Governador afasta presidente da Santa Casa

Maria do Carmo Mendes Lobato

O governador Simão Jatene decidiu, no final da tarde desta terça-feira (23), afastar a presidente do Hospital Santa Casa de Misericórdia, Maria do Carmo Mendes Lobato, e a gerente de Tocoginecologia, Florentina Balby, até a total apuração das circunstâncias que envolveram a morte das crianças, na madrugada de hoje.

Logo após saber do ocorrido, ainda em Brasília (DF), onde cumpria agenda de trabalho, o governador determinou a apuração rigorosa dos fatos. A mãe das crianças, portadora de uma doença crônica, chegou à Santa Casa em uma ambulância do Corpo de Bombeiros, com 30 semanas de uma gravidez de alto risco.

O secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, afirmou que a superlotação na UTI Neonatal não poderia ser motivo para que a paciente deixasse de ser atendida. “Ela deveria, pelo menos, ter sido encaminhada para um leito, até que se procedesse a transferência para um hospital regulado pelo SUS, principalmente levando-se em consideração o fato de ser uma gravidez de risco”, reiterou.

Entenda o caso

Uma mulher grávida de gêmeos perdeu os filhos após sua entrada na Santa Casa ter sido recusada por falta de leito. Ela ainda tentou atendimento no Hospital de Clínicas Gaspar Viana e também teve que ir embora, pois o hospital estava lotado.

A mulher, que mora em Outeiro, chegou a ligar para o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que prestou o atendimento, mas perdeu os filhos quando ainda estava dentro da ambulância.

Somente após o ocorrido, ela conseguiu entrada na Santa Casa, onde permanece internada.

Fonte: DOL

Um comentário em “Governador afasta presidente da Santa Casa

  • 24 de agosto de 2011 em 14:31
    Permalink

    Quem com o ferro fere,com o ferro será ferido,Governador Simão Jatene, uma de suas bandeiras para chegar ao Governo do Estado, foi justamente acabar os desmandos, a falta de respeito para com o cidadão que paga cada vez imposto e na hora que precisa as porta se fecham, apure com rigor esta irresponsábilidade
    doa a quem doer.Pensei que nunca pricipalmente no seu mandato isso não fosse mais acontecer na Santa Casa de Misericórdia do Pará.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *