Conselho de Segurança é inaugurado em Juruti
O Conselho de Segurança (Conseg) é uma realidade na cidade de Juruti, Oeste do estado do Pará. A mobilização para a estruturação do Conselho ficou a cargo da Polícia Militar, que conseguiu, junto com a comunidade, a adesão de diversos segmentos para a criação do Conselho, que terá diversas representações locais. A posse da primeira diretoria aconteceu no último final de semana, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, e contou com a presença de autoridades e personalidades locais, além da comunidade jurutiense.
O Presidente do Conseg Juruti, professor José Nei da Silva Souza, destacou o objetivo do Conselho em identificar e mobilizar os segmentos representativos da comunidade em geral para, juntos aos órgãos da Segurança Pública do Estado, promover ações de prevenção à violência e à criminalidade, como o acompanhamento das atividades policiais, colaboração, mobilização social e participação da comunidade em prol da segurança, gestão democrática e construção coletiva da paz social.
Prisão em Abaetetuba
Também no último final de semana, policiais militares da 3ª Companhia de Polícia Militar, sediada na cidade de Abaetetuba, prenderam em flagrante dois acusados de roubo a uma loja de revenda de motocicletas. Os militares foram informados por populares do crime e de imediato, o comando da Zona de Policiamento da área reuniu as guarnições de serviço e deu início às buscas pelos criminosos.
A partir de uma denúncia anônima, feita através do telefone 190, o paradeiro dos infratores foi localizado e os policiais fizeram o cerco ao local indicado, conseguindo prender ambos os acusados, com os quais foi encontrado ainda parte do material roubado da loja: três celulares, uma máquina fotográfica digital e uma carteira porta cédulas, contendo documentos pessoais da vítima; além de um revólver Taurus, calibre 38, com três munições intactas, e mais uma motocicleta, utilizada pela dupla na ocasião do crime. Os homens foram apresentados na Superintendência Regional do Baixo Tocantins, onde foram autuados por roubo, ficando ambos à disposição da Justiça.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMPA