Acadêmicos denunciam esquema de corrupção na UFOPA

Administração de Seixas Lourenço sob suspeita de irregularidades

Partiu de acadêmicos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) a denúncia da existência de um esquema de corrupção e nepotismo promovido pela reitoria e demais diretores da instituição de ensino superior. Recentemente, informações de funcionários, acadêmicos e professores motivaram a Controladoria Geral da União (CGU) a apurar o esquema de corrupção dentro da Ufopa.

De acordo com o Grupo em Defesa da Ufopa, devido o atrito que existe entre a reitoria e os alunos, foi ordenado dentro da PROAD que acadêmicos ligados a organização de estudantes não sejam admitidos como bolsistas nas pró-reitorias.

Outras denúncias também são apontadas pelo grupo de acadêmicos. Eles acusam assessores da Pró-reitoria de administração de recolher as folhas de pontos dos funcionários às 8h e 14h, para em seguida entregar na mesa da servidora Arlete Moraes, onde os trabalhadores que chegam um minuto atrasados são constrangidos em sua sala, por serem obrigados a se desculpar verbalmente na frente da direção e de seus assessores, dentre outras pessoas que estiverem no local. 

Os alunos afirmam que existe no gabinete da PROAD uma espécie de “lista negra”, onde a pró-reitoria e seus assessores colocam nomes de funcionários e professores que criticam a administração superior, para que em outras ocasiões seus processos sejam negados e atrasados propositalmente e, que existem casos de procedimentos que são devolvidos várias vezes, até não haver mais tempo hábil para serem realizados.

“Vários funcionários do setor de compras foram distribuídos para outros setores, devido não concordar como os processos de compras estavam sendo realizados”, afirma um aluno, que pediu para não ter a identidade revelada.

LICITAÇÕES – Segundo o Grupo em Defesa da Ufopa, está havendo também na instituição, contratos de serviços e materiais sem licitação. Eles afirmam que podem ser constatadas visualmente na Universidade, propostas maquiadas para direcionar a um só fornecedor e, que existe um hotel que ganha todos os serviços de locação para eventos.

Socorro Quaresma, Eumália Cardoso e Arlete Moraes desmentem acusação

Os acadêmicos garantem que foi descoberto que as obras em andamento na Ufopa receberam materiais inferiores e modificações estruturais para beneficiar as construtoras, que também aditiva contratos que aumentam os valores das arquiteturas. Os alunos afirmam que os funcionários que constataram as irregularidades foram obrigados a pedir exoneração ou transferência devido a pressão dos superiores.

“Vários processos de contratação de serviços são viciados, os de pessoa jurídica, o fornecedor traz três propostas. Já os de pessoa física são colocados laranjas, funcionários terceirizados que nem sabem que estão participando da licitação”, revelaram os universitários.

Pró Reitoria da Ufopa rebate acusação de alunos – Em contato com a nossa reportagem, a Pró-Reitora de administração da Ufopa, Arlete Moraes; a diretora de finanças e contabilidade, Maria do Socorro Quaresma Sacramento; e a diretora de compras e serviços, Eumália Raiol Cardoso, rebateram as denúncias dos acadêmicos de que está havendo corrupção e nepotismo dentro da instituição. 

A Pró-Reitora Arlete Moraes garante que a acusação dos alunos não tem fundamento, principalmente porque a Ufopa segue todo o processo licitatório, com base na a Lei 8666/ 93, onde todos os procedimentos são obedecidos regularmente. No caso das licitações, segundo Arlete Moraes, sempre que há necessidade ou inegibilidade, que é a dispensa da licitação, há o parecer da Procuradoria Jurídica.

“Esses processos não são feitos como eles (alunos) falaram e, essas informações a cerca de nomes de funcionários que aparecem em listas não condiz com a realidade. As transferências, como punição de servidores do setor não é verdadeira”, afirma a Pró-Reitora.

De acordo com Arlete Moares, recentemente foram feitas realocação de dois servidores, entre eles, um para um cargo de direção. Ela afirma que em termos de contratações de serviços, nenhum processo que acontece na Ufopa é maquiado, onde todos são abertos e auditados.

“Os processos estão abertos e auditados. Alguns já foram auditados e não encontraram nenhuma irregularidade e os demais estão abertos para fazerem a verificação tanto pela CGU quanto pelo TCU”, revelou.

LISTA NEGRA – Em relação à “lista Negra” no gabinete da PROAD, a Pró-Reitora Arlete Moraes disse que desconhece a cronologia com nomes de funcionários e, que os processos que retornam para a Pró-Reitoria são especificamente para correção. “Para que não ocorra nenhuma irregularidade e não para que alguém seja punido ou beneficiado, mas sim para a correção do processo. Se o processo está correto não para e vai em frente”, afirmou.

NEPOTISMO – Sobre a questão do nepotismo na Ufopa, a servidora Arlete Moraes garante que não existe nenhum servidor contratado sem ser concursado. “Não há nepotismo, porque todos os servidores são concursados e os que são terceirizados a gente não tem nenhum tipo de gerência sobre eles, porque são de empresas contratadas”, justificou.

REVOLTA DOS ALUNOS – Questionada sobre o que levou os alunos a fazer as denúncias, a servidora Arlete Moraes declarou que não sabe o que motivou os acadêmicos a produzir as acusações. “Talvez desconhecimento de todo o processo, porque a Universidade é nova e há muita informação para ser conhecida. Talvez o fato de não conhecerem todos os ritos processuais ou os procedimentos administrativos que são obrigatórios a uma Universidade e, que era diferente quando a instituição ainda era um campus tanto da Ufra quanto da Ufpa”, apontou.     

Por: Manoel Cardoso

Um comentário em “Acadêmicos denunciam esquema de corrupção na UFOPA

  • 1 de junho de 2011 em 08:38
    Permalink

    Quem esta denunciando, eh porque nunca estudou na UFSC 🙂
    vcs querem eh molesa, pq nao sentao no pudim?
    parem de reclamar, aqui na UFSC nao tem essa, ou vc trabalha ou vc nao trabalha e “ponto”

    Resposta
    • 2 de junho de 2011 em 07:46
      Permalink

      Se esse Oswaldo estudou na UFSC, é péssima publicidade para a federal, pois ele é um analfabeto!

      Resposta
  • 29 de maio de 2011 em 13:18
    Permalink

    Acho lastimavél como as organizações estudantis são incopetentes, já não sabem como argumentar, não sabem como defender ideias, não sabem cobrar nada. Essa foi uma prova de tudo que estou falando, quando há denuncias, primeiramente deverá haver provas concretas. Suspeitas sempre haverão e isso é necessário, até porque esse é um dos papeis do aluno dentro da faculdade, cobrar, fiscalizar e participar das melhorias dentro do campus. Quando o próprio corpo discente não sabe como se organizar para por em pratica esses deveres, fica difícil dar credito a qualquer denuncia por mais que esta seja verdadeira. Espero, siceramente, que os alunos do campus de Santarém aprendam a ser criticos fundamentados e não deixem de ser fiscais, politica sempre vai existir dentro da universidade, depende apenas dos alunos fazer bom uso dela, coisa que as grandes universidades publicas do país já sabem fazer!!!

    Resposta
    • 30 de maio de 2011 em 18:41
      Permalink

      O afastamento dos envolvidos vai sair no D.O.U. de 30 de fevereiro!

      Resposta
  • 28 de maio de 2011 em 20:48
    Permalink

    Parabêns Prof. Carlos França, o senhor ganhou o prêmio de PUXA SACO DO ANO.

    Resposta
    • 30 de maio de 2011 em 18:39
      Permalink

      O França já pode se tornar hors-concours, não deve disputar mais, para dar chance aos outros!

      Resposta
  • 28 de maio de 2011 em 19:24
    Permalink

    Tapacômico,

    Obrigado por ter mostrado para opinião pública o nível dos denunciadores.

    COVARDES, ANÔNIMOS, CALUNIADORES, DESRESPEITOSOS E QUE SÓ SABEM ATACAR PESSOAS E JAMAIS AS IDEIAS, POR NÃO TÊ-LAS.

