Caravana do Comércio Exterior está em Santarém

O governo Jatene II estará hoje (18) em Santarém com o projeto Caravana (Road Show) de Comércio Exterior. A promoção da cultura exportadora, principalmente no interior, é importante para estimular e diversificar as exportações paraenses.

No ano de 2010, o Pará movimentou em negócios com o mundo (exportação e importação) cerca de US$ 14 bilhões – mais de 53% em comparação com o mesmo período de 2009, mas o valor total exportado de 86% refere-se a produtos minerais, o que retrata uma significativa concentração da pauta de exportação paraense.

O município de Santarém acompanha a tendência do estado de ter uma pauta de exportação restrita. Em 2010, foram exportados US$ 83 milhões/FOB, e os produtos mais importantes em volume de vendas foram a soja e a madeira. A Holanda, Reino Unido e França foram os principais destinos.

A Caravana de Comércio Exterior será realizada em parceria com o Sebrae, Correios, Centro Internacional de Negócios (CIN), vinvulado à Fiepa (Federação das Indústrias do Estado do Pará), Banco do Brasil e Companhia Docas do Pará (CDP).

Santarém foi escolhido para acolher a Caravana do Comércio Exterior pelo potencial exportador das regiões. O público alvo dos treinamentos são micros, pequenos e médios empresários; dirigentes e técnicos de entidades de classe; agentes de comércio exterior.

A agenda engloba palestras sobre as ferramentas de comércio exterior; sistema de internacionalização de Médias e Pequenas Empresas, exportação e políticas cambiais; negociação internacional com acordos comerciais; como exportar pelos portos; programa Exporta Fácil dos Correios. O projeto contará também com um Balcão de Atendimento.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *