Celpa lança sistema de leitura e entrega simultânea da fatura em Santarém
Neste sábado (06), a Celpa lançará na Regional Oeste do Pará, com sede em Santarém, o novo sistema de leitura e entrega simultânea da fatura de energia elétrica. A partir de então, os leituristas passarão a fazer a entrega da conta de energia logo após a leitura. Com a novidade, a empresa espera garantir maior transparência e agilidade nesse processo.
O novo sistema estará disponível para aproximadamente 220 mil consumidores da região Oeste do Pará, que além de Santarém, inclui municípios como Altamira, Itaituba, Monte Alegre, Novo Progresso, Oriximiná, entre outros. O serviço funciona da seguinte forma: o leiturista vai à casa do consumidor, verifica os dados do consumo no medidor, imprime a fatura e entrega ao cliente. Os leituristas portarão um equipamento móvel que permite a leitura e impressão da fatura.
Em prédios e condomínios com várias unidades, a fatura será acondicionada em um saco biodegradável e entregue na portaria, preservando a confidencialidade das informações. Em caso de extravio da fatura, o consumidor poderá solicitar a segunda via pela agência web ou agências de atendimento.
“O novo sistema é pioneiro no Norte do Brasil, pois das 64 concessionárias de todo o país, pouco mais de 10 delas o utilizam. Trata-se de uma tecnologia de ponta que torna o processo mais rápido, já que o leiturista faz simultaneamente três atividades dentro do processo comercial: leitura, faturamento e entrega. Além de agilizar o processo, isso reduz custos e contribui para a modicidade tarifária. Se o consumidor quiser, pode acompanhar a emissão da fatura e conferir na hora”, disse o superintendente regional da Celpa, Edson Naiff.
O serviço já está funcionando em outras cidades do estado, como Belém, Castanhal e Marabá. “O desempenho do novo sistema foi muito bom e os ajustes necessários foram realizados rapidamente. Por isso, acreditamos que o sistema será bem recebido também na região Oeste do Estado”, avalia Naiff. Ao todo, a Celpa adquiriu 580 impressoras a serem utilizadas durante o serviço.
Fonte: Ascom/Celpa