    Ainda que a UFOPA está nas mãos dos competentes e num grupinho sem argumentos, capacidade, educação e sem moral para cobrar nada. Junte-se aos seus e busque mais fofoquinhas para atacar e tentar desqualificar os adversários. Tática de quem não tem nada a somar para a coletividade e ainda querem discutir metodologia, administração pública e etc. É cômico e lacônico demais… hahhahahhahahhahahahha

    Resposta
    • 28 de maio de 2011 em 21:01
      Permalink

      Carlos Patetança (o bufão),

      Estás sendo usado como boi de piranha, ô babaca! Vê se a Arlete põe a carinha espinhenta dela aqui pra se defender. Não precisa, pois tem o babão do França!

      Resposta
  • 28 de maio de 2011 em 15:54
    Permalink

    Soube que enquanto falta de tudo para o trabalho pedagógico na universidade, inclusive o pagamento de diárias de professores que foram trabalhar no PAFOR em janeiro e até agora nada das diárias, por outro lado, a UFOPA está pagando as despesas de diárias de hotel do reitor…
    Se isso for verdade, é de indignar! Mas, eu não duvido de que isto esteja acontecendo pois recebi essa informação de fonte segura.

    Com a palavra o Carlos bananão!

    Resposta
    • 28 de maio de 2011 em 15:57
      Permalink

      Isso pode até não ser ILEGAL, mas que é IMORAL isso é!!!…

      Se alguém me acusar de inveja, respondo que não tenho inveja de sacanagem, de pilantragem, de covardia, de arrogância, de autoritarismo… Isso é próprio de pessoas desumanas que fingem ser cordiais!!!

      Resposta
    • 30 de maio de 2011 em 18:34
      Permalink

      Estás na trilha certa, meu amigo! Neste mato tem cachorro, e é dos grandes!

      Resposta
  • 28 de maio de 2011 em 10:48
    Permalink

    Bom dia, à todos

    É impressionante como as pessoas são capazes de acusar sem provas, não procuram conhecer as pessoas que lideram a UFOPA e nem procuraram dar contribuições e propostas para ajudar a UFOPA a crescer. Quem será que está por trás destas denúncias?Será que são os alunos, ou eles são vítimas da briga política por poder?
    Por isto que a nossa cidade não cresce, pois temos pessoas(que nem não daqui) que querem desprestigiar as nossas conquistas para a nossa cidade,como a UFOPA.

    Resposta
  • 28 de maio de 2011 em 08:52
    Permalink

    Conheço gente que trabalha na PROAD, a pró-reitoria comandada pela Arlete. Realmente, ela humilha e constrange os administrativos constantemente. Como estão todos no probatório, eles tem medo de denunciar.

    Resposta
  • 28 de maio de 2011 em 08:10
    Permalink

    O reitor Seixas é pessoa séria, dedicada e honesta, mas nomeou muito mal a sua cúpula. A Arlete assedia moralmente os funcionários dela e trata todos mal, exceto o reitor e o Aldo. O Aldo é truculento e ardiloso. O Aquino é um enganador, não sei como ele consegue enrolar o Seixas.

    Resposta
  • 27 de maio de 2011 em 23:04
    Permalink

    Sou ex aluna da ufra, essa Arlete sempre foi um poço de arrogância, parece que tem um rei na barriga. Eu sempre desconfiei das intenções dela na implantação da ufopa, pois, desde as reuniões que marcavam para discutir sobre a implantação da universidade, ela chamada um grupo de alunas puxa-sacos para organizar tudo, as alunas sempre diziam que sobrava dinheiro que era destinado para as reuniões, então, só burro e tapado que não quer ver, que essa universidade foi criada para encher o bolso dos “chefões”, tanto é que a roubalheira veio desde a reuniões de implantação, agora que a casa ta caindo pra esse bando de pilantra, ainda tem gente que não acredita e que ainda acha que é politicagem, façam-me mil favores, só sabe das coisas que sofre com as dificuldades na ufopa.

    Resposta
  • 27 de maio de 2011 em 21:13
    Permalink

    A verdade: a Arlete favorece abertamente o IBEF, que é o instituto do qual ela é professora e o ICTA, do filhote do Aldo, Peleja.

    Resposta
    • 28 de maio de 2011 em 11:03
      Permalink

      Você não passa de um semeador de fofoca e intrigas. Não tem coragem de assinar uma postagem, se esconde no anonimato e vem atacar os que estão construindo a Universidade que está mudando a sua cidade e a região.

      Como que alguem pode dar crédito a covardes como vc e o tal grupo que vive de fofoca ?

      Podem me chamar de PELEGO 100 MIL VEZES, pois jamais darei o prazer de me chamarem de covarde que não tem coragem de defender a suas ideias.

      Cadê a tua honra e do seu grupo ? Sabem fazer fofoca, mas não tem moral para assinar uma postagem e muito menos para provar o que só existe na cabeça de quem não tem o que fazer.

      Assino, pois ando de cabeça erguida e não preciso ser covarde como vc e os seus.

      Carlos França

      Resposta
      • 28 de maio de 2011 em 12:16
        Permalink

        Aldo, mudando??? Aquino, mudando??? Arlete, mudando??? Acorda, seu mané!!!

      • 28 de maio de 2011 em 15:41
        Permalink

        ahahahahhahahahahahahhahahahhahaha

        Obrigado por alegra esse espaço hahahahahha

        Oposição desse nível é o sonho de qualquer um.

        Eu falo de empreendimento, de mudança cultural, de mudança do padrão de consumo e imobiliário da cidade, falo da cultura e dos formadores de opinião que vieram para Santarém por causa da UFOPA e vc vem falar de pessoas ???? hahhahahhahahhahah
        Agora entendo o seu medo, se perder essa bocada vai ser duro demais pra vc. Tens razão, é melhor ficar no anonimato mesmo.

        ahahahahhahahahhahahhahhahahahhahahhahaha

      • 28 de maio de 2011 em 17:31
        Permalink

        A realidade da UFOPA não é nada risonha!

        O Carlos ri da situação porque todo bobão ri à toa! Pode ri!….

        Se como diz o dito popular, onde ha fumaça há fogo, por outro lado, é verdade também que quem rir por último, ri melhor!…

        Carlos, se tu andas de cabeça erguida é porque pegaste o maljeito de que fica babando ovo…

      • 28 de maio de 2011 em 17:35
        Permalink

        Vai lamber o saco do Aldo, vai, pateta! Foi escorraçado da assembléia. KKKKKKKKKK!!!

      • 28 de maio de 2011 em 19:27
        Permalink

        Tapacômico,

        Obrigado por ter mostrado para opinião pública o nível dos denunciadores.

        COVARDES, ANÔNIMOS, CALUNIADORES, DESRESPEITOSOS E QUE SÓ SABEM ATACAR PESSOAS E JAMAIS AS IDEIAS, POR NÃO TÊ-LAS.

        Ainda bem que a UFOPA está nas mãos dos competentes e não de um grupinho sem argumentos, capacidade, educação e sem moral para cobrar nada. Junte-se aos seus e busque mais fofoquinhas para atacar e tentar desqualificar os adversários. Tática de quem não tem nada a somar para a coletividade e ainda querem discutir metodologia, administração pública e etc. É cômico e lacônico demais… hahhahahhahahhahahahha

      • 28 de maio de 2011 em 14:17
        Permalink

        Meu caro Carlos França, infelizmente vc fala tanta m…. que são tão provocativas qeu sou obrigado a retrucá-lo.
        Para mim vc não passa de um covarde, que prefere se esconder na ingenuidade de quem serve ao poder traindo os verdadeiros interesses e direitos coletivos da sua categoria e das demais categorias que compõem a comunidade universitária…

        O prêmia de sua covardia é fazer parte da corte, como o BOBO evidentemente!!!…

      • 28 de maio de 2011 em 15:38
        Permalink

        Isso que vc diz que só existe na cabeça de quem não tem o que fazer é uma clara demonstração de que vc não sabe o que diz, ou então é porque vc acha normal as barbaridades administrativas desta reitoria!

        Vc já procurou saber quanto só de diárias o seu reitor impostor Seixas Lourenço recebeu?…

        Revele para nós os maiores valores de diárias pagas pela UFOPA a seus funcionários no ano passado!!!

        Vc tem medo de revelar que seu nome é um dos que consta nos píncaros da lista…

      • 29 de maio de 2011 em 20:30
        Permalink

        Sr. Carlos França, vc é professor ou advogado da Ufopa???

      • 30 de maio de 2011 em 18:31
        Permalink

        Não, Ufopense, ele é só bobo-alegre mesmo!

  • 27 de maio de 2011 em 20:58
    Permalink

    Meu profe.de fisiologia da ufopa solicitou uma material pra aula pratica de nossa turma que custa apenas 120,00,ele pediu faz 3 meses nossa disciplina esta acabando e o material que ele pediu ainda nao foi entregue por que tem que passar por solicitaçao em 3 etapas..isso cusat somente 120 reais…será que e muito pra universidade!!!

    Resposta
    • 28 de maio de 2011 em 17:08
      Permalink

      Karolline. Existe todo um tramite burocratico pra que algo seja comprado por um orgão publico. Não se pode pode simplesmente abrir a gaveta e tirar o dinheiro pra isso, mesmo que sejam 120,00 e quem instituiu essas regras foi o Governo Federal, regras que começam desde o preenchimento adequado de um simples formulario culminando com o desembolso de um dinheiro publico, por isso há tanta fiscalização, tanta burocracia.

      Resposta
  • 27 de maio de 2011 em 20:19
    Permalink

    Já vi muito pelego, mas como o Carlos França tá para aparecer outro. Égua! Que cargo te ofereceram, França? Já foste enxotado da última reunião do sindicato em que apareceste, culminando com a tua vergonhosa renúncia. Vais dizer que a Arlete respeita professores e funcionários? Que a UFOPA é administrada com transparência? Tá querendo enganar quem???

    Resposta
    • 28 de maio de 2011 em 10:54
      Permalink

      Já vi covarde e muitos calça frouxa nessa vida, mas igual esse tal tapajônico nunca tinha visto !!!

      Caraca maluco, tu tem mêdo de que ? Das provas que o seu grupo não possuem ?

      Seja HOMEM e fale comigo aqui ou cara a cara, que eu te mostrarei qual foi o cargo que me deram;

      Quando tiver coragem de honrar as calças que veste, fale comigo.

      Resposta
      • 28 de maio de 2011 em 12:12
        Permalink

        Ah, Carlos França, tenho pena de ti! És um pobre diabo, que tem que puxar o saco dos donos do poder. E não negas a tua origem da caserna. Não falo meu nome, porque estou no probatório. Teu mestre Aldo me puniria. Esta é a democracia da UFOPA. Acorda, seu mané!!!

      • 28 de maio de 2011 em 15:30
        Permalink

        Grd. Tapajônico!

        Cara, tu sacas tudo mesmo, hein!

        Tbm está sentindo o drama que é estar numa universidade comandada por pessoas de espírito diminuto…

        Nai cai na cilada do carlos bananão… Os pelegos, os covardes e os algozes estão doidos pra saber quem é vc!

        Quanto a mim, eles não têm o que falar porque estou bem no meio deles.

      • 30 de maio de 2011 em 18:14
        Permalink

        É isso aí, Aldo Calhorda! Eu também estou bastante próximo deste safado chamado Carlos França. Só não me revelo porque ele é um alcaguete safado, ratão de caserna, puxa saco do Aldo e da Arlete, alma-gêmea do Reinaldo Peleja.

      • 30 de maio de 2011 em 18:18
        Permalink

        Aliás, façamos uma enquete. Quem é o maior bajulador?

        a- Carlos França
        b- Reinaldo Peleja
        c- Terezinha
        d- João Ricardo
        e- Marido da Arlete (se é que ele tem nome)

      • 28 de maio de 2011 em 15:35
        Permalink

        hahhahahahhhahahah

        É covarde pra caramba ! Têm medo de ser punido e bla bla bla

        tu não tem é como provar o que diz e nem tem coragem de falar cara a cara. Covarde deste nível era melhor nem ter entrado para o serviço público.

        hahahahhahahahahhah nem quero acreditar que tem alguem trabalhando comigo e deste nível. Vai pro colo da mamãe seu medroso…

      • 28 de maio de 2011 em 17:33
        Permalink

        Você é um pateta, um fracassado que com 50 anos nem doutor é. Se enxerga, palhaço!

      • 28 de maio de 2011 em 15:48
        Permalink

        Tu queres mostrar o que Carlos França?…

        O que corre a boca pequena na universidade é que tu és um bundão… Todo mundo fala isso de ti por lá!Tu ´´es o único que não sabe porque, evidentemente, ninguem vai perder tempo em dizer isso pra ti porque sabe que não adianta de tão metido e bobão que vc é.

        Mas continue puxan…, puxan… Vc sabe de tudo que acontece na intimidade da reitoria…

  • 27 de maio de 2011 em 20:14
    Permalink

    Se tem algum esquema na UFOPA não faço a mínima idéia, mas uma pessoa que conheço que ainda trabalha lá me disse que não aguenta os abusos da chefa no setor de finanças. Ela chegou a pensar em pedir demissão.

    Resposta
  • 27 de maio de 2011 em 16:25
    Permalink

    Essa luta não é por democracia, é uma luta pelo cargo do reitor..estão jogando baixo!

    Resposta
  • 27 de maio de 2011 em 15:46
    Permalink

    Espero que os acusadores podem suas caras na mídia, seus nomes e sejam acariados com eles acusam, mostrem a provas ou sumam da UFOPA de uma vez por todas.

    Querem tumultuar, que tumultuem, as suas representatividades e não quem está construindo uma Universidade com seriedade.

    SEMPRE ASSUMI OS MEUS DISCURSOS E NUNCA ME OMITI NO QUE PENSO E NEM NO QUE EU ACREDITO. SE PODEM PROVAR QUE ESTOU ERRADO, QUE PROVEM LOGO OU ACEITEM O FATO DE QUE NÃO HÁ NADA DE ILÍCITO NUMA ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS SÉRIAS E COM UM NOME A ZELAR.

    O fim dessa história eu já conheço.

    Carlos França

    Resposta
    • 28 de maio de 2011 em 14:05
      Permalink

      Meu caro Carlos França, novamente vc a meter a mão no fogo!…

      Vc cobra provas porque sabe que as provas estão bem guardadas nos arquivos da reitoria, inacessíveis aos alunos e professores, ou funcionários que, por ventura, queiram analisá-los.

      De qualquer modo, como vc nos garante que existe real lisura nos atos adminstrativos da reitoria…

      Para mim, vc não passa de um benefeiciário das mamatas da reitoria que está a defendê-la.

      Isso mesmo! Puxe, puxe, puxe bem… vc já está sendo recompensado por fazer parte da corte…

      Vc é daqueles que envergonha a família!!!…

      Resposta
  • 27 de maio de 2011 em 15:37
    Permalink

    Prezados(as),

    Mais uma vez atira-se para todos lados e nada se comprova.

    1 – Falaram que tinha uma lista negra na PROAD e foi desmentido.

    CADÊ O ACUSADOR COM A PROVA ??????????

    2 -Acusaram de nepotismo, mas nem devem saber o significado da palavra. FORAM DESMENTIDO: CADÊ OS ACUSADORES COM AS PROVAS ?

    3 – Falaram de esquema para atrasar processos de servidores e etc. FORAM DESMENTIDOS: CADÊ OS ACUSADORES COM AS PROVAS ?

    4 – FALARAM QUE FOI ABERTO UM PROCESSO PELA CGU. CADÊ A FALA DOS APURADORES, NOME DO PROCESSO, RÉU E QUEM ESTÁ MOVENDO A SINDICÂNCIA ???

    Ah, é assim mesmo, jogo no ventilador e se espalha conseguimos o que queríamos.

    Para que se identificar né !?! foram os acadêmicos e dentre os 4 mil acadêmicos, um deles ou um grupo têm todas as provas. Mas não apresentarão de forma alguma, mesmo quando desmentidos e levados ao rídiculo.

    ESSE JOGO DE FOFOQUINHA E DISSE ME DISSE, AFASTA CADA VEZ MAIS AS PESSOAS QUE PENSAM EM LEVAR A SÉRIO OS revoltados da UFOPA. QUANDO SERÁ QUE CRESCERÃO E AGIRÃO COM RESPONSABILIDADE ? SE NÃO PODEM PROVAR METAM A VIOLA NO SACO E SAEM BATIDO. SE PODEM PROVAR QUE PROVEM E DEIXAM AS PESSOAS PELO MENOS ACREDITAR QUE NÃO DE POLITIQUEIROS QUE NÃO SUPORTAM VER OS OUTROS NO PODER…

    AH, CHEGA DE PERDER MEU TEMPO COM GENTE MIMADA E SEM PROVAS. ACUSADORES IRRESPONSÁVEIS …

    Prof Carlos França

    P

    Resposta
  • 27 de maio de 2011 em 15:06
    Permalink

    A Maria, não sabe nada ou está envolvida,a materia não é sensacionalista, ela parece esconder alguma coisa.Maria vc deve está no meio da bagunça, para defender, tem interesse no negocio.

    Resposta
    • 28 de maio de 2011 em 17:32
      Permalink

      Oi, Sônia. De certa forma faço parte, sim. Sou servidora da UFOPA, porém lotada em outro setor, mas tenho um contato quase diario com esta Proad, e muitas vezes com a própria pró reitora e com outros prós, inclusive o próprio reitor. Por ser concursada posso falar sobre o Nepotismo “denunciado” e digo que não existe. Creio que 90% ou mais são concursados, alguns são remanescentes da propria Ufpa e Ufra e bem poucos ocupam cargos de confiança, de Livre Nomeação e Livre Exoneração. Esse item não tem o menor fundamento. Amiga, entrei por um concurso da mais comleta lisura e onde trabalho são todos concursados. Sobre isso posso até provar o que digo. Sobre corrupção, é algo sério e teria que haver provas concretas pra falarem isso. Imagina se chegassem na rtua casa, ou no teu trabalho e te chamassem de ladrão. Ou falassem isso de alguem da sua familia, ou até mesmo de algum amigo. O que vc faria? No minimo iria querer provas sobre isso. Lastimavelmente, não posso encarar como séria uma reportagem que nada diz de concreto. São denuncias vazias, claramente de pessoas querendo tumultuar um ambiente que está se formando e sabemos, nós, servidores comprometidos com esta Universidade, o que estamos fazendo pra transformá-la na melhor universidade deste estado que esta nascendo.

      Resposta
      • 29 de maio de 2011 em 20:27
        Permalink

        Prezada Maria,

        1. Já que vc trabalha na Ufopa e afirma que tais denúncias são iverídicas, por que vc não informa seu nome completo, quem sabe assim não consegue uma Função Gratificada, se é que já naum tenha? Uma vez que trabalha diretamente com a alta cúpula, então comece a abrir o olho e tentar ver o que realmente se passa;

        2. É fato que a grande maioria dos servidores hoje da Ufopa são concursados, remanescentes da Ufra e Ufpa e terceirizados, mas há também funcionários que vieram da Ufpa de Belém e recebem uma ajuda de custo que supera o salário de muitos servidores e esses estão, em sua maioria, lotados na PROAD. Por acaso, as diretoras Esmalia Cardoso e Socorro Quaresma são servidoras da Ufopa?

        3. É fato também que a Pró-Reitorra de Administração, Sra. Arlete Moraes, é um poço de ignorância e prepotência;

        4. A ufopa não é essa terra de mil maravilhas que a administração vende.

      • 30 de maio de 2011 em 09:57
        Permalink

        Senhor Ufopense,
        1.Como vc pode cobrar que a maria se identifique se você mesmo não faz isso.
        2. Se essas senhoras tiveram que vim da ufpa de Belém é por q aqui ainda não existem pessoas qualificadas para os cargos que elas desempenham, pois uma coisa é querer fazer, outra coisa é ter competência para fazer. Elas trouxeram suas experiências e te garanto que mesmo hoje ainda não tem nesta universidade pessoas qualificadas para assumir tais cargos. Pois ao contrário do que a maioria ignorante acredita (o q deve ser teu caso)não se trata de fazer umas continhas para ver se batem os dados, é preciso conhecer de forma profunda processos contábeis e legislativos, mas não estou falando de decorar alguns artigos.
        3. As pessoas que fazem essas acusações são tão vazias em seus discursos, que ficam atacando as pessoas a um nível pessoal, se a prof. é prepotente e ignorante e você não vai com a cara dela, problema seu, o importante é que ela é competente no que faz.
        4. E a administração não vente que está as mil maravilhas, mas deixa cloro que quer chegar lá, e chegaremos lá se pessoas como você que lutam contra a UFOPA não continuarem atrapalhando com suas acusações levianas!
        Ass. Assistente em Administração, sem função gratificada, mas que defende uma ufopa de gente comprometida com o crescimento da universidade, e não de gente que está de olho nos cargos desta instituição e que para alcança-los utilizam da difamação e denúncias infundadas.

      • 30 de maio de 2011 em 18:28
        Permalink

        Alôô, Arlete! Dá a FG pra Rita que ela fez por merecer!!!

  • 27 de maio de 2011 em 15:02
    Permalink

    Maria, não culpe o jornal, o impacto é o jornal que representa o povo, vc deve particpar do desse meio, pois o que escreve demonstrando conluio

    Resposta
  • 27 de maio de 2011 em 14:46
    Permalink

    Não me impressiona o que publicam no Jornal, pois sei que se trata de politicagem de quem quer cargo e não tem competencia. As eleições se aproximam e vamos ver ainda coisas piores. Pobres dos alunos que são massa de manobra nas mãos de politicos travestidos de profissionais. O que mais impressiona é um jornal que se diz sério, publicar materias desse tipo sem a minima preocupação com a origem de tais falácias. Deveria haver um minimo de responsabilidade jornalistica (não confunda com sensacionalistica).

    Resposta
  • 27 de maio de 2011 em 14:46
    Permalink

    A direção tem que abrir as portas para investigação para acabar de uma vez a duvida

    Resposta
  • 27 de maio de 2011 em 14:05
    Permalink

    Essas pessoas que são contra a UFOPA bem que poderiam ser mais criativos nessas denuncias que espanham pela impressa de Santarem.kkkk

    Resposta
    • 28 de maio de 2011 em 16:07
      Permalink

      Contra a UFOPA!…
      Então o grupo da reitoria é bonzinho, né!
      Só na sua cabecinha…

      Resposta
  • 27 de maio de 2011 em 14:00
    Permalink

    Será mesmo que são os alunos que estão denunciando? Ou não passa de jogada política de partidos de oposição que atuam dentro da UFOPA. Agora querem usar os alunos como laranjas. Toda denuncia deve vim acompanhado de provas verdadeiras. È triste essa briga partidária que acontece dentro UFOPA.

    Resposta
    • 28 de maio de 2011 em 15:17
      Permalink

      Briga partidária?… É esse o nome que vc dá pra quadrilha?

      Realmente, vc faz o papel de BOBO DA CORTE! É o único que mete a cara pra defender o triunvirato da reitoria… Nem eles mesmo têm coragem de se defender, então passam a palavra pro BOBÃO!!!

      Fala Carlos Fraco!

      Resposta
  • 27 de maio de 2011 em 13:03
    Permalink

    A Profª Arlete tem um rei na barriga. Só sabe tratar as pessoas de forma arrogante.Tem que responder essas acusações pq é ela a responsavel por essa área da UFOPA. CPI já!

    Resposta
  • 27 de maio de 2011 em 13:01
    Permalink

    O professor Seixas não tem nada com isso. Se existe culpado é a PROAD que não faz o que a Lei manda. Perguntem a Rainha…

    Resposta
  • 27 de maio de 2011 em 12:35
    Permalink

    Quem sabe depois dessas denúncias, a alta chefia da UFOPA passe a ter bom senso e perceber que a comunidade universitária não é idiota.

    Resposta
  • 27 de maio de 2011 em 12:31
    Permalink

    antes de qualquer coisa , vamos procurar conhecer o historico do prof. Seixas Lourenço , que pelo que sei é o melhor possivel nacionalmente e até internacionalmente.

    Resposta
  • 27 de maio de 2011 em 10:55
    Permalink

    É lamentável, esse tipo de situação, principalmente pela importância de uma Universidade Publica Federal. Deixo aqui meu total repudio…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *