ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA

A Fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e/ou sistemas. Seu objetivo é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistema ou função. Como processo terapêutico utiliza conhecimentos e recursos próprios, utilizando-os com base nas condições psico-físico-social, tendo por objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo a melhoria de qualidade de vida. Para tanto se utiliza da ação isolada ou conjugada de fontes geradoras termoterápicas, crioterápicas, fototerápicas, eletroterópicas, além de agentes cinésio-mecanoterápicos e outros mais advindos da evolução dos estudos e da produção científica da área.

É uma atividade regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO-Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94 e Portarias do Ministério da Saúde. Pode ser administrados em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, clubes, residências, hospitais, empresas, pesquisas, entre outros.

São áreas de atuação do fisioterapeuta: Fisioterapia pediátrica, Fisioterapia geriátrica e gerontológica, Fisioterapia do trabalho, Fisioterapia uroginecofuncional e Obstétrica, Fisioterapia neurofuncional, Fisioterapia traumato-ortopédico-funcional, Fisioterapia respiratória, Fisioterapia orofacial, Fisioterapia esportiva, Fisioterapia manipulativa, Acupuntura e fisioterapia, Fisioterapia oncofuncional, Fisioterapia clínica,Fisioterapia hematológica, Fisioterapia mastológica,Fisioterapia angiológica,Fisioterapia cardiofuncional (ou cardiológica),Fisioterapia intensiva, Fisioterapia preventiva,Fisioterapia hospitalar, Fisioterapia domiciliar, Fisioterapia pericial, Fisioterapia legal, Fisioterapia do sono, Fisioterapia da família e da comunidade, Fisioterapia psicossocial.

Como se pode perceber, é muita extensa a área de atuação do fisioterapeuta, que visa atender a população de maneira integral. Em Santarém, a Universidade do Estado do Pará – UEPA oferece, desde 2003, 30 vagas anualmente para o curso de Fisioterapia. Desta forma, faz-se necessário o esclarecimento para a população sobre esta recente profissão no Brasil, e assim, em parceria com o Jornal “O impacto”, estará sendo redigida esta coluna sobre a importância do Fisioterapeuta nas diversas áreas. Na próxima edição: “Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia”.

Por: DR. JOHN HENRY DE OLIVEIRA VALE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *