PLEBISCITO

A notícia da aprovação pelo Congresso Nacional para a realização do Plebiscito para a criação do Estado do Tapajós foi recebida pela população com grande entusiasmo. A inclusão do Estado do Carajás é recente. A luta pela criação do Estado do Tapajós tem a marca de mais um século. O sonho tem início em 1876 quando houve a proposta para se criar a Província do Tapajós. Agora tornou-se realidade depois de longa caminhada no sentido de termos mais uma Unidade Federativa.

A votação favorável ao Plebiscito representou uma grande vitória. A população ficou extremamente satisfeita com a decisão. A criação do estado do Tapajós terá grande importância e será a saída a favor do progresso e do soerguimento da região. A população ficou extremamente satisfeita com a decisão. Tem consciência de que haverá melhoria de vida e proximidade do governo com os municípios. Saímos da utopia e chegamos ao sonho. Agora estamos presenciando a realidade. Nunca devemos esquecer o que se pensa e o que se faz quando se tenta a criação de um novo Estado.

O empenho agora está voltado para o “Sim” a ser concedido pela população. A luta continua e temos pouco tempo para realização do Plebiscito. Após aprovação no Senado, temos um prazo de seis meses. Segundo fontes de informações, já existem recursos para o pleito. Independente de cor partidária o que deve prevalecer mesmo é a união. Não esquecermos também que os inimigos não deixarão por menos. Irão reprimir ao modo deles, como sempre fizeram. O mais ferrenho deles é um senhor chamado Zenaldo Coutinho, atualmente Chefe da Casa Civil do governador Simão Jatene. No dia sete de maio de 2011 já se pronunciou através do jornal O Liberal, dizendo ser contra a divisão do Estado do Pará. Vê a iniciativa de emancipação como golpe, armadilha, molecagem e irresponsabilidade. Verdadeira falta de respeito ao povo das regiões, onde teremos os novos estados. Só que o “Sim” não depende da vontade dele.

O que mais é importante nesta hora é a união de todos. Grandes articulações serão necessárias para que haja uma participação unânime do povo na consolidação do “sim”. Fazendo nossas as palavras do convite feito pela Coordenação de Integração regional para realização de um seminário tendo como tema “Tapajós e Carajás, rumo ao plebiscito e ao desenvolvimento regional”.

-“O Estado do Tapajós é o maior projeto de desenvolvimento sócio-econômico e político da Amazônia, capaz de gerar benefícios para o Pará, para a Amazônia e para o Brasil”

Por: José Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *