apoio dos demais setores da Prefeitura, explicando que a liberação dos primeiro 40 e dos demais títulos que ao final irá totalizar 612, será feita até o final desse ano. Waltinho agradeceu o empenho do vereador Peninha que quando presidiu a comissão de terras na Câmara se empenhou e teve projeto de lei aprovado para garantir que todos os moradores do bairro pudessem ter acesso ao título definitivo.
Encerrando os discursos, o líder de governo justificou a ausência do Prefeito que estava em outro compromisso inadiável no mesmo o horário, lembrando que apesar de ter sido aprovado em 2005, apenas na gestão do atual Prefeito o projeto de lei saiu do papel.
Peninha destacou o aspecto social da entrega do título que beneficia os moradores do bairro que reduziu e eliminou as despesas cartorárias, que elimina a escritura, sendo necessário somente o registro de imóvel, além de acabar com a grilagem. Peninha lembrou, que em outras gestões foi repassado aos moradores do bairro apenas uma procuração que não tinha nenhum valor jurídico que garantisse a real posse dos que moravam no bairro.
No ato solene, os componentes da mesa entregaram oito títulos, sendo os demais entregues pelos funcionários do setor de Tributos. Estiveram compondo a mesa oficial no ato solene: Antonieta Lima (Semdas), professora Eliane Mendonça (coordenadora do IFPA), vereadores Diomar Figueira e Peninha.
Por: Nazareno Santos