Câmara debateu segurança pública em sessão especial
A vereadora Marcela Tolentino (PDT), foi autora do pedido da sessão especial, que aconteceu ontem, terça-feira, na Câmara Municipal de Santarém, que discutiu propostas de soluções para a falta de segurança pública em Santarém.
Marcela Tolentino destacou atos de violência, “a partir dos assaltos que têm acontecido repetidas vezes, as bocas de fumo se espalhando no Município e a droga, que segundo ela, só faz intensificar a violência”.
“A casa de leis é espaço propicio para debates como esse”, disse Marcela, que propôs trabalho integrado entre os órgãos de segurança dos governos Federal, Estadual e Municipal. A parlamentar ressaltou o projeto do Município “Esporte e Lazer”, como espaço de ocupação útil para as crianças e a juventude santarena.
Na justificativa de seu requerimento que pediu a sessão especial, Marcela Tolentino diz “serem incansáveis as reivindicações e sugestões que a Câmara aprova no sentido de oferecer contribuições às autoridades competentes com relação às ações nocivas que comprometem a segurança da sociedade como um todo. Os pedidos comumente buscam soluções, como parcelas para coibir o avanço da violência que assola não só nossa região, mas o País em geral. Santarém pelas proporções de cidade grande que assumiu, com todos os problemas de violência urbana de uma capital, onde os crimes, arrombamentos, furtos e assaltos à mão armada assumem proporções alarmantes, faz-se mister um debate para melhorar e formalizar um planejamento na área da segurança pública, visando dar suporte à Delegacia Central, bem como os outros órgãos que atendem a segurança pública em nossa região, que apesar de todos os esforços do contingente aqui existente não estão tendo condições de cobrir todo o policiamento da cidade, principalmente nas grandes áreas. Áreas estas, que podemos incluir os populosos bairros da Prainha, Aldeia, Mapiri, Liberdade, Caranazal, Laguinho, Uruará, etc”.
“Nossa preocupação com relação à segurança a cada dia cresce, daí o propósito de nossa reivindicação em nome da população santarena que aqui representamos, que por sua dimensão tem sido prejudicada com ações nocivas de desocupados, vândalos e gangues, contra as pessoas de bem que aqui residem, necessitando, portanto, de maior apoio por parte dos nossos governantes com respeito a coibir esse avanço da violência e proporcionar segurança à nossa população”, justificou a Parlamentar.
Autoridades presentes – Foram convidados e estiveram presentes na sessão especial: Os coronéis Eraldo Paulino e Antenor Nascimento, comandantes do CPR-1 e do 3º BPM, respectivamente; Luiz Alberto da Cruz, titular da Secretaria de Segurança Cidadã; delegados da Polícia Civil, Gilberto Aguiar e Nelson Silva, Regional e diretor da Seccional de Policia, respectivamente; delegado da Polícia Federal, Gecivaldo Vasconcelos Ferreira; Coordenador das Promotorias Públicas, promotor criminal Paulo Roberto Corrêa Monteiro; advogado Alan Jonathas Silva dos Reis, representante da OAB; Rogério Cebulisk, representante da UNECOS; inspetor José Rubens Nascimento da Silva, chefe da 5ª Delegacia da Polícia Federal Rodoviária.
Vereadores presentes – Os vereadores presentes à sessão: Emir Aguiar (PR), vice-presidente da Câmara e que presidiu a sessão; Carlos Jaime e Evaldo Costa (PT); Gerlande Castro (PP); Valdir Matias Júnior (PV); Jailson do Mojui (PSDB); Evandro Cunha e Marcela Tolentino (PDT); Mauricio Corrêa (PMDB); Erasmo Maia (DEM) e Nélio Aguiar (PMN).
Todos os vereadores tiveram a oportunidade de se pronunciar e contribuíram de forma positiva com o debate. O vereador Nélio Aguiar, por exemplo, sugeriu a criação da Guarda Municipal. No que o vereador Matias Júnior enfatizou dizendo ser importante que os integrantes da Guarda Municipal, passem por concurso. O secretário Luiz Alberto foi acessível às duas sugestões e prometeu estudar com profundidade o assunto.
Os vereadores defenderam também a criação de mais delegacias, a serem implantadas nas grandes áreas do Santarenzinho e Prainha; na comunidade de Boa Esperança (região do planalto santareno) e já no novo município de Mojui dos Campos, descentralizando as ações da Delegacia Central de Policia Civil e assim as pessoas nos bairros da cidade, possam sentir a presença do Estado.
O vereador Valdir Matias Júnior sugeriu a implantação de uma Delegacia de Polícia em Alter do Chão “e enquanto isso não for possível, que tenha em Alter do Chão, a presença de um Delegado de Polícia”, solicitou. Anunciou que em recente contato com o vice-governador Helenilson Pontes, este anunciou que o governo do Estado deverá alugar mil viaturas, para atender a Polícia em todo o território paraense.
No final da sessão todas as autoridades presentes tiveram a oportunidade de fazer suas considerações finais e colocaram-se à disposição dos vereadores, para contribuir de maneira decisiva no combate a violência, como foi o caso do Delegado da Policia Federal, Gecivaldo Vasconcelos Ferreira, que disse estar pronto a atender as solicitações, como a que foi feita pelo vereador Gerlande Castro, que pediu apoio para o combate ao tráfico de drogas no bairro onde mora.
O vereador Emir Aguiar, que presidiu a sessão, ao encerrá-la deu conhecimento dos encaminhamentos: “O pleno funcionamento do Conselho Municipal de Segurança Pública do Município de Santarém; a presença das viaturas da Polícia nos 48 bairros do Município; implantação de delegacias distritais nos bairros Santarenzinho e Prainha, Grande Área do Maicá e nas Vilas Curuai e de Alter do Chão e a implantação das delegacias de Polícia na Nova República e Maracanã.
Por: Manoel Cardoso