239 mil estudantes farão as provas do Enem no Pará

Marilúcia Barros

Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem os números referentes aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, que será aplicado nos dias 22 e 23 de outubro. Esta edição da prova vai ser realizada por 239 mil estudantes só no Pará.

Ao todo, no Brasil, serão 5.366.780 pessoas participando. A maioria dos candidatos já concluiu o ensino médio em anos anteriores. Entre os inscritos que estão terminando a etapa neste ano, 1,2 milhão de alunos são de escolas públicas e 276 mil, da rede particular. A faixa etária dos candidatos é diversificada: 868 mil têm 17 anos, 1,7 milhão tem entre 21 e 30 anos e 771 mil têm mais de 30 anos.

As provas que serão aplicadas em 22 de outubro serão de ciências da natureza e humanas. No dia 23, os candidatos serão avaliados em linguagens e matemática, além da redação. A participação no Enem é pré-requisito para os estudantes interessados em bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Quem faz a prova também pode disputar vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país ao se inscrever no Sistema de Seleção Unificada.

O jovem Rafael Romano, 18 anos, está entre aqueles que já concluíram o ensino médio e tentam mais uma vez o vestibular. “O exame é a porta de entrada para as universidades, tanto para pública como para particulares, no caso do ProUni”, destacou o rapaz, que vai pleitear também uma vaga no ProUni. “Espero ter a chance de conseguir uma vaga na UFPA, para a qual o Enem funciona como primeira fase da seleção. Mas ainda assim vou tentar vaga no ProUni”.

Rafael prestará vestibular para fisioterapia na UFPA e Uepa, e medicina veterinária na Ufra. “Tenho estudado bastante. Estou confiante no Enem, sei que será um desafio, mas pretendo vencê-lo. Estou em Belém desde o início do ano estudando, longe da família, que é de Marabá, não quero decepcioná-los”.

Fonte: DOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *