UFOPA sedia reunião do Programa de Pesquisa em Biodoversidade

Pela primeira vez, em quatro anos, a reunião científica anual do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio/MCT) está sendo realizada fora da capital do Estado do Pará. Os cientistas reúnem-se em Santarém desde a quinta-feira, 7, para apresentar os resultados de sua pesquisas e debater os rumos do programa. O evento cujo tema é: “Amazônia: um mosaico para os estudos em Biodiversidade”  ocorre no auditório Wilson Fonseca da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e envolve pesquisadores dos núcleos do programa localizados nos estados da Amazônia Oriental. O diretor do Museu Emílio Goeld (MPEG), Nilson Gabas Jr. e a representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Mercedes Bustamante, compuseram a mesa de abertura do encontro.

O Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT), da UFOPA professor Marcos Ximenes Ponte representou o Reitor José Seixas Lourenço. Na ocasião, Ximenes ressaltou o caráter interdisciplinar da universidade com seus institutos temáticos que foram criados para atender às demandas regionais e reforçou o apoio da Universidade ao PPBio.     

Nilson Gabas Jr. Falou da importância do deslocamento do eixo das discussões para a Região Oeste do Pará. Ele também fez questão de enfatizar a importância das parcerias interinstitucionais para o bom desenvolvimento do Programa. Mercedes Bustamante disse que veio para ouvir os resultados das pesquisas, mas também quer saber as dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores para que possa “levar aos interlocutores em Brasília”.  Para a pesquisadora, a sociedade necessita de respostas a questionamentos que se encaixam bem na temática da Biodiversidade. Ela também chamou a atenção para o que classificou de “educação científica da sociedade”. “Nós cientistas, precisamos divulgar os resultados de nossas pesquisas para o grande público, e não apenas aos nossos pares. Necessitamos traduzir o conhecimento científico sem perder a profissionalização acadêmica”.        

O evento encerra amanhã sábado, 9, com reuniões temáticas do PPBio. O encontro é realizado pela Rede PPBIo Amazônia Oriental, Núcleo Regional do PPBio Oeste do Pará e pela UFOPA. Além dos representantes dos núcleos regionais, está em Santarém a coordenadora Geral da Rede PPBio Amazônia Oriental, Marlúcia Martins (MPEG).  

PPBio – O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) foi concebido no âmbito  da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED), do Ministério de Ciência e Tecnologia, a partir de demandas da comunidade científica e da sociedade. Foi desenvolvido de acordo com os princípios da Convenção sobre Diversidade Biológica, com as diretrizes da Política Nacional de Biodiversidade (Decreto 4.339, de 22/08/2002) e com as prioridades apontadas pela Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia de 2002. Foi criado em 2004 e tem a missão de desenvolver estratégias de investimentos em ciência e tecnologia que priorizem competências em pesquisa e transferência de conhecimento em biodiversidade, gerando, integrando e disseminando informações que possam ser utilizadas para diferentes finalidades.

Fonte: Ascom/UFOPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *