Frentes Tapajós e Carajás lançadas em Brasília

Membros da Comissão Pró-Tapajós que se encontra em Brasília

Foi realizado hoje às 10 horas, em Brasília, o lançamento das frentes parlamentares pela criação dos estados do Tapajós e Carajás.

A proposta foi estimular o debate nacional, para esclarecer os efeitos da possível divisão do Estado do Pará, em plebiscito marcado para 11 de junho.

As regras para a campanha serão definidas amanhã, às 15 horas, em audiência pública no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Pelo Estado do Tapajós estiveram  presentes: O deputado federal Lira Maia,  prefeita Maria do Carmo (Santarém), prefeito Aparecido da Silva (Rurópolis), vereadores José Maria Tapajós e Reginaldo Campos (Santarém), deputado  estadual Alexandre Von, prefeito Danilo Miranda (Trairão), Wilson Lisboa (assessoria jurídica do ICPT), Alberto Oliveira e Olavo das Neves (coordenação ICPT).

Membros do Carajás e Tapajós em Brasília

Pelo Carajás estiveram presentes: Deputado federal Wandenkolk Gonçalves, Deputado federal Zequinha Marinho, Deputado federal Giovanni Queiroz, prefeito Luciano Guedes (Pau d’ Arco) e Ítalo Ipojucan.

A prefeita Maria do Carmo falou sobre a importância da união de Tapajós e Carajás, em prol da criação dos dois novos estados.

A deputada Bernadete tem Caten (PT) sugeriu que  os membros da Frente Parlamentar marquem uma audiência com  Gilberto Carvalho, secretário geral da Presidência da República, para que seja discutido com o Executivo Federal, a importância da criação desses dois novos estados.

O evento aconteceu na Câmara federal. 

ICPET realiza palestras em bairros – A disseminação das informações sobre a importância de dizer “SIM” ao Estado do Tapajós está sendo realizada constantemente em alguns bairros do município de Santarém. Uma comissão do Instituto Cidadão Pró-Estado do tapajós – ICPET estará, hoje (04/08), realizando palestras em dois pontos da cidade. Eventos organizados pelas comissões do Comitê Municipal para integrar a sociedade.

O primeiro evento será, às 16h, no Sindicato da Construção Civil, com produtores rurais. A palestra será conduzida pelo colaborador Raimundo Bezerra, ele irá esclarecer sobre os benefícios que a criação dos Estados Tapajós e Carajás trará para a população interessada.

Em seguida, às 19h30, na Escola São Felipe, os moradores do bairro Prainha também irão receber esclarecimento sobre o plebiscito. O palestrante será coordenador de Integração Regional Francisco Lopes.

Cada núcleo do COMPET está mobilizando suas equipes para realizar eventos que divulguem a campanha.

AGENDA COMPET

Reunião do núcleo de Movimentos Sociais

Local: Escola São Felipe, bairro da Matinha

Data: 04/08

Hora: 19h30

Obs: O núcleo dos movimentos sociais estarão reunindo toda semana em bairros diferentes,

Reunião do núcleo dos Sindicatos

Local: Sede do Sindicato da Construção Civil

Data: 04/08

Hora: 16h

Obs: Articular ações em favor do Estado do tapajós

Palestra para alunos e professores da UVA

Local: Colégio Dom Amando

Data: 07/08

Hora: 8h

Obs: Esclarecimento sobre a criação do Estado do Tapajós

AGENDA ICPET

Instalação do Comitê Municipal de Almeirim
Local: Centro Educacional
Data: 08/08
Horário: 13h às 16h

Instalação do Comitê Municipal de Aveiro

Local: Auditório CRAS

Data: 12/08

 Horário: 09h às 12h

Instalação do Comitê Municipal de Prainha

Local: Câmara Municipal

Data: 09/08

Hora: 09h ás 12h

Instalação do Comitê Municipal de Monte Alegre

Local: ACEIMA

Data: 09/08

Hora: 19h30

Fonte: Ascom/ICPET

Um comentário em “Frentes Tapajós e Carajás lançadas em Brasília

  • 8 de agosto de 2011 em 10:12
    Permalink

    Meus irmãos do Médio-Amazonas, assim escreveu o Apóstolo Paulo: ‘Esta é uma afirmação fiel e digna de plena aceitação. Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no DEUS vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem’.
    – Bravo povo do Futuro Estado do Tapajós; ‘Não perguntem o que o novo Estado pode fazer por vocês, mas sim o que vocês podem fazer, hoje e agora, pela criação desse Estado’.
    – Todos nós queremos a nossa Emancipação política e administrativa, isto é óbvio; entretanto, isso só vai acontecer se trabalharmos com afinco, pelo ‘SIM, do dia 11 de dezembro.
    – Se todos, ‘vestirem essa camisa’, principalmente, a força motriz dos movimentos populares: Os Etudantes e as demais classes sociais de luta, certamente seremos vitoriosos.
    – As palestras, informando e esclarecendo da importância do voto consciente ao novo Estado,devem ser feitas de cidades em cidades, vilas em vilas, povoados em povoados, de ruas em ruas,de casas em casas.
    – Olha gente, o ponteiro do relógio do tempo, não para de nos avisar e alertar, que os meses de setembro, outubro e novembro e frações de dias, apontam para o dia final: 11 de dezembro.
    – A Santa Palavra de DEUS, nos diz que: ‘Todo trabalhador é digno do seu salário’.
    – Portanto irmãos: Todos vocês que assumirem a tarefa de ir ensinar e preparar o nosso povo para a votação, são dignos de se candidatarem aos cargos políticos ou administrativos do novo Estado.
    – Se agirmos assim, estaremos impedindo que os políticos ‘profissionais’- corruptos – ‘fichas sujas’, venham com os seus ‘cacifes’ eleitorais e suas velhas táticas mentirosas, roubar o lugar daqueles que trabalharam na esperança de dias melhores em um novo Estado, do qual podemos desde já dizer: Esse Estado é nosso, pois lutamos por ele!

    Resposta
  • 8 de agosto de 2011 em 09:05
    Permalink

    O ESTADO DO TAPAJÓS NÃO É PARÁ.

    Quando queremos emancipar do Pará , não é somente por causa do desgoverno estadual e sim também porque o próprio paraense do Pará é diferente do paraense do Estado do Tapajós…
    A história do Pará é diferente da história do Tapajós…
    E por último porque a nossa permanência agregada ao Pará foi imposta por séculos…… mais já está acabando, apenas 4 meses para o SIM….

    Resposta
  • 8 de agosto de 2011 em 09:05
    Permalink

    O ESTADO DO TAPAJÓS NÃO É PARÁ.

    Quando queremos emancipar do Pará , não é somente por causa do desgoverno estadual e sim também porque o próprio paraense do Pará é diferente do paraense do Estado do Tapajós…
    A história do Pará é diferente da história do Tapajós…
    E por último porque a nossa permanência agregada ao Pará foi imposta por séculos…… mais já está acabando, apenas 4 meses para o SIM….

    Resposta
  • 8 de agosto de 2011 em 08:18
    Permalink

    MUNICÍPIOS DO OESTE VÃO INSTALAR COMITÊS PRÓ-ESTADO DO TAPAJÓS

    Os municípios do Oeste seguem implantando os comitês locais de apoio à criação do futuro Estado do Tapajós. Além de Belterra, Almeirim, Prinha e Monte Alegre, já anunciados aqui no blog, mais oito acabam de anunciar as datas de suas instalações.

    Veja abaixo os municípios que estão na agenda do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós para a instalação dos comitês:

    * Almeirim – dia 08/08
    * Prainha – dia 09/08
    * Monte Alegre – 09/08
    * Aveiro – 12/08
    * Medicilândia – 24/08
    * Brasil Novo – 24/08
    * Altamira – 25/08
    * Vitória do Xingu – 25/08
    * Senador José Porfírio – 26/08
    * Porto de Moz – 27/08
    * Novo Progresso – 31/08

    A corrente pró-Tapajós está juntando novos elos e se fortalece.

    Falta 4 meses para votar no plebiscito!
    QUEREMOS EMANCIPAR O ESTADO DO TAPAJÓS.
    Nossa resposta será SIM!!

    Resposta
  • 6 de agosto de 2011 em 09:24
    Permalink

    QUEREMOS A EMANCIPAÇÃO, QUEREMOS NOSSA LIBERDADE, PEÇO AO POVO DE BELÉM QUE NOS DEIXE SEGUIR NOSSO CAMINHO, SERÁ PARA O BEM DA REGIÃO, SERÁ BOM PARA O PARÁ REMANESCENTE, SERÁ O DESENVOLVIMENTO DE TODA A REGIÃO AMAZÔNICA.
    O endiabrado e eloqüente, Zenaldo Coutinho está a todo vapor contra a liberdade do povo do Estado do Tapajós.
    O inimigo número 1 da liberdade não medirá esforços para acabar com o sonho de liberdade e emancipação dessa região.
    É preciso derrubar esse ditador contra a liberdade do povo que quer se emancipar.

    Resposta
  • 5 de agosto de 2011 em 20:42
    Permalink

    Imagine se for criado mesmo o Estado do Tapajós com a vocação que a Prefeita Maria do Carmo tem para BURACOS , será que tem como piorar os buracos de Santarém , será que ela fou ver isso em Brasília ? Será que foi ver se dá para os buracos de Santarem alcançar o Japão ?????????????!!!!!!!!!!! Pelo amor de Deus , essa mulher tem que ser BANIDA DO CENÁRIO POLÍTICO ! ACABOU COM SANTARÉM !!!!

    Resposta
  • 5 de agosto de 2011 em 15:14
    Permalink

    PRÓ-TAPAJÓS: COMITÊ DECIDE REALIZAR DEBATE SOBRE A DIVISÃO, A PRIORIDADE SERÁ BELÉM.

    Membros o comitê priorizam o planejamento da campanha na região metropolitana de Belém

    O Comitê Metropolitano Pró-Estado do Tapajós voltou a se reunir, na noite de ontem, para definir as principais estratégias e ações para a campanha do plebiscito de 11 de dezembro próximo.

    Foi a primeira reunião depois do encontro que teve com o presidente do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (Icpet), professor Edivaldo Benardo, no dia 25 de julho, aqui em Belém. O Icpet será o responsável pela campanha eleitoral pró-Tapajós na campanha para o plebiscito.

    Duas decisões importantes, ontem: primeira, a realização de uma ampla pesquisa de opinião na região metropolitana de Belém para levantar informações e avaliar a percepção da população sobre o projeto de divisão do Pará e a criação dos dois novos Estados; segunda, a realização de um primeiro debate sobre o tema, que deverá acontecer no auditório de uma faculdade de Belém, em parceria com instituições civis.

    “De posse das informações coletadas pela pesquisa, voltaremos a nos reunir com a direção do Icpet para propor e debater estratégicas específicas para Belém e a região metropolitana, pois entendemos que a votação será decidida aqui”, afirmou Dornélio Silva, profissional da área de planejamento e marketing.

    O debate a ser promovido pelo Comitê Metropolitano Pró-Tapajós será no início de setembro, em local a ser definido.

    Resposta
  • 4 de agosto de 2011 em 23:32
    Permalink

    Caros irmãos do Baixo Amazonas.
    Quando era um jovem menino, na minha cidade de Óbidos, meu pai, seu Laureano-sapateiro, filho de Santarém,já falava com entusiasmo e alegria, sobre a criação do Estado do Tapajós.
    Se nosso bravo povo, disser SIM, no plebiscito do dia 11 de dezembro, certamente estaremos realizando uma prova de respeito à memória dos nossos saudosos ancestrais, que tanto sonharam com a criação desse Estado.
    DEUS abençoe a todos vocês do Comitê Pró-Tapajós.

    Resposta
  • 4 de agosto de 2011 em 20:35
    Permalink

    Não acredito que aqui da nossa região (Oeste)tenha alguém pensando em votar a fovar do não… séria decepcionante… precisamos de DESENVOLVIMENTO… se você está pensando em votar não, vá embora… para o Pará aqui é Tapajós…

    Resposta
  • 4 de agosto de 2011 em 18:47
    Permalink

    Zequinha Franco deixou seu comentário sobre : Lira e Maria juntos pelo Tapajós”

    Eu penso que esse momento é de união pela criação do Estado do Tapajós. Maria do Carmo e Lira Maia, todos sabemos que sempre foram adversários de interesses políticos, mas estão mostrando muita inteligência e sensibilidade com a causa de criação desse novo estado. Como disse o anônimo: Todos devem estar unidos nessa luta pela criação do Estado do Tapajós. Eu como filho e morador dessa região esquecida pela falta de investimentos dos governantes ao longo da historia desse Estado, vou fazer minha doação com muito orgulho de R$ 6,00 para o Instituto SIM ao Tapajós custear as despesas da campanha. Quero aqui expor meu sentimento dizendo que toda a população ganha com esse projeto de crescimento da Amazônia! Quem perde são os políticos viciados que nada fizeram ou quase nada pelo povo que mora, trabalha e estuda nessa imensa região! Concluo dizendo que todo e qualquer custo para a criação desse tão sonhado Estado do Tapajós é investimento para o fortalecimento da Amazônia e do Brasil.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *