Município de Alenquer completa 130 anos de história
A cidade Ximanga é um pedacinho do Brasil, que está localizada a margem esquerda do Rio Amazonas, Região Oeste do Pará. Nosso torrão foi presenteado pela mãe natureza, com imensuráveis riquezas naturais, tais como: solos férteis, extrativismo, minério, sítios arqueológicos com escritos rupestres e exuberantes cachoeiras.
Todo dia 10 de junho a Princesa Surubiu recebe homenagens em alusão ao seu aniversário. Os alenquerenses são eminentemente católicos e tem como padroeiro Santo Antonio. Sua história teve grande parcela dos portugueses, que deixaram como legado, belíssimos monumentos com estilo barroco. Igreja de Santo Antonio, Prefeitura, Fulgência Simões, Mercado Municipal e outros. Pena que alguns destes patrimônios históricos estão em completo abandono e em ruínas, necessitando de revitalização.
Como filho apaixonado pela minha terra natal “um ninho de amor e felicidade ou Ximanga encantada”, gostaria de vê-la nos próximos aniversários, sem violência, sem inundação e com sua floresta preservada. Ensejo vê-la, portanto, próspera com os pára-quedistas cumprindo as suas promessas de campanha e os políticos como um todo, promovendo o progresso, resgatando a ética, a cultura e realizando políticas públicas com desenvolvimento sustentável.
DROGA – Fala sério! Com apenas três letras, um novo entorpecente lançado no mundo do crime, segundo os médicos, mata o usuário mais rápido do que as dogras tradicionais já existentes. O “ÓXI’’ é consumido da mesma forma que o devastador CRACK. A droga conhecida também pelo verbete de ‘bomba” é muito barata, por ser fabricada através da mistura de cocaína, ácido sulfúrico, cal, gasolina e querosene. É mole ou quer mais!
CULTURA – Durante os dias que antecedem as festividades do Santo Casamenteiro, a Secretaria Municipal de Cultura está realizando diversas atrações folclóricas e culturais. É nesta época do aniversário da cidade, que também serve de oportunidade para afloração e descobertas de grandes artistas e de grandes talentos. Parabéns, minha querida cidade.
Por: Hemenegildo Garcia
Hemenegildo que saudades, depois de 16 anos sem ir na minha querida terra natal, estive este ano passei somente 03 três dias, deu para matar um pouco a saudade, fiquei alegre e ao mesmo tempo fiquei muito triste de encontrar nossa cidade um pouco deteriorada pelo tempo e pelos governantes, mas a felicidade foi maior de encontrar nossos conterrâneos com sua satisfação grandiosa de nos encontrar e bater aquele papo e comer aquele peixe assado na brasa, isso é uma satisfação e emoção que só quem é alenquerense sente.Um grande abraço. Dulcinês.