Definida a programação da semana de aleitamento materno

Campanha de Aleitamento Materno

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), através do Banco de Leite Humano do Hospital Municipal de Santarém (HMS), vai desenvolver uma série de atividades, no período de 02 a 05 de agosto, para comemorar a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Em 2011, a Associação Mundial de Aleitamento Materno lançou o tema da campanha acompanhando o mundo moderno, visando mobilizar todas as gerações, através da comunicação: “Comunique-se! AMAMENTAÇÃO: uma experiência 3D”.

Neste ano, o tema visa desenvolver a comunicação entre os diversos setores como parte marcante da promoção e apoio ao aleitamento materno.

A Associação Mundial de Aleitamento Materno justifica a escolha do tema informando que “vivemos na era da comunicação quando podemos nos conectar instantaneamente, em qualquer momento, de qualquer lugar do mundo. Novas formas de comunicação se desenvolvem a cada dia e devemos utilizar esses canais para ampliar nossos horizontes e aproveitar para oferecer mais mensagens sobre o aleitamento materno. Usando tanto as formas tradicionais como as novas, podemos conseguir que a informação flua mais além de nossas fronteiras mais próximas e ative o diálogo, transformando as palavras em ações. Esse novo conceito desenvolve a comunicação entre as gerações, entre setores, entre gêneros e culturas e permite que nossa mensagem alcance a milhões de pessoas. Essa é a “arma” desse ano para o aleitamento materno: INFORMAÇÃO”.

Programação:

Dia 02/08 | 3ª feira | 08h30

Local: Banco de Leite Humano do HMS

Atividades: Pronunciamento das autoridades, apresentação de peça teatral e de paródias, depoimentos de doadoras de leite, exposição de fotos, apresentação musicais e escolha do “Bebê Banco de Leite”.

Dia 03/08 | 4ª feira | 08h30

Atividades no Centro de Saúde de Jaderlândia

Dia 04/08 | 5ª feira | 08h30

Atividades no Centro de Saúde do Diamantino

Dia 05/08 | 6ª feira | 08h30

Encerramento no Centro de Saúde do Mararu

Em Santarém, o Banco de Leite Humano está localizado à avenida Barão do Rio Branco, S/N, entre as avenidas Marechal Rondon e Presidente Vargas, bairro Santa Clara. Funciona de segunda à sexta-feira, das 07h às 16h.

PRAÇA DAS FLORES CONTINUA EM CONSTRUÇÃO

Os trabalhos de construção da Praça das Flores, o mais novo espaço que servirá para a prática de esporte e lazer, estão adiantados. Hoje (26/07), os serviços são de concretagem da área de estacionamento e aterro nos espaços onde será construída a calçada, além de assentamento de meio-fio.

A praça terá 5.400 metros quadrados de área construída com estrutura de canteiros para jardim, áreas com grama, iluminação com poste de luminárias de pétalas, piso em ladrilho, calçada com 4 metros de largura – semelhante à do Parque da Cidade – para que os usuários possam também utilizar o espaço para caminhada.

O grande diferencial da Praça das Flores será a construção de outra academia pública também equipada, mas com uma cabine de massagem, ou seja, o local vai oferecer um espaço completo para a prática de variados tipos de atividades físicas.

Os recursos aplicados na obra são oriundos do Tesouro Municipal.

Asfaltamento – No bairro do Laguinho, as obras de asfaltamento da Travessa Luís Ozório avançam com a conclusão dos serviços de assentamento de meio-fio. O próximo passo será a efetiva pavimentação asfáltica. Na Avenida Presidente Vargas, o recapeamento já foi concluído, mas as obras prosseguem com recuperação de calçadas e meio-fio. Já na Turiano Meira, continuam em execução os trabalhos de recuperação de bordos da via.

CAPACITAÇÃO FARÁ PARTE DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO A HEPATITES

A Campanha de Prevenção e Diagnóstico de Hepatites Virais B e C, que começou na última segunda-feira, 25 de julho, prossegue nesta 4ª feira (27) com uma capacitação em Saúde para profissionais das Estratégias Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, a partir das 08h30.

Em parceria com o Centro de Referência do SIDAdão, a Unidade de Ensino e Assistência do Baixo Amazonas – UEASBA/antiga UBAM está realizando testes rápidos HIV/Hepatites e disponibilizando a vacina contra a Hepatite das 08h às 16h.

A programação termina 5ª feira, dia 28, com a realização de 03 blitzes educativas em pontos estratégicos da cidade, a partir das 08h30. Equipes de saúde estarão no cruzamento da Barão do Rio Branco com a Marechal Rondon (em frente ao CTA/SAE), no bairro Santa Clara; na Jasmim com Frei Vicente, no Aeroporto Velho; e em frente ao Centro de Saúde do Jaderlândia, no bairro Jaderlândia.

Nesse mesmo dia, no Parque da Cidade, através de parceria entre o CTA/SAE e UEASB, testes rápidos de HIV/Hepatites serão colocados à disposição da população, que também poderá receber doses da vacina contra a hepatite. No Parque da Cidade, o atendimento será feito das 08h às 16h.

Contato para mais informações: Glayton Rodrigues (CTA/SAE) – 9194-4021 e Enfermeira Renata Pimentel (UEASBA) – 9125-6999

CEREST PROMOVE PALESTRAS DE PREVENÇÃO A ACIDENTES DE TRABALHO

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST realiza nesta 4ª feira (27), a partir das 17h, na sede do Sindicato da Construção Civil, uma série de palestras em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (27 de julho).

“É uma data para destacar a importância da segurança no trabalho e de programas de qualidade de vida, que garantam a saúde do trabalhador das instituições do país”, informou Ronan Liberal Júnior, coordenador do CEREST.

As palestras que serão coordenadas pelo CEREST/Baixo Amazonas vão abordar os seguintes temas: Saúde do Trabalhador, Saúde Ocupacional e Leis Trabalhistas. A programação, que inicia às 17h, prossegue até às 19h.

Esta ação pretende lembrar aos trabalhadores que a prevenção ainda é o melhor meio de prevenir que os acidentes de trabalho ocorram durante o desenvolvimento das atividades laborais.

Por: Nelma Bentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *