Empresa Bertolini causa acidente ambiental no rio Tapajós

Empresa Bertolini causa acidente ambiental

O Ibama  deu prazo até o final da tarde de hoje para que a Empresa Bertolini, responsável pelo vazamento de óleo, no bairro do Uruará, responda quais foram as causas apontadas para esse desastre ecológico.

O vazamento começou na tarde de ontem e uma embarcação pertencente a transportadora foi a responsável pelo acidente.

O fato deixou pescadores apreensivos, não apenas pelos prejuízos com as canoas que vão precisar de novas pinturas, mas principalmente com a sua subsistência.

No bairro Uruará, mais precisamente no Porto dos Milagres, dezenas de famílias vivem da atividade pesqueira, para a sobrevivência das suas famílias.

A mancha escura se espalha rapidamente e vai desde a Vila Arigó até o local onde estão sendo realizadas as obras do PAC.

Uma grande mancha de óleo está avançando pelo rio

Medidas paliativas estão sendo feitas pelos responsáveis pelo vazamento, sem qualquer sucesso. Marcações com bóias improvisadas são colocadas como balizamento.

O receio dos moradores é que a mancha avance e atinja o lago do Maicá, que é considerado um santuário para a procriação de diversas espécies.

Ninguém apareceu pra dar informações detalhadas sobre as reais causas.

Uma nota evasiva da empresa causadora do acidente, foi emitida à imprensa, pela gerente do Departamento Comercial da Bartolini, informando que o gerente da transportadora está no local, tentando resolver os problemas provocados, e ainda não sabe a quantidade de óleo despejado, e nem as causas do acidente.

A nota informa, ainda, que os órgãos de fiscalização do meio ambiente estão cientes do ocorrido.

Por: Manoel Cardoso

Um comentário em “Empresa Bertolini causa acidente ambiental no rio Tapajós

  • 2 de junho de 2011 em 08:16
    Permalink

    Quero só ver que providencia as “autoridades”vão tomar,será que vai ser mais um caso esquecido ou serão penalizados,porque se fosse um pobre,já tava preso,humilhado entre outras coisas mais.Marcelo Correia esta na hora de mostrar porque foi posto ai.

    Resposta
  • 2 de junho de 2011 em 07:08
    Permalink

    O responsável pela empresa deve ser preso por esse crime, uma empresa que opera com combustiveis deve ter uma logística eficiente para acompanhar uma operação desse porte quando se trata desse tipo de material.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *