Partidos se unem por uma nova fase política em Itaituba

Cezar Aguiar, Silvio Macêdo, deputado Hilton Aguiar e vereador Cebola

Pela primeira vez em mais de um século, os partidos políticos em Itaituba resolveram fazer uma composição de consenso para uma disputa eleitoral. Com a eleição do próximo ano, os partidos já estão se articulando e nesse sentido os presidentes do PSB, PR, PSC, PP e outros, fecharam um acordo de apoio a uma chapa única, cuja cabeça poderá sair de qualquer um dos partidos reunidos nesse pacto denominado “Novo projeto Político para Itaituba”.

Só não participaram o PMN, PSDB e PMDB, que terão candidaturas próprias. No PMDB, o candidato natural à reeleição é o atual prefeito Valmir Clímaco; no PSDB, o deputado federal Dudimar Paxiuba já garantiu que a vaga é sua e sairá candidato. Como a professora Eliene Nunes tinha pretensão e ficou sem espaço no PSDB, deverá sair e aderir a uma outra sigla, que poderá ser o PSB.

O deputado estadual e presidente do PSC local, Hilton Aguiar, que esteve presente na reunião de consenso, considera interessante e apóia esse projeto político. Para Cezar Aguiar, a única forma de algum outro partido ganhar do PMDB é a união, o fortalecimento, haja vista que considera que o poder econômico ainda é uma barreira a ser superada numa disputa eleitoral e atualmente o único que tem esse perfil é o atual prefeito, empresário Valmir Clímaco.

Os dirigentes fizeram uma avaliação e consideraram as perdas em função do predomínio do ego pessoal, de alguns políticos, que se lançam candidatos e na divisão acabam comprometendo um projeto político de futuro, o que agora não mais deverá acontecer, já que a palavra de ordem é união em prol de Itaituba e não de ambições pessoais.

O acordo político que foi feito na reunião define que será realizada uma pesquisa eleitoral por uma empresa no ramo de Marketing e o nome que estiver em evidência, com melhor conceito popular, será indicado e apoiado pelos demais partidos do G-8. Caso isso se concretize na prática, Itaituba também quebrará um novo tabu de promover uma disputa eleitoral com no máximo três candidaturas, já que as anteriores foram em média de 7.

PP SE FORTALECE – Na noite de terça-feira (23) o Partido Popular (PP) promoveu reunião de relançamento do partido com a presença de filiados e simpatizantes. O atual presidente do PP, Sílvio de Paiva Macedo, por motivo de força maior já que precisará dar uma atenção maior para seus empreendimentos financeiros no setor da mineração, repassou a direção do partido ao atual presidente da Câmara, vereador João Bastos Rodrigues ”Cebola”.

Na oportunidade, estiveram presentes o vereador Cezar Aguiar e lideranças de outros partidos que podem aderir ao PP. O vereador Cebola abonou a filiação do Reginaldo Cardoso, Chico do Leite (militante histórico do PMDB), presidente do Bairro do Km 5, Milagres entre outras importantes adesões.

No seu discurso, o vereador Cebola disse que o PP também aderiu ao grupo do consenso quando dos 10 nomes que pretendem se lançar a sucessão de Valmir Clímaco, irá apoiar o que for escolhido pelo Grupão, numa ação denominada como novo modelo político para Itaituba.

Por: Nazareno Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *