Vereador denuncia fraude na merenda escolar em Juruti
O prefeito de Juruti, Manoel Henrique Costa, que por diversas vezes foi acusado de desvio de verbas, entre outras irregularidades, faz das suas mais uma vez. Desta vez o exemplo de inoperância pública do “todo” poderoso é mais grave. Por esta razão, as pessoas de bem do Município pedem “por uma só voz” a saída imediata do alcaide de Juruti.
Esta semana, o vereador Isael Amaral, do Partido DEMocratas de Juruti, esteve em nossa redação onde falou da péssima administração do prefeito Henrique Costa, naquele Município. O Vereador contou à nossa equipe de reportagem detalhes “nada publicanos” na administração de quem se considera “todo poderoso”, como é o caso de Henrique Costa. “Eu queria me deter nesta reportagem sobre a saúde do Município. Porque nós vereadores, recebemos pessoas todos os dias em nossas portas pedindo apoio”, narrou Isael Amaral. “No último domingo apareceu um senhor em minha residência pedindo ajuda para trazer sua esposa para Santarém, pois a mesma necessitava fazer um tratamento. Ele disse que a Prefeitura forneceu somente as passagens e nada mais. Mas a Lei diz que o TFD deve ter a ajuda de custo”, falou ele. “Nós fizemos uma verificação apurando umas denúncias nos postos de saúde e constatamos que em todos os postos de saúde faltam medicamentos, luvas e materiais de primeiros socorros, para que se faça um atendimento de pequenos acidentes”, citou o parlamentar. “Os odontólogos estavam sem poder extrair dentes das pessoas, pois não tinham luvas. Nós fomos ao Hospital Municipal, para verificar de perto e constatamos que estava faltando quase tudo”, disse o vereador Isael Amaral.
O vereador do DEM falou à reportagem do jornal O Impacto, que recebeu denúncia e os vereadores da oposição foram verificar de perto o que está acontecendo para que se possa tomar providências. “Temos que divulgar o que está acontecendo realmente, pois muitos olham para Juruti e dizem que está tudo indo muito bem. O Prefeito publica nos meios de comunicação, pagos por ele, que está muito bem o Município. Mas isso não é verdade”, denunciou o Vereador, enfatizando que: “nós que somos o pára-choque do governo, estamos sabendo e vendo de perto o que está acontecendo. Faltam médicos e se as pessoas vão doentes ao Hospital é para saber o que têm. Porém, fazem exames até três vezes e não conseguem detectar o que a pessoa tem”, informou o parlamentar municipal.
Radiografia – Segundo o vereador Isael Amaral, o aparelho de ultra-sonografia estaria sendo usado para comercializar saúde pública. “Por que o Município não bate ultra-sonografia lá no Hospital? Será por que a irmã da Secretária de Saúde tem o aparelho e custa R$ 100,00 para cada pessoa?”, indaga.
Segundo o Vereador, “o aparelho de Raio X que a Alcoa doou para o Hospital está queimado, e aí dizem que o técnico está vindo para consertar, mas nunca vem. Tudo isso acontece em nosso Município, o povo nos cobra e temos que fazer valer nossa postura como Vereador e voz do povo. Outra questão é uma dívida histórica do Município, que é a insalubridade dos funcionários da saúde, previsto em lei e eles não pagam. Nós vereadores do DEMocratas estamos procurando um meio de entrar na Justiça para fazer com que o Município cumpra com seu papel, pagando a insalubridade dos funcionários da saúde. O mais grave, é que não existe profissional qualificado para operar o aparelho de ultra-sonografia. Quem faz esse serviço é o esposo da Dra. Paula, que é cunhado da Secretária de Saúde. Só que ele é anestesista”, denunciou Isael Amaral.
Merenda Escolar – Seguindo desfiando seu rosário de críticas, o Vereador afirma: “A merenda escolar servida aos alunos do Estado está sendo trocada pela merenda do Município. Nós recebemos denúncias e fizemos uma visita nas escolas. Chegamos lá e detectamos que tinha merenda escolar vencida, biscoito vencido. Não fomos bem recebidos por um cidadão que é sobrinho do prefeito Henrique Costa. Ele perguntou se os vereadores não sabiam ler, e deu confusão entre eles e nós”, disse Isael. “Hoje nós estamos enfrentando outro problema, a merenda do Estado está junto com a merenda do Município. Existe a denúncia que eles estão trocando os produtos, ou seja, a merenda do Município pela merenda do Estado. Por exemplo, o biscoito que o Estado mandou é de boa qualidade, é o biscoito fornecido pelo Município não é. Então, o que está acontecendo? Eu já fui numa escola e vi realmente que o biscoito estava sendo trocado. Um aluno que estuda na escola do Estado disse que lá estão comendo biscoito estragado. Está tendo troca no produto e quem sabe mais o que estão fazendo por la. A gente está pedindo para o governo do Estado separar esta merenda ou então, alugar um depósito e colocar pessoas do próprio Estado para administrar, pois quem distribui a merenda do Estado em Juruti são pessoa ligadas ao PT. Isso a gente não aceita”, afirmou o edil.
Violação do ECA – “Quanto a educação em si, eu tenho um relatório do Conselho Tutelar, onde já foram apuradas as denúncias e está constatado que o Município está violando os direitos da criança e até o ECA, que diz que a criança deve ter a escola próxima à sua residência. Em Juruti estão polarizando as escolas e as crianças saem às sete da manhã de suas residências para estudar em uma escola, chamada escola pólo, e retornam às duas horas da tarde. Quer dizer, elas andam um pedaço a pé, um pedaço de canoa e depois pegam um carro pra chegar nessa escola. Isso é um absurdo feito com crianças de quatro e cinco anos. Nós estamos de posse desse relatório e vamos mostrar para a população o que está acontecendo em nosso Município”, concluiu o Vereador.
Por: Carlos Cruz
Amigo vereador, eu sou filiado ao DEM, mas sei que contra os poderosos do pt, nada acontece, voce sabe do abandono que vivemos em santarem? venha dar uma volta na cidade pra voce ver o que descaso!!. eu já deu minha alma para o diabo,pra ver se a prefeita faz alguma coisa, pois se esperar por outro, estamos ferrado.
Jesus Paulo, meu contato é afaju@hotmail.com, para acertamos detalhes ou mande o seu. Podemos colocar a materia no Jornal Estado do São Paulo e na Revista Veja. Mande seu contato.
Isso mesmo mete a coba nesse prefeito descarado, tá riquinho por isso que, não tá, ném tchum.
pra população pobre de juruti festeré é qoue mais tém ae bancado pea prefetura ….PAU NELESS
terei prazer em hospedar um jornalista deste exelente jornal levalo pessoalmente para registrar os abusos do alcaide e seus asseclas para que seja estampado a nivel estadual e se possivel nacional pelos veiculos de comunicaçaõ que saõ do lado do povo e naõ daqueles que saõ pagos para dar e mostrar noticias do foi feito com o dinheiro do contribuinte e da MAMAÊ ALCOA . nosso povo esta pedindo a presença do estado para acabar com esta bandalheira em juruti .
jacquelane mande foto por amail(para o jornal) e faremos tudo para encontrar ou localizar o wellington se ele trabalhou em alguma empresa ou se encontra em juruti nos o encontraremos com a ajuda do jornal e do povo de juruti.
Parabenizo o vereador Amaral, por tomar a iniciativa de denunciar junto ao quarto poder,as peripercias do prefeito Henrique Costa. Confirmando aqui que tudo que foi denunciado pelo mesmo tratasse da mais pura verdade, ressaltando ainda que já não era sem tempo haja vista, os desmandos do chefe do executivo nesta cidade datam do inicio do seu primeiro mandato.Gostaria também de registrar a estranheza de até o presente momento mesmo após insistentes denuncias nada ter sido apurado pelas autoridades competentes,(MInistério Público), enquanto isso o povo que o elegeu sofre com a ausência do poder publico municipal,e em contrpartida o mesmo, junto som seu secretários, desfilam em carros de luxo e moram em mansões de filmes de hollywood. Aproveitando a oportunidade gostaria também de denunciar a exorbitância na lista de material escolar exigido pelas escolas municipais, fato que no governo anterior não ocorria,finalizando gostaria de questionar o critério utilizado para definir o valor do IPTU,cobrado, considerando os valores exorbitantes comparando novamento com o governo anterior, onde tal taxa sequer era cobrada.
Precisamos que o gestor municipal olhe com olhos humanos para a população de Juruti que o elegeu, para administrar os recurso públicos,priorizado, o setor da sáude, para que que o cidadão possa ter pelos menos os seus direitos fundamentais garantidos.
Parabenizo o jornalista Carlos Cruz, por sua intrepidez em defesa da verdade, não se curvando ao sistema corrupto que impera no municipio de Juruti, continue conosco nessa luta,pois, ditadores mais antigos e de renome já caíram a vez de Henrique Costa, também chegará. Falo aos vereadores que busquem apoio na capital do estado junto as autoridades constituidas, recorram ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP),poís se não há iniciativa por parte da Promotra em Juruti, no minimo é estranho e deve ser investigado, considerando a avalanche de denuncias contra esse prefeito…
Jacquelane de Castro, mande uma foto para ser divulgado. Vamos ajudar a senhora. O jornal circula em Juruti e vamos investigar. Pode ficar tranquila que vamos ajudar a encontrar o Wellington Moreira Alves. Conte com o Jornal o Impacto.
SOUBE QUE OS VEREADORES PEDIRAM INVESTIGAÇÃOPELOS PATRIMONIOS DO PREFEITO A PROMORA, ELA MANDOU ELES INVESTIGAREM KKK E BRINCADEIRA QUE PROMOTORA É ESSA SE ELA É QUEM TEM O PODER DE INVESTIGAR…ELA DEVE TER O R PRESO COM O PREFEITO QUE VERGONHA A JUSTIÇA DO NOSSO BRASIL VENDO TODA ESSA ROBALHEIRA E FICAR CALADA..MEU DEUS.
amigos sou de juruti, e conheço a historia não esperem resposta por parte do ministerio público de juruti,,pois a promotora é petista tudo o que os vereadores denunciam ela trava, o marido dela médico leonidas o prefeito empregou com um salario altíssimo, ele não tinha CRM e a promotora prevaricou permitindo que ele trabalhasse sem consentimento, o prefeito da casa que ela mora e gasolina para seu carro, sabe quantas veses ela faz alguma coisa contra o prefeito, nenhuma, esses vereadores são uns guerreiros mesmos porque eles estão lutando sozinho… parabens jornal o impacto que ficou do lado desses valentes parlamentares e principalmente do povo
Mais uma denuncia contra esse cara, puts, e ate agora não fizeram nada contra o mandato dele…
Já era tempo do Ministerio Público levantar tudo que falam do Prefeito para saber se verdade, intimar os vereadores e aquela pessoa que denunciou para o impacto a mansão e as firmas. Espero que o Ministerio Público fiscalize
O que o vereador está fazendo ja era pra ter feito a muito tempo.Parabens vereador,
o que o prefeito está fazendo será, por conta do senhor jesus que solda os corações e sabe de tPor favor, preciso encontrar um parente que está desaparecido há quase seis anos, na cidade de juruti, me ajude alguém que puder fazer um apelo na rádio da cidade, moro em fortaleza e toda família do meu cunhado está aflita por noticias. Wellington Moreira Alves nascido em06/04/1967, de cor branca, altura 1 metro e 70 centímetro de altura mais ou menos 70 k, olhos verdes, saiu de fortaleza com amigos para trabalhar como vendedor externo, devido um acidente, no barco que estava no caminho de volta do trabalho, caiu e o que sabemos foi que ele tinha morrido, mais um conhecido que estava morando em juruti, no Pará disse que tinha visto ele e conversado, sobre tudo que tinha acontecido. Quando ficamos sabendo disso, gastamos tudo que tínhamos para encontrar ele nessa cidade, mas nada encontramos, somos de família simples e não temos mais condições de procurá-lo por conta própria por esse motivo estou pedindo ajuda, para algum filho de Deus que lê essa mensagem e me ajudar, não sei como poderei pagar esse ajuda, mas Deus retribuirá todo feito. Por favor, peço que me mande uma resposta, se não puder me ajudar me indique alguém que possa, sei que essa mensagem cairá nas mãos certas.
Agradece uma família guase em desespero, pois já tentamos muitos meios e não tivemos muito sucesso.
udo, agora quero falar e
O vereador Amaral demonstra sua independencia, não aceitando a pessima administração do Prefeito Henrique. Os outros vereadores deveriam fazer a mesma coisa. Estão cegos é?
concordo com o Bira. O Ministerio Público deve exigir da Alcoa o valor que repassou para a Prefeitura e depois exigir do Prefeito prestação de contas para saber onde foi aplicado os recursos. Confio no MPE. Se os senhores Procuradores lerem minha sugestão façam isso, não custa nada. O Povo de Juruti vai ficar grato.
O Ministerio Público deve intervir e apurar o que o verador afirma. Não podemos aceitar uma administração fraca que prejudica nossa cidade. A Alcoa deve analisar e cobrar os recursos que passou para a Prefeitura. Por que o Ministerio Público não fiscaliza aplicação desses recursos?
depois que aprendi a lidar com computador, tenho acompanhado as materias do jornal contra esse prefeito de nossa querida juruti.Não podemos aceitar esse tipo de administração que prejudica a cidade. Temos que valorizar esse vereador que não em medo do prefeito.O povo deve se unir e ir as ruas para tirar esse prefeito.Esse jornal tem ajudado o povo da cidade esclarecendo as irregularidades.E a mansaão dele do prefeito, vão fazer alguma coisa para apurar?
valeu ver. amaral com estas denucias valorizas os votos de quem o colocou para defender o povo de juruti marginalizado pelo alcaide e seus asseclas .parabens
esse prefeito deve ser cassado, não fez nada por nossa querida Juruti que não merece umm prefeito assim. Isais, volta e poe moral na prefeitura
TÁ CERTO JURUTI TÁ PRECIZANDO DE RENOVAÇÃO …. ISAIAS TAMBÉN NÃO FILHO. TIA LUCIDIA É MELHOR…