Artista plástico e ambientalista Ed Lopes morre em Santarém
O artista plástico Ed Lopes, bastante conhecido em Santarém por seu trabalho artístico e por seu envolvimento nos movimentos universitários e ambientalistas, morreu na madrugada de hoje, no Hospital Municipal de Santarém.
Ed Lopes trabalhou por muitos anos no IPAM – Instituto de Pesquisas Ambiental da Amazônia e era envolvido com a festa do Sairé, na ajuda da confecção das alegorias dos botos Tucuxi e Cor de Rosa.
O corpo de Ed Lopes está sendo velado, neste momento, na capela mortuária da Pax Dourado, localizada na Trv. 7 de Setembro, em Santarém. Familiares e amigos até agora estão esperando o laudo médico para saber a causa de sua morte.
Da Redação
Momento triste para mim, pois a última vez que vi meu amigo foi em nossa formatura de faculdade há 14 anos atrás pois mudei de cidade,ele falava que eu o havia inspirado no desenho da índia potira com meus traços indígenas.Meu coração está apertado de saudade, do meu amigo,amigo querido que superou todos os obstáculos para conseguir realizar os sonhos!
Sinto muito a ida de Edy,não tinha amizade com ele,mais sempre o via nas ruas,comprimentavamos e só,mais deixo aqui meus sentimentos a familia ilutada.
“QUEM AMAMOS,NÃO MORREM,SIMPLESMENTE PARTEM ANTES DE NÓS”.
Tive o privilégio de conhecer o Edy como aluno na UFPA e, posteriormente como amigo. Ele foi o editor do livro de meu pai, além da confecção das figuras majestosamente elaboradas por ele. Sem duvida é um acontecimento triste para a arte, cultura e educação em nossa região, mas também um momento para agradecermos o privilégio que tivemos por conviver com um ser humano tão especial quanto o Edy. Descanse em paz meu amigo …
Tive o prazer de conhecer esse ser humano com tantos valores e que com certeza era muito especial em tudo o que fazia, meus sentimentos a toda sua família, recordações de sua arte Edy, vc sempre será lembrado.
Um dia extremamente triste para mim. Estou sem palavras todo o dia com a noticia. Nem pude visitá-lo pois nem sabia que estava doente. Oriana Belem.
Estamos todos chocados! Sou operador de câmera do filme “Eu Receberia as Piores Notícias de seus Lindos Lábios”, de Beto Brant e Renato Ciasca, filmado em Santarem, em agosto e setembro passados. Conheci Ed durante as filmagens, onde ele teve uma pequena, mas muito importante participação, atuando e dando importantes informações sobre a cultura local.
Tomando a liberdade para falar em nome de todos os envolvidos na produção, digo q. sentimos muitíssimo essa perda.
Edy Lopes sem dúvida foi um grande exemplo de companheirismo, alegria, criatividade e Educação Ambienta. Toda comunidade de várzea está muito triste com sua perda, mas certos de que ele deixou um grande marco em nossa região.
Que Deus o receba e conforte os familiares e amigos.