Promotor é afastado do Cargo em Altamira

Promotor Edmilson Leray e o prefeito Liberalino Neto

O promotor Edmilson Barbosa Leray foi afastado do Cargo de Promotor da Infância e Juventude de Altamira. Ele está sendo investigado por atos que destoam da lei quando, ainda era Promotor atuante em Vitória do Xingu, onde segundo conselheiras tutelares, ele usou e abusou de sua autoridade. As acusações eram de que ele (Edmilson) realizava festas junto com o prefeito Liberalino Neto com a presença de meninas menores de 18 anos. As acusações dão conta, ainda, que Edmilson Leray manteve uma conselheira em cárcere privado, além de fazer vista grossas diante de denúncias feitas contra Liberalino Neto durante o ano passado.

Após as denúncias da Presidente da Câmara e das Conselheiras na OAB em Altamira, o representante da Subseção, advogado Otacílio Lino Júnior, formulou a Representação Criminal contra o Promotor. No dia 1º de outubro do ano passado o Procurador de Justiça Drº Marcos Antonio Ferreira das Neves assinou a portaria Nº 4018/2010-MP/PGJ que acatou as denúncias e instaurou Procedimento Investigatório contra Edmilson Barbosa Leray.

Acusação das Conselheiras contra Leray: TORTURA, COAÇÃO A TESTEMUNHA, ABUSO DE AUTORIDADE, CÁRCERE PRIVADO E FAVORECIMENTO DE GRUPOS POLÍTICOS.

Leray vinha sendo investigado, porém, voltou a assumir o cargo no início deste ano, situação que revoltou os moradores da pequena cidade de Vitória do Xingu. No dia 16 de março deste ano, uma grande manifestação foi feita pelos moradores na frente do Fórum, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, em Altamira, repudiando a decisão que reintegrou o promotor. Recentemente a Vereadora que representou Edmilson Leray em várias denúncias, foi cassada em Vitória do Xingu e escandalizada naquele Município.

Uma carta de protesto ainda foi feita em novembro de 2010, por entidades como a: Prelazia do Xingu, OAB, AIMAT, FVPP, entre outros, que já pediam a manutenção da Ação Cautelar.

“Assim, as entidades infra-firmadas asseguram que o Promotor de Justiça, EDMILSON BARBOSA LERAY NÃO É DIGNO DE CONFIANÇA para ocupar o assento da 1ª Promotoria de Justiça de Altamira, pois já comprovou, de formas variadas, não zelar pelos princípios que regem o Ministério Público, razão pela qual, de forma enfática, requeremos o seu imediato afastamento das comarcas em que atua”.

Diante de vários documentos anteriormente solicitados, a Corregedoria decidiu, por maioria dos votos, deferir (aceitar) o pedido de afastamento cautelar e preventivo de Edmilson Barbosa Leray. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado do Pará, Nº. 31940 de 20/06/2011. Segundo o documento, o afastamento se faz necessário tendo como finalidade, manter isenta e sem qualquer interferência, as investigações no objeto dos autos processuais contra o Promotor.

Os detalhes estão amplamente disponível no Diário Oficial, no link http://www.ioepa.com.br/2011/materia.aspx?id=548716 

Edmilson Leray enfrenta um Procedimento Administrativo Disciplinar sob número 020/2011/MP/CGMP, o afastamento é uma medida que previne a lisura do processo e as investigações continuam.

Por: Felype Adms.

Um comentário em “Promotor é afastado do Cargo em Altamira

  • 27 de abril de 2012 em 15:28
    Permalink

    Deixem de ser ignorantes. Da própria leitura da reportagem da pra obter dos entendimentos, uma que ele teria cometido isso, da forma que vcs entenderam, e outra que ele não cometeu, mas estaria sendo responsabilizado por perseguir policiais e demais vagabundos naquela região.
    Num país onde é mais do que comum policiais serem mais “malandros” que os bandidos, não seria nada incomum ele estar sofrendo perseguição.
    Então, deixem pra tirarem suas decisões depois dele responder o processo, se defender, e alegar tudo que entende ser necessário, assim como a acusação.
    Vivemos num país democrático. Lutamos tanto por isso e agora estamos esquecendo. Lembrem sempre que é garantido pela Constituição Federal a ampla defesa e o contraditório. Não é só ele que tem direito a isto. É ele, eu, você, seu pai, seu filho…

    Resposta
  • 15 de janeiro de 2012 em 09:40
    Permalink

    Se me lembro este foi promotor que fez uma varredura,junto PF e corruptos da policia civil. Ainda condenou diversos traficantes. Este Promotor não andou na cidade com carros roubados, como fez outros senhores promotores.

    Resposta
  • 5 de outubro de 2011 em 22:59
    Permalink

    cuidado meu camarada com esi promotor leray! ele é falso, perseguidor,vingativo,e mala, e “gosta de proteger amigos traficantes de drogas”, muito cuidado com sua vida! só como diz na linguagen policial a casa estár caindo.kakakakakakakakak……..

    Resposta
  • 1 de julho de 2011 em 00:03
    Permalink

    é verdade felipe toma cuidado que esse promotor é vingativo, ele pintava uma de puritano e defensor dos bons costumes? agora apareceu sua verdadeira face oculta, só sabia perseguir policias juntamente com a PF em altamira, a casa tá caindo? aqui se faz aqui se paga? parabens a OAB em altamira que teve coragem de denunciar as pessoas que eles intimidava.

    Resposta
  • 27 de junho de 2011 em 19:28
    Permalink

    Pois, o último comentário do Pedro, se aplica bem a mim, a parte que diz “pega esse idiota e enterra”, já foram várias as ameaças que recebi, sei que não vai dar em nada, mas público a matéria com Base nas denuncias, nas recomendações da OAB/Sub Secção Altamira e na Prerrogativa do Conselho Nacional dos Promotores de Justiça que pediram o imediato afastamento do Promotor do Cargo em Altamira.

    Já to sabendo até que ele move um processo por eu fazer o básico de uma sociedade “democrática” expressar fatos para a massa.

    Resposta
  • 27 de junho de 2011 em 08:51
    Permalink

    Quero ver se tem delegado macho em altamira,pra colocar esses dois infóbrios na cadeia.Ou sera que vai ser comprado?Duvido que ele tenha culhão pra prender os dois,prove que é macho,ou sera que vai se aconvardar com medo.É uma pena que não posso falar tudo que quero,porque senão…Promotorzinho,prefeitozinho,lembre que poderia ser suas filhas,primas,irmãs.Queria que apodrecessem na cadeia,mais como estamos no brasil já viu..

    Resposta
  • 27 de junho de 2011 em 02:51
    Permalink

    O Brasil é um pais corporativista,tem juiz que apronta tudo que tem direito se valendo da prerrogativa do cargo e no final ainda é premiado com polpuda aposentadoria.Se as acusações fossem contra um “Zé Ninguém” o coitado estaria exposto na vitrine do espetáculo midiático, mas como se trata de um doutor da lei…Alias que o governador Barata tinha razão quanto dizia que no Brasil Lei é potoca, usando uma expressão da época..Como diz um refrão na letra da música do cantor Zé Geraldo”Se vem alguém querendo consertar,logo vem uma ordem lá de cima, pega esse idiota e enterra”

    Resposta
  • 26 de junho de 2011 em 22:36
    Permalink

    infelizmente esse vai ser mais uma caso de impunidade, quem já viu Promotor de JUstiça ser punido? Lembtram do Daniel Dantas….

    Resposta
  • 26 de junho de 2011 em 08:50
    Permalink

    Isso vai sobrar para as menores, envolvidas; porque para o promotor, não vai, para o prefeito nuito pior. não ve o casa daniel dantas, sobrou pro delegado? nos estamos no brasil!!

    Resposta
  • 25 de junho de 2011 em 10:43
    Permalink

    É realmente concordo com o senhor Pedro, esses homens, um prefeito o outro Promotor da Infância e Adolescência eram pra dar os melhores exemplos possível para a nossa juventude, e o que fazem escandalizar a nossa população com atos absurdos deste tamanho,mas esperamos que sejam punidos na forma da lei.

    Resposta
  • 25 de junho de 2011 em 10:30
    Permalink

    Aposto que não vai dar em nada.Duvido que de em prisão isso,isso é pedofilia,ou só serve pra negro e pobre.Cade a força nacional uma hora dessa,sei que não tem nada haver,mais é o pior crime que se possa cometer.Quero acompanhar isso de perto só pra ver no que vai dar.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *