Plenária da UES: Estado do Tapajós em debate

Ocorrerá no dia 10 de setembro de 2011 (sábado) a Plenária Municipal da UES (União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém) que decidirá a posição da entidade sobre a criação do estado do Tapajós. O evento terá início às 14 horas e será realizado no Auditório da Casa de Cultura de Santarém.

O objetivo da Plenária é debater os fatores sociais, políticos, econômicos e culturais que estão envolvidos na proposta de redivisão territorial do estado do Pará, que será apreciada em plebiscito pelo povo paraense no dia 11 de dezembro deste ano.

Para tanto, o evento iniciará com a mesa redonda Estado do Tapajós em debate, que terá como debatedores o professor Manuel Dutra (doutor em comunicação social, UFPA), Aluízio Leal (doutor em economia) e Padre Edilberto Sena, ativista social e ambientalista, diretor da Rádio Rural de Santarém.

Após a mesa redonda, os estudantes presentes na Plenária terão oportunidade de debater entre si sobre a criação dos novos estados, sendo que, ao final, será realizada votação que decidirá qual o posicionamento que a UES adotará acerca do tema. Terão direito a voto todos os estudantes matriculados em instituições de ensino superior de Santarém no 2º semestre de 2011. As inscrições (gratuitas) já estão sendo feitas na sede da entidade.

A realização da Plenária Municipal da UES reforça a tradição democrática da entidade, cujas principais deliberações são tomadas diretamente pela base estudantil, formada por mais de dez mil universitários. Ademais, o evento é um chamado aos estudantes de Santarém para que sejam parte ativa das discussões sobre a redivisão territorial do Pará, tema que estará no centro da pauta política do estado durante todo o segundo semestre de 2011.

Confira no ‘Mais Informações’ o Edital de Convocação da Plenária Municipal da UES, que contém as regras básicas do evento.

———————————————————————————————————-

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 01/2011

A diretoria da União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém – Gestão Tecendo o amanhã – convoca todos os estudantes universitários do município de Santarém para uma PLENÁRIA MUNICIPAL DA UES, cujo tema será a redivisão territorial do estado do Pará, observado o que se segue:

1) A Plenária Municipal da UES ocorrerá no dia 10 de setembro de 2011, a partir das 14 horas, no Auditório da Casa de Cultura de Santarém, e terá como objetivo promover o debate sobre a proposta de criação dos estados do Tapajós e Carajás, bem como definir um posicionamento da entidade sobre o tema em questão;

2) A Plenária será dividia em duas partes: I) Mesa de debate sobre a redivisão territorial do Pará – com a participação de especialistas, pesquisadores e entidades interessadas no tema; II) Discussão e deliberação da posição da UES sobre a criação dos novos estados;

3) A programação será aberta ao público em geral, porém, na parte II, em que se decidirá a posição da entidade, poderão votar apenas os estudantes regularmente matriculados em instituição de ensino superior no segundo semestre de 2011;

4) A inscrição dos estudantes universitários é gratuita e acontecerá no período de 30/08/2011 a 09/09/2011, na sede da UES* ou a qualquer integrante da diretoria da entidade, e no dia da Plenária (10/09), das 13h às 14:30h, na Casa de Cultura de Santarém;

5) Os estudantes universitários inscritos para a Plenária deverão efetuar o seu credenciamento no dia 10/09, no local da Plenária, das 13h às 15h, momento no qual cada estudante receberá seu crachá de delegado, que lhe dará possibilidade de votar;

6) Para efeitos de comprovação da situação de estudante universitário, será exigida no ato do credenciamento, a apresentação da Carteira estudantil da UES ou de comprovante de matrícula emitido pela respectiva instituição de ensino superior;

7) O crachá é documento individual e intransferível e deverá ser utilizado exclusivamente pelo estudante universitário que o recebeu da mesa de credenciamento da Plenária. A utilização indevida do crachá sujeitará os infratores a sanções de ordem penal e civil correspondentes;

8) Para mais informações, entrar em contato com a diretoria da UES, através do número (093)3063-4183, ou no endereço Trav. Turiano Meira, 187, altos, Centro, Santarém/PA.

Santarém/PA, 29 de agosto de 2011.

Ib Sales Tapajós

Coordenador geral da UES

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Plenária da UES: Estado do Tapajós em debate

  • 1 de setembro de 2011 em 14:57
    Permalink

    NOSSA LUTA PELA EMANCIPAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS
    Von registra Frente Pro-Estado do Tapajós junto ao TRE

    O deputado estadual Alexandre Von registra no Tribunal Regional Eleitoral o pedido de registro prévio da Frente do Estado Tapajós. Amanhã é o último prazo para que os parlamentares interessados em participar de frentes pro ou contra a criação de novos estados a partir da redivisão do Pará se habilitem junto ao TRE.

    A Frente Pro-Tapajós é composta de 3 deputados federais ( Lira Maia(DEM), Zé Geraldo(PT) e Dudimar Paxiuba(suplente do PSDB).

    Doze deputados estaduais também compõem a frente: Alexandre Von e José Megale(PSDB), Antonio, Rocha, Josefina Carmo e Ozório Juvenil(PMDB), Airton Faleiro e Zé Maria(PT), Gabriel Guereiro(PV), Junior Ferrari(PTB), Hilton Aguiar(PSC), Junior Hage(deputado licenciado) e Raimundo Santos(PR).

    Resposta
  • 1 de setembro de 2011 em 10:46
    Permalink

    Irmãos Santarenos.
    Seria muito interessante, se nesta plenária fosse aprovada outra reunião igual na cidade de Óbidos.
    Depois, a partir de Óbidos prosseguir esse trabalho em outras cidades e vilas do nosso futuro novo Estado.
    Obrigado.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *