Celpa realiza Semana da Sustentabilidade
Na próxima segunda-feira (06/06) o Parque da Cidade receberá os colaboradores e instituições convidadas para iniciar uma série de atividades voltadas para a Semana do Meio Ambiente, em Santarém. A iniciativa faz parte da III Semana da Sustentabilidade, promovida pela Celpa, que se estenderá até o dia 10 de junho e faz parte da política de sustentabilidade da concessionária.
Este ano, a Celpa pretende discutir e sensibilizar o público interno e a comunidade em geral para a importância da Arborização. Em Belém, está sendo desenvolvido o projeto de revitalização de toda a área verde do parque industrial da concessionária, totalizando 15 mil metros quadrados. As 60 crianças de 4 a 9 anos, atendidas pela Fundação Aquarela, instituição atendida pela Celpa, plantarão mudas de árvores no Parque Industrial da Celpa, que fica na Rodovia Augusto Montenegro. As mudas são de espécies nativas da Amazônia, como castanheiras, açaizeiros e ainda de mogno, cupuaçu e andiroba – todas com grande valor ambiental e cultural, além de muito utilizadas pela população paraense em atividades econômicas que vão desde a extração do óleo à produção de alimentos.
Para a concessionária, o plano de arborização, que está sendo discutido em Belém, possui uma importância especial, pois consiste em uma estratégia criada para manter um convívio harmônico entre a rede elétrica e a vegetação do município , uma vez que as árvores podem interferir no fornecimento de energia ou até mesmo causar curtos-circuitos, sendo responsável por até 10% dos desligamentos intempestivos. Com o objetivo de preservar o meio ambiente, e principalmente evitar acidentes com redes de energia, o plano visa orientar de que forma, e por quem, serviços como os de poda devem ser realizados.
“O plano de arborização é fundamental para qualquer cidade, sendo assim, a SEMMA em parceria com a Celpa, e outras instituições, em Belém, elaborou esse projeto que servirá como base para a proposta dessa lei”, revela o gerente do Departamento de Meio Ambiente da Celpa, Ivan Aragão.
A programação acontece em Belém, Santarém e Altamira e deve contemplar caminhada ambiental, diálogos ambientais, mostra de experiências, visita a ZOOFIT, apresentação de filmes, doação de mudas de árvores e Blitz Ambiental com a distribuição de sacolinhas biodegradáveis para coleta do lixo nos veículos da Celpa e ao público externo.
Fonte: Leíria Rodrigues | Comunicação |Celpa