Prefeitura distribui fardamento para alunos do Município

Prefeita e Ketlen Foto Ronaldo Ferreira

Até o final deste mês, cerca de 70 mil blusas do fardamento escolar serão entregues pela secretaria municipal de Educação (SEMED) a alunos de escolas da rede pública municipal de ensino.

A distribuição dos uniformes 2011 iniciou hoje (23/08), pela escola municipal de ensino fundamental Ubaldo Correa, localizada na grande área do Santarenzinho.

Desde 2005, o Governo Cidade da Gente distribui esse item do uniforme escolar às proximidades dos desfiles da Semana da pátria. “É o nosso compromisso de governo que vem sendo mantido há sete anos. Representa uma política de geração de emprego e renda, pois a empresa responsável pela confecção do uniforme contrata costureiras da cidade e o dinheiro circula no próprio município; e também, é uma política de ajuda aos pais de nossos alunos, que têm a opção de economizar com a blusa escolar em pelo menos R$ 15,00 por cada filho matriculado em uma de nossas escolas”, explicou a prefeita Maria do Carmo.

Desde 2005, a prefeitura de Santarém já doou quase 400 mil uniformes. A exemplo de outros anos, será priorizada a distribuição para os alunos de escolas que participarão na Semana da Pátria na zona urbana da cidade. As demais instituições de ensino receberão as blusas do fardamento após a programação que culmina no dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil.

A secretária de Educação, Lucineide Pinheiro, acompanhou a prefeita Maria do Carmo na primeira entrega do uniforme 2011. “Percebemos que os alunos têm cuidado com as blusas, embora elas tenham sido entregues há um ano, a maioria delas ainda está em perfeito estado de conservação, e isso para nós é gratificante, pois percebemos que eles sabem dar valor ao que lhes é doado”, expressou a secretária.

Na escola Ubaldo Correa, durante a solenidade de distribuição das blusas, a aluna Greice Kelly, campeã do VII Festival de Música Arte na Escola da Gente, interpretou a música Fogo do Sairé, e outros estudantes recitaram poesia em agradecimento a ação do governo municipal.

PLANO BRASIL SEM MISÉRIA SERÁ IMPLANTADO EM SANTARÉM

O governo federal, através do ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a prefeitura de Santarém, via secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS), promoverão amanhã, 24 de agosto, uma reunião com o objetivo de apresentar e discutir estratégias para implementar em Santarém, o Plano Brasil Sem Miséria – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC

Lançado pela presidenta Dilma Rousseff, o – PRONATEC tem como objetivo elevar a renda e as condições do bem estar  da população em situação de pobreza extrema.

O evento ocorrerá no auditório do SENAC, situado a Av. Rui Barbosa, 1004 – Centro, em dois turnos, conforme programação abaixo:

– Manhã: Apresentação do Plano Brasil sem Miséria, no horário de 10h às 13h, para representantes de entidades previamente convidadas pela Coordenação do evento;

– Tarde: Reunião específica sobre “prova de conceito” – PRONATEC, no horário de 15h às 18h, para representantes do MEC, MTE, de secretarias municipais e do SENAC.

ASFALTO DE RUAS MOVIMENTADAS É RECUPERADO

A secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF) está com equipes que trabalham simultaneamente em duas vias de grande movimento de pedestres e veículos, recuperando erosões no asfalto. Uma delas atua na Travessa Professor Carvalho, entre as Avenidas Mendonça Furtado e Borges Leal, e outra continua na Avenida Dom Frederico Costa, em uma intensa ação de tapa-buracos.

Na Avenida Turiano Meira, a empresa Santarém Engenharia (SANENG) executa obras de recapeamento contratadas pela prefeitura. Nesta terça-feira (23/08), os serviços de lavagem e regularização de pista estão sendo concluídos no perímetro entre as ruas Brasília e Tocantins, e posteriormente, seguirão no sentido à Avenida Borges Leal.

Na Avenida Presidente Vargas, entre a Barão do Rio Branco e a Curuá-Una, uma equipe da SEMINF trabalha na limpeza do trecho que foi recentemente recapeado. Serviço similar está sendo feito na Avenida Mendonça Furtado, através da empresa Clean, que agora à tarde, também vai atuar na praça Barão de Santarém com ações de limpeza.

A SEMINF também disponibilizou uma roçadeira mecanizada ao bairro Área Verde para auxiliar na limpeza de diversas ruas. Os locais mais críticos serão apontados por líderes comunitários do bairro.

Equipes de terraplenagem da prefeitura seguem na cidade realizando manutenção do sistema viário. Uma das frentes de trabalho está concentrada na Rua Gonçalves Dias, no cruzamento com a Buriti, no bairro Uruará, que também está sendo atendido com serviços de recuperação na São Nicolau.

Para a alça viária do Viaduto que possibilita o acesso da Avenida Cuiabá para a Avenida João XXIII, a secretaria de Infraestrutura designou uma equipe de obras para fazer a recuperação do trecho. Já na Avenida Frei Vicente, outra equipe faz o reforço das canaletas, principalmente próximo ao cruzamento com a Avenida Quixadá. O serviço é necessário uma vez que a avenida é bastante afetada por águas servidas, que são águas despejadas na rua pelos moradores e que danificam bastante o asfalto. Na próxima semana, os trabalhos devem ser concluídos e posteriormente o local receberá recuperação asfáltica.

Asfaltamento – os trabalhos de asfaltamento na Rua Edivaldo Leite, no bairro Santo André, prosseguem. O serviço começou na semana passada e atualmente está na fase de preparação da base para o asfaltamento, ou seja, terraplenagem e colocação de aterro. A via será asfaltada entre a Sérgio Henn e a Turiano Meira, com investimentos de aproximadamente R$ 759 mil. Na Avenida Silvério Sirotheau, no bairro Liberdade, a obra de pavimentação entrou na fase de assentamento do meio fio.

Iluminação Pública – A equipe da Divisão de Iluminação Pública da SEMINF irá atuar hoje, a partir das 17h, em ruas dos bairros Aeroporto Velho e Jardim Santarém. A meta é recuperar quarenta pontos de iluminação danificados nos dois bairros, entre eles, na Avenida Anysio Chaves e nas ruas Sorriso de Maria, Violeta, Papoula e Bugaville.

Ramal de Santa Luzia – A equipe de terraplenagem da SEMINF que está atuando na região do Eixo-Forte começou hoje (23), a recuperação do ramal que dá acesso à comunidade de Santa Luzia.

Por: Nelma Bentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *