IBAMA e Polícia Civil estouram rinhas de galo em Santarém

Agentes da Polícia e Ibama apreendem galos de briga

Em uma rua simples do bairro Prainha, em Santarém, ao lado de um comércio, havia duas casas com ringues onde os animais lutavam.

Nas casas vizinhas, foi possível identificar vários apetrechos utilizados para treinamento dos galos, ou para “varejar”, segundo a linguagem dos envolvidos nesse tipo de crime. No entendimento dos autuados, o treinamento não é luta e, portanto, não seria crime. Contudo, é configurada luta, apenas em métodos menos cruéis ao se utilizar proteção nos bicos e esporas dos animais, o que passa a ser crime de maus tratos, cabendo enquadramento segundo a Lei de Crimes Ambientais, com multa chegando a R$3.000,00 por indivíduo.

Foram identificados vários animais bastante machucados e outros em gaiolas cujas condições não eram adequadas ao bem estar dos mesmos, em um total de 70 galos.

A operação foi montada a partir de denúncia, com acompanhamento da Polícia Civil, que enviou agentes de inteligência para observar toda a movimentação. Após a constatação do fato, ao perceber a aproximação das viaturas, várias pessoas se evadiram, mas foram presos 03 envolvidos.

“Não se justifica incitar os animais à luta. Naturalmente, tem instinto de proteger seu território, mas daí ao ser humano provocar isso, é muita crueldade. Basta ver os resultados, animais feridos e até mesmo morto. É incompreensível como alguém pode se divertir provocando tortura em outros seres”, declara Hugo Américo Schaedler, Gerente Executivo do IBAMA em Santarém.

Os animais foram apreendidos e passarão por acompanhamento veterinário para que seja avaliado o estado sanitário dos mesmos. A destinação se dará após a emissão do laudo e os animais poderão ser doados a um zoológico, para alimentação de animais silvestres, ou serem abatidos em frigoríficos.

Fonte: Hugo Américo Rubert Schaedler

Um comentário em “IBAMA e Polícia Civil estouram rinhas de galo em Santarém

  • 4 de maio de 2011 em 23:17
    Permalink

    Sinceramente nao consigo entender o raciocinio do ser humano. Num momento os galos sao quase como pessoas, que estao em local inadequado e sao mal tratados. No entanto, logo apos podem ser usado para alimentar outros animais em zoologicos ou serem abatidos em frigorificos… Alguem pode me explicar isso??? sinceramente me parece que a preocupacao nao eh com os animais! Nao tem logica.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *