Mudança no quadro societário da TV Tapajós

As irmãs Vânia Pereira Maia e Vera Soares Pereira adquiriram parte de Jader

Com o objetivo de tentar atingir o seu arquiinimigo Jader Barbalho, os donos do jornal O Liberal perderam a noção de fazer jornalismo de maneira ética e responsável. Em uma matéria mentirosa o referido jornal da capital do Estado usa do artifício de denúncia feita através de e-mail por um leitor “anônimo”, e divulga inverdades sobre a TV Tapajós.

Código Comercial comprova legalidade

Com o propósito de repor a verdade, os repórteres do jornal O Impacto fizeram o levantamento do caso e esclarecem à população sobre os fatos: o Sr. Jader Barbalho comprou 50% das cotas da emissora santarena do espólio do Sr. Jair Bernardino, dono do grupo Belauto, que havia adquirido do Sr. Paulo Corrêa, então sócio da TV Tapajós. Em 2001 para regularizar a situação foi assinado pelo Sr. Joaquim Pereira e sua esposa, uma alteração contratual que por conveniência dos sócios, apenas agora foi registrada na JUCEPA – Junta Comercial do Pará.   Em 2001 estava em vigor o artigo 325 do Código Comercial, que trata de sociedade de conta de participação, que comprova que a alteração contratual foi realizada de maneira legal. Com a mudança na Lei 10.406, do Código Civil, artigo 992, ficou mais evidente a legalidade da transação e reforçou ainda mais a venda dos 50% das cotas da TV Tapajós. Leigos e incompetentes que não sabem traduzir o texto da lei, tentam de maneira covarde, escondido no anonimato, propalar situação que não existe em desacordo com a legislação pertinente.

Joaquim e Vera não precisavam de autorização de ninguém

Outra informação mentirosa do jornal da capital dá conta que o ex-governador Jader Barbalho entrou na sociedade sem a autorização dos atuais donos da emissora. Para qualquer leigo, está claro que em 2001, quando foi assinado a alteração contratual, o sócios da época, Sr. Joaquim Pereira e esposa Vera, eram vivos, lúcidos e responsáveis pelos seus atos e, por conseguinte não existia necessidade de ninguém, a não ser eles dois, autorizarem a transferência dos 50% das cotas da TV Tapajós. Os atuais herdeiros só passaram a condição de herdeiros de 50% das cotas da TV Tapajós após o falecimento da Sra. Vera em 2007 e do Sr. Joaquim Pereira em janeiro de 2010. E ainda hoje todos os filhos continuam na condição de herdeiros e não de sócios da empresa. São simples herdeiros e não têm participação no quadro societário, não têm poder de mando e na qualidade de herdeiros não têm direito de preferência de adquirir cotas de participação na empresa.

Alteração Contratual de 2004

Baseado em informação de covarde que se esconde no anonimato para maldosamente destilar inverdades, é mentirosa também a afirmação do jornal da capital que “em 2004 houve uma alteração contratual suspendendo a participação do político na sociedade. Mentira! Na alteração registrada na JUCEPA em 2004 a única alteração foi à mudança do CPF da sócia Vera Soares Pereira, que antes usava outro CPF (do esposo).

Desconhecimento da Legislação de Telecomunicações

Além da covardia do anonimato, o “leitor” e o próprio jornal demonstram total desconhecimento da legislação que rege a radiodifusão, pois de acordo com o Código Brasileiro de Telecomunicações, Lei 10.610 e Decreto Lei 236, as alterações contratuais que necessitam de prévia autorização do Ministério das Comunicações são as que se passa o controle societário (mais de 50%) e não foi o caso do ingresso do ex-Governador na sociedade, já que os outros 50% pertenciam ao Sr. Joaquim e D. Vera, que eram casados no regime de comunhão de bens, portanto, o casal também detinha 50% da sociedade. Como a operação não configura transferência do controle societário por envolver alienação de apenas 50% das cotas representativas do capital social, independe, portanto, de prévia autorização ministerial para ser efetivada, nos termos da Lei 10.610, de 2002.

Excesso de mentiras do jornal da capital

O jornal mais uma vez mentiu, ou sua covarde “fonte”, quando afirma “que estes dias houve uma nova alteração de contrato, feita por debaixo dos panos na JUCEPA, onde o político passa suas supostas quotas da TV Tapajós a ex-mulher Elcione Barbalho”. Mentira!

Novas sócias adquirem os 50% que pertenciam ao ex-Governador

As novas sócias Vânia e Vera, gestoras da Rádio e TV Tapajós há mais de quinze anos, procuradas pelo jornal O Impacto, informaram que nunca foram procuradas por qualquer reportagem do jornal O Liberal e que todas as providências foram tomadas no sentido de que tudo fosse resolvido dentro da legalidade. “Nos reservamos o direito de não nos pronunciarmos na imprensa sobre esses fatos, por entendermos que o melhor caminho para esses esclarecimentos é a legalidade dos atos e a justiça”, finalizou Vânia Maia.

Cidadãos opinam sobre o assunto

O jornal O Impacto também ouviu algumas pessoas da sociedade, como por exemplo o estudante Ildebrando Silva Matos, que foi taxativo em afirmar que o caso está muito claro e que tudo não passa de intriga dos invejosos de plantão, que antes de propalar suas fofocas deveriam conhecer a realidade e fazer com base legal. Um grande empresário disse que esse assunto já cansou e só interessa aos herdeiros, e que esse “anônimo” é um coitado invejoso que não conhece a legalidade dos atos e usa de métodos à margem da lei para tumultuar uma administração séria e competente das Sras. Vânia Suely Pereira Maia e sua irmã Vera Ilma Soares Pereira, que foram escolhidas pelo pai Joaquim Pereira para administrar a TV Tapajós. Um professor também se manifestou e disse que admira a D. Vânia Maia, porque com seu silêncio e com atos concretos vai provando que sempre falou a verdade e que tem competência. E a tacacazeira Sônia Santana disse que quem usa do anonimato pra dizer mentira é porque é covarde e incompetente e que tem fé em Deus que a Dona Vânia vai continuar administrando a TV Tapajós pra gente ter logo essa tal de TV Digital em Santarém.

Por: Carlos Cruz

Um comentário em “Mudança no quadro societário da TV Tapajós

  • 27 de junho de 2011 em 11:46
    Permalink

    Menos Joilson Dutra governo municipal já é demais. Deixa onde estão.

    Resposta
  • 26 de junho de 2011 em 21:23
    Permalink

    A pouco tempo adquirir respeito por essas senhoras , adimiro-as de tal forma que quero ve-las em nosso governo(municipal), gosto muito das senhoras, boa sooooooorteeee.

    Resposta
  • 25 de junho de 2011 em 17:54
    Permalink

    Sou mais o pato, quinzinho para tomar conta, Eles levariam bem à frente!

    Resposta
  • 24 de junho de 2011 em 17:09
    Permalink

    Eu sempre fui um grande admirador do Sr. Joaquim Pereira, por sua garra, coragem, dinamismo, competencia etc. Tive a honra de merecer sua amizade e o prazer do convívio desde criança. Em várias conversas que tive com ele percebi a imensa confiança que ele depositava nas duas filhas: Vania e Verinha. Essa confiança me parecia que era em todos os sentidos: Competencia administrativa, Honestidade etc, e eu também percebia nele a vontade de que o Sistema Tapajós de Comunicação ficasse sob a administração das duas.
    Agora, parece que a vontade dele está se concretizando.
    Parabéns às duas.

    Resposta
  • 24 de junho de 2011 em 09:02
    Permalink

    Está de parabéns a Vânia Maia, por ter conseguido mais essa vitória. A TV Tpajos sem a Vania no comando ia ser a verdadeira bagunça e por conseguinte a falência. Ela merece e Santarém agradece. Muito sucesso Vânia Maia

    Resposta
  • 24 de junho de 2011 em 08:27
    Permalink

    Parabens Vania e Vera,continue com esse trabalho de voces,mais não esqueçam que voces terão mais uma batalha com os herdeiros,pois quem não trabalha quer tirar proveito dos que trabalham,sabem de quem estou falando,se cuidem que estão aprontando pra voces,grande abraço a voces.

    Resposta
  • 23 de junho de 2011 em 20:07
    Permalink

    No final o bem sempre vence, tinha certeza que essa historia ia ter um final feliz, não seria justo com a memória do seu Joaquim que tudo que ele lutou muito pra conseguir fosse parar nas mãos dos incompetentes, a TV Tapajós tem uma história com o povo santareno e região oeste e não seria justo que essa historia tomasse outro rumo. Parabéns dona Vânia, por se manter firme nessa luta, parabéns dona Vera, por se posicionar do lado certo dessa briga.

    Resposta
  • 23 de junho de 2011 em 19:25
    Permalink

    A TV Tapajos ficou com as pessoas que merecem. A verdade fica com os honestos,trabalhadores de competentes.

    Resposta
  • 23 de junho de 2011 em 17:10
    Permalink

    Minhas amigas Vania e Verinha, parabens pela aquisição das cotas de Jader Barbalho.Seu Joaquim e a senhora Vera, tenho certeza que estão felizes pelas filhas que lutaram contra todos para vencer essa batalha. Tenho certeza que seus pais estão felizes pelas filhas que tem.Ningume tira a Tv Tapajos de vocês. Só Deus,porém, ele está com vcs minhas amigas. Estou acompanhando essa batalha e sabia que vocês venceriam. Parabens continuem lutando pelo que seu Joaquim confiou em vocês.

    Resposta
  • 23 de junho de 2011 em 16:55
    Permalink

    A única empresa que seu Joaquim deixou para suas filhas administrarem foi por confiar nelas. A materia é precisa quanto a tecnica, bem produzida e demonstra que o caso chegou ao fim.Contestar todos podem, mais não vai prosperar não acredito que os òrgãso envolvidos na liberação e homologação estejam errados. Vania e Verinha, continuem lutando pelo que seu Joaquim deixou e vocês deram continuidade com competencia. Não se influenciem com mentiras e fofocas.

    Resposta
  • 23 de junho de 2011 em 16:15
    Permalink

    D. Vania e sua irma Vera,merecem ficar com as quotas da TV, toda Santarém, sabe quem trabalha e quem não trabalha e são pessoas humildes e tiveram apoio do Joaquim, um grande empresario.Parabesn senhoras pela vitoria.

    Resposta
  • 23 de junho de 2011 em 16:12
    Permalink

    Faltava uma reportagem para esclarecer melhor. Agora sei que as irmas estão com a razão e merecem ficar a frente da TV Tapajos pela verdade relatada.Acho que agora a verdade foi esclarecida. Ganha santarém

    Resposta
  • 23 de junho de 2011 em 15:45
    Permalink

    Parabens Vania e Verinha, vcs merecem a materia foi esclarecedora e podemos avaliar quem tem razão.Vão em frente amigas,santarém,sabe quem trabalha e merece ser as proprietarias da TV.

    Resposta
  • 23 de junho de 2011 em 15:42
    Permalink

    Vânia sempre administrou a Tv Tapajos, com seriedade e honestidade. Joaquim, sempre confiou nela. Verinha tem ajuda Vânia. Elas merecem ser as proprietarias, já que sempre ajudaram seus pais. Agora podemos saber a verdade e acho que agora a população já sabe da verdade e sabem que fala a verdade.

    Resposta
  • 23 de junho de 2011 em 15:26
    Permalink

    Essa reportagem foi esclarecedora, acho que agora tomamos conhecimento da verdade dos fatos. Essas irmas merecem sempre soube que D. Vania, foi administradora da TV e merece ser a dona pelo esforço. Muito boa a materia, podemos saber agora quem mente e quem conta a verdade. Ganha santarém, com as irmas a frente da TV Tapajos.

    Resposta
  • 23 de junho de 2011 em 15:12
    Permalink

    Essas senhoras merecem ser proprietarias da empresa seu pai. Pelo que sei, são as unicas que trabalham na Tv e está na visão de todos o progresso da TV Tapajos. O bom é que a empresa ficou com filhos de santarém. Se o jader é safado ou não, não interessa. Parabens senhoras pelo esforço

    Resposta
  • 23 de junho de 2011 em 14:38
    Permalink

    Mais e ai elas compraram a parte do Jarde safado????

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